Novos diálogos revelados neste domingo, 18, pelo jornal Folha de S.Paulo mostram a insatisfação de membros do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com o governo norte-americano e a Interpol.
O centro dos comentários feitos em novembro de 2022, entre os juízes auxiliares Airton Vieira, do STF, e Marco Antônio Vargas, do Tribunal Superior Eleitoral, era o jornalista Allan dos Santos, que precisou se mudar para os Estados Unidos (EUA) depois de ser incluído no inquérito que apura supostas fake news.
Desde o momento em que partiu para o exílio, Santos têm sido alvo de pedidos de extradição, até o momento negados pelos EUA.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Discussões de membros do gabinete de Alexandre de Moraes
As mensagens entre Vargas e Vieira, sobre Santos, tratam da falta de resposta da Interpol e da Casa Branca.
A insatisfação aumentou após o jornalista aparecer em vídeos durante uma manifestação contra ministros do STF, em Nova York.
“Peça para o Airton falar com a Polícia Federal, a respeito do alerta vermelho”, escreveu Vargas. Vieira respondeu que já havia acionado a Interpol no Brasil, Washington e o adido brasileiro.
Interpol não inclui Allan dos Santos no alerta vermelho
A Interpol em Lyon, França, não incluiu Allan dos Santos no alerta vermelho, o que, segundo Airton, pode ter motivação política. “Isso fez com que Allan dos Santos não fosse preso até agora”, afirmou Airton Vieira.
“Tudo o que podíamos fazer foi feito, seguimos todo o trâmite”, disse. “Mas a Interpol em Lyon engavetou o pedido de alerta vermelho e os EUA não resolvem a questão da extradição.”
O juiz Airton Vieira criticou a postura da Interpol e dos EUA, afirmando que a troca de governo no Brasil poderia mudar a situação.
“Porque, se pra nós o Allan dos Santos tem alguma importância, pra eles a importância é zero”, afirmou. “Então eles não vão comprar uma dor de cabeça com o governo do Brasil, em que pese o governo do Brasil ser de outra orientação. Talvez a partir de 1 de janeiro a coisa mude, não sei.”
Críticas à postura da Interpol e dos EUA
Em outra mensagem, Vargas classificou a postura da Interpol e dos EUA como “sacanagem”. Vieira concordou, dizendo que Allan dos Santos se sente livre para continuar suas ações. “Dá vontade de mandar uns jagunços pegar esse cara na marra e colocar num avião brasileiro”, comentou Vargas.
Vieira continuou criticando o governo dos EUA, dizendo que eles fazem o que bem entenderem com quem quiserem. “Eles têm o tempo e os interesses deles, esse é o problema todo, essa é a questão”, afirmou.
Posição dos EUA sobre a extradição
O governo dos EUA comunicou ao Brasil que não extraditaria Allan dos Santos por delitos considerados pelos norte-americanos como crimes de opinião, protegidos pela liberdade de expressão. No entanto, os americanos estão dispostos a processá-lo por outros crimes, como lavagem de dinheiro.
Salomão faz parte da turma.
Se fossemos um país sério os envolvidos nesse escândalo vergonhoso já estariam fora dos cargos e provavelmente na cadeia.
E esses “juizes” ainda estão trabalhando e recebendo altos salários pagos por nós, como se nada tivesse acontecido e acontecendo… Se fossemos um país sério, no mínimo já estariam afastados de seus cargos e logo impeachmados… Mas Bananolândia Brasil aceita tudo…
tem sido, Oeste, não têm sido. Seu nome está no plural mas é um só jornalista.
Juízes “irritados” e xingando o réu que eles desejam ardentemente “julgar”. Como se não fosse óbvio que um tal julgamento, se houver, não passará de um simulacro. Ou seja, apenas um teatro de julgamento para uma condenação preexistente, num processo em que a suposta vítima é o acusador, o investigador, o perito e o julgador.
Já dá para fazer uma “timeline” da #VazaToga !
Se não fôssemos uma Republiqueta, esses canalhas, saiam dos seus pomposos cargos, para a cadeia.
Cambada….
E essa certeza na vitória do ladrão?… Vamos ver o que mais tem aí.
O maior jagunço é Cabeça de Ovo. Todo jagunço um dia começa a incomodar seus patrões e então é eliminado – é isso que vai acontecer ou está acontecendo.
Vergonhoso
A Interpol já está achando o Cabeça de Ovo e sesus companheiros uma PIADA.
Os jagunços já estão ocupando o Stf ,congresso ,oab ,Pgr e e a parte covarde e comprada das FFAA e Globo. Só com voto impresso e auditável e uma reforma eleitoral será possível a curto prazo prazo desmanchar está gangue que domina o país .
Como já dito reiteradamente, inclusive por mim, desde o impedimento da nomeação de Ramagem ainda no Governo Bolsonaro, o Brasil foi sendo tomado por criminosos, medíocres e estrangeiros poderosos de olhos gordos em nossas riquezas.
As fraudes eleitorais aumentaram e garantiram a continuidade do crime organizado e da manutenção da mediocridade, enquanto que, a traição de alguns das FA, lhes outorgaram a definitiva tomada do poder.
E os idiotas-úteis?
Esses vão lépidos, soltos e fagueiros, se divertindo e batendo palmas enquanto a água vai esquentando nas respectivas caldeiras que se encontram assentes.
Loucura!
Os jagunços no caso são eles próprios, que estão a serviço de um celerado. Vide o julgamento de Nuremberg.
Duvido que Moraes escreveu um livro.
Fico imaginando o resto, principalmente durante as eleições. Como podemos dar credibilidade a una corja como essa?
Essa quadrilha tem que ser expurgado junto com o ministro. Que vergonha para o país, gente autoritária atuando fora da lei.
A farinha do mesmo saco caiu ao chão e se esparramou, a ditadura da toga escorregou na sua própria casca de banana, o lixo foi aberto , agora sabemos tudo que se passa em uma perseguição inquisitorial, agora os porões da ditadura , como a esquerda sempre disse , são outros!
Esses são os jagunços da justiça, será que membros da própria família desses se calam diante dessas atrocidades?
Estes diálogos devem ser divulgados junto ao Congresso e governo dos EUA .
A Lei sempre violando a Lei …ainda chamam isso de democracia ….só aqui mesmo nessa republiqueta piquiniquim
Se isso é o que de sabe, imagina o resto?