(Por J.R. Guzzo, publicado no jornal O Estado de S. Paulo em 12 de março de 2023)
Criou-se no Brasil de hoje algo que nunca existiu antes na história deste país, desde 1.500, e que talvez não tenha existido em país nenhum do mundo: o governo que não acaba. Já tivemos todo o tipo de governo por aqui, inclusive alguns que não foram ruins. Mas não havia acontecido, até hoje, o fenômeno do governo que não acaba nunca. É o caso de Jair Bolsonaro. Daqui a pouco vai fazer três meses que o homem saiu da Presidência e foi morar nos Estados Unidos. Não manda em absolutamente mais nada. Boa parte do que fez em seu governo está sendo demolido. Diante da monumental artilharia de acusações destinada a impedir que ele se candidate algum dia à uma nova eleição, seu futuro político parece variar entre o nulo e o não-existente. Só lhe parece sobrar, agora, uma missa de réquiem – mas na prática não está sendo assim. Ao contrário: parece que Bolsonaro continua despachando todos os dias do Palácio do Planalto. Fala-se mais dele do que de qualquer outra coisa.
O assunto, agora, é uma prodigiosa história sobre um estojo de joias que ele deveria ter recebido do governo da Arábia Saudita, não recebeu porque a coisa ficou presa na Alfândega, mas teve a intenção de receber, conforme se acusa – o que, segundo os peritos que a mídia ouviu a respeito do caso, deixa aberta uma avenida nova em folha para acusações criminais contra o ex-presidente. Para um homem já acusado pelos inimigos de genocídio, rachadinha, prevaricação, ligação com milícias, rolos não concluídos na compra de vacinas, tentativa de dar um golpe de Estado nas desordens do dia 8 de janeiro em Brasília, e sabe lá Deus o que mais, parece não haver necessidade nenhuma de mais pancada – se Lula, e o PT e a esquerda conseguissem mesmo o que estão querendo, isso tudo seria suficiente para deixar Bolsonaro na cadeia pelos próximos 1.500 anos. O motivo por que ele permanece no coração da vida política e do noticiário é outro. A intenção, aí, é esconder as bananas de dinamite que o governo Lula, com as decisões que vem tomando desde a posse, armou para explodir em cima da população. Estão semeando vento como nenhum governo semeou antes neste país; se continuarem assim, vão colher uma tempestade perfeita.
É infantil achar que Bolsonaro vai resolver esse problema, e os demais problemas de Lula, aparecendo todo dia no Jornal Nacional. Quando o cidadão encher o tanque do carro, daqui a X tempo, e ver o preço que pagou, não vai se lembrar de joias, e nem achar que está diante de uma “suspensão da desoneração” dos combustíveis – vai culpar o governo, direto, pela conta que recebeu. Não adiantará nada, aí, querer que prendam o morto.
O Desgoverno que não começa! Apenas rouba e taxa.
Lula fez tudo ao contrário que falou na campanha,aumentou o preço de tudo,cortou as coisas boas que o outro governo fez.Quero ver quando o povo, povão mesmo, tiver que encher o tanque de gasolina pra trabalhar longe,falo dos caras que tem trampo pesado e tem q ter carro pra levar em enxada,pá,colher de pedreiro,metro,escada.Ai a cobra vai fumar!
Lula tá pensando que o povo engole as m… que ele tá fazendo.Governar que é bom até agora nada!
.
É isto que acontece quando um governo não tem um plano confiável de administração de uma nação. Resta a ele ficar falando, criticando, procurando cabelo em ovo no governo anterior para fazer aquela famosa cortina de fumaça que tenta esconder o cinismo, incompetência, desmando, abusos de autoridades, prevaricações e outros bichos mais do atual governo. É o pai da mentira e seus asseclas desgovernando o país, levando-o cada dia para o buraco financeiro.
A limitação de caracteres parece-me necessidade óbvia.
Imagine-se um “comentarista” inserindo sua opinião “resumida” em OITOCENTOS E QUARENTA E NOVE PÁGINAS, por exemplo…
Outro dia um jornal me solicitou que escrevesse um artigo sobre o atual governo brasileiro, disseram para manter curto, escrever no máximo 400 palavras.
Eu respondi que escreveria um artigo, mas não seria necessário 400 palavras, eu poderia fazê-lo em 4 palavras.
“Espero que ele fracasse”.
Para que o Brasil possa sobreviver e ter um futuro, o presidiário e ladrão das eleições, tem que fracassar em sua tentativa de transformar nosso pais em uma pocilga comunista.
Por isso digo a todos, nunca colabore com seu antagonista, ele esta cercado de incapazes e criou um governo gigantesco, um enorme cabide de empregos para os parasitas, o qual requer uma crescente confiscação dos frutos do nosso trabalho. Logo o regime que nada produz, mas somente confisca e redistribui, sofrerá um colápso sobre seu próprio peso.
O que não dá para entender (ou dá, pois não somos idiotas) é que a mesma imprensa que diariamente sabotava o Governo anterior com inúmeros ataques (inclusive a honra do Presidente e sua família, vide chamarem sua filha de puta) e enaltecia a figura do bandido como se o mesmo fosse um exemplo de retidão, agora a torto e a direito reclama das ações dos atuais mandatários desta pocilga que o virou o Brasil.
