O governo brasileiro avalia a compra de um novo avião presidencial para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A aquisição é estimada em US$ 250 milhões, cerca de R$ 1,4 bilhão. Duas opções da Airbus estão sob consideração: uma aeronave usada de 2016 e outra nova, sob encomenda.
Lula pediu urgência na aquisição depois de o avião atual apresentar problemas técnicos durante uma viagem ao México, no início de outubro.
Na ocasião, a aeronave precisou retornar à Cidade do México logo depois da decolagem, mas a Força Aérea Brasileira informou que o problema foi resolvido “com sucesso”.
Apesar da urgência, a decisão enfrenta discussões sobre cortes de gastos, o que pode adiar a compra. Inicialmente, a entrega de um novo avião levaria cerca de dois anos, mas as propostas atuais podem acelerar o processo para até um ano e meio.
Lula deseja uma aeronave com maior autonomia para evitar escalas técnicas em viagens à Europa e aos Estados Unidos.
Desde o início do terceiro mandato, ele expressou a vontade de trocar de avião, alegando desconforto em voos internacionais longos com paradas para reabastecimento.
Airbus adquirido no governo Bolsonaro foi desprezado
Inicialmente, considerou-se adaptar um Airbus A330-200 comprado em 2022 pela gestão anterior, mas o suposto custo elevado do sistema de internet teria inviabilizado a proposta.
Em uma reunião, realizada em 29 de outubro, o Ministério da Defesa discutiu opções com a Airbus em Brasília.
Na época, a primeira-dama, Janja Lula da Silva, afirmou que é “uma irresponsabilidade colocar o presidente da República em um avião com ‘tantos problemas'”.
Governo quer que novo avião de Lula tenha capacidade para acomodar membros do Congresso
Além de segurança e autonomia, o governo considera um avião que acomode mais passageiros, como deputados e senadores, para estreitar laços com o Congresso.
Atualmente, o avião presidencial possui cabine com cama e banheiro privativo, além de área de reuniões, mas há planos para expandir essas capacidades.
Lula já realizou 23 viagens internacionais no atual mandato. Membros do governo argumentam que um avião maior “facilitaria o diálogo político e economizaria tempo, reduzindo escalas”.
O incidente no México envolveu a comunicação de um problema usando o código “pan-pan”, que requer ajuda em solo, mas sem risco iminente.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
E aí ele também vai levar o avião, lá para sítio de Atibaia …..depois não sabe de nada kkk
Pq não compra um Zeppelin movido a hidrogênio? Para essa aquisição eu até pagaria até um imposto especial.
Quando Bolsonaro mandou desligar aquecimento da piscina do alvorada, e de hospedava em quartéis ou embaixadas a imprensa criticava por ser atitude de estadista presidente, imagino que agora todos devem estar orgulhoso do carniça com tanta gastança.
CHUPA MANÉS ….. Lula enfie bilhões de deficit no rabo destes idiotas … sugiro comprar um Antonov maior avião do mundo e mandar colocar nele uma piscina olímpica procê tomar banho c’a dona Esbanja
Cadê a Oposição? Vai continuar surfando na onda de meia dúzia de parlamentares honestos? Bodejando na frente das câmeras da mídia corrompida?
Diz-se que quem nunca comeu chocolate se lambuza. No caso, lambuza a tão decantada democracia popular instalada como na era Luiz XIV e que custou-lhe o seu e da Maria pescoços. Tal a Corte XIV parisiense, o povo foi beneficiado com menos um dia de trabalho e mais fome e miséria. A dupla Luiz-Janja perdeu a compostura querendo assumi-la. Só menos uma causa é facilmente encontrada, que até queda produziu ou “pour cause”. L’Etat c’êst moi”.
É tudo uma gigantesca e cara brincadeira. A janja “acha”, a janja quer, a janja manda. Não há o mínimo de seriedade neste país que hoje comemora a origem de sua derrocada monumental que nunca termina. É a proclamação da traição a D. Pedro II. Pode-se considerá-lo o primeiro brasileiro a ser “cancelado” por ser honesto, dedicado e patriota. Que Deus o tenha junto a si, e que o Deodoro esteja no extremo oposto.
Tu queres dizer que o Lula é barriga branca? Kkkkkkk aiiiiii deeeentu …
TCU e congresso precisam fazer algo com urgência!!
Um pé rapado que só conhecia jumento agora botando banca para compra de avião. Pior só os baba ovos que lhes dão ouvidos, ou os que, imbecilissimamente, fizeram “uL”.. Vão trabalhar, vagabundos!
Um absurdo este governo. Aliás é um desgoverno.
Um absurdo este governo. Aliás é um desgoverno.