A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado aprovou, nesta quinta-feira, 4, o nome de Luiz Fernando Corrêa para o cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Corrêa foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O novo diretor-geral da Abin foi secretário-executivo da Secretaria da Segurança Pública do Distrito Federal entre 2019 e 2021, além de secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.
O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), foi escolhido pelo presidente da CRE, Renan Calheiros (MDB-AL), para relatar a indicação de Corrêa.
No parecer produzido por Randolfe, o parlamentar escreveu que o indicado tem experiência profissional, formação técnica adequada, afinidade intelectual e atributos morais para o exercício do cargo.
Foram 16 votos a favor da indicação de Corrêa à Abin e nenhum contrário
A carreira do novo diretor-geral da Abin
Correia é formado em Direito. Atuou como agente e hoje é delegado aposentado da Polícia Federal (PF), chegando a ocupar o cargo de diretor-geral em 2007, em que permaneceu até 2011. Ele trabalhou como secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e como diretor de Segurança nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.