Das duas uma, ou era tudo jogo para que o “xuxu” passe a governar, ou são imbecis mesmo.
Em breve o bozo fará plantão direto da Papuda.
Faz o L!
Junto com a sua mamãe, né mama rola?
O DEZgoverno que há mais de 10 anos governa este País acha que governar é simplesmente preencher cargos com companheiros.
Esse DESGOVERNO LULA encontrou um país tão bem organizado que eles não conseguem governar. Eles são tão incompetentes q eles não conseguem fazer nada. A incompetência deles é tamanha q eles tem q ficar juntamente com a globolixo criando cortinas de fumaça porque não têm o q noticiarem sobre este desgoverno. É como um cidadão q andou a vida toda a pé, comprou um carro automático e não sabe usar, e fica arrumando defeitos para justificar sua incompetência em dirigi-lo. Não há uma pessoa se quer com mínimo de capacidade profissional neste desgoverno,em nenhuma área.
Vamos esperar, mais alguns meses vira atona todas atitude deste governo que a populaçao nao admite, pois no governo passado tinha tido um ganho. Ai vira greve, passeatas sera o caos
VERDADE GUZZO, MAS COMO VOCE MESMO DISSE, A MIDIA ESQUERDALHA QUE TAMBEM SE BENEFICIA DA CORRUPCAO DESTES TIPOS DE GOVERNOS, SABEM COMO O AR QUE RESPIRAMOS, QUE ESTE GOVERNO VAI DAR ERRADO NO FUTURO E NAO PODEM DAR CHANCE DE PERDEREM TAMBEM ESTA BOQUINHA CRITICANDO UM EX- GOVERNO SERIO.
O fracasso da esquerda , é culpa do Bolsonaro , por isso que não deixam ele em paz.
Prezado Marcelo, me permita um aparte.
Sua ideia parece ir no sentido da censura, de não admitir a expressão de quem possa se expressar de maneira diferente da que acreditas ser a possível/ideal.
Já vejo diferente, vejo que se assumirmos o fake estaremos dando azo à Torquemadas daqui, se impedirmos o anonimato, reduziremos as manifestações, se o texto é maior do que o do colunista e/ou cópia, não é por desrespeito, é porque é assim que o leitor entende melhor se expressar, ou porque que tenha, até mesmo, mais coisas a comentar.
A liberdade de expressão deve ser, de fato, livre, e a leitura tal qual como um Livre Mercado, também, lê quem quer. Quem não quer, siga em frente!
Um desgoverno sem projeto algum em dois meses já conseguiu bater três tristes recordes .. DESMATAMENTO .. DESEMPREGO … INFLAÇÃO mas em compensação o ignaro canelau tá dando entrada nos hospitais do SUS empanzinados de tanto comer picanha com cerveja da boa … ah e o pior ainda está por vir.
O problema é justamente a força que a mediocridade conseguiu agora ao se aliar definitivamente ao crime organizado internacional (nacional e estrangeiro).
Sabem que por lógica (bom senso), jamais poderiam estar nessa condição, sendo que Bolsonaro seria o cara escolhido para tanto pelo povo brasileiro consciente e de bem.
Daí porque a necessidade da criação de crimes por ações de Bolsonaro, i9nvertendo os valores morais e legais, com a finalidade da continuidade de alimentar de mentiras os ignorantes, idiotas-úteis e alienados; parcela significativa do povo que lhes dá um pouco de suporte e apoio.
Assisto e vejo um museu cheio de novidades, excelente artigo e comentários, porém nada de novo sobre o céu do Brasil. Nunca um governo foi tão previsível. Quem viver verás.
Bravo Sr. Guzzo…! Bolsonaro ainda governa e o Molusco só desgoverna.
É uma questão de tempo.
Parabéns ao Guzzo pelo brilhante editorial, muito pertinente com a realidade do Brasil hoje.
Lamentável eh ver que tudo de bom que foi feito no governo Bolsonaro, está sendo destruído por essa corja de incompetentes corruptos liderada pelo molusco rapina !!
Até quando vamos suportar tanto desmando e falta de vergonha na cara desses canalhas ??
Sempre uma delícia ler seus textos Sr. Guzzo.
Desculpe, mas o STF tem o cetro do poder. Depois de fazer propaganda gratuita para o Lula numa descarada campanha que privilegiou um ladrão, tudo pode acontecer. Veja o caso da Covaxin que não foi comprada, embora o Randolfe fosse o garoto propaganda da mesma e nenhuma dose foi comprada. O caso do Ortega que o STF proibiu do Bolsonaro vincular o Lula a temende ditadura nicaraguense. Enquanto isto o novo governo que é um somatório de comunismo, nazismo e fascismo consegue até mesmo o apoio de padres que são perseguidos por ele e por seus amigos…
Guzzo é objetivo e tem espaço pra falar e não ser preso.Sinto tristeza pelos presos politicos que correm o risco de não serem libertados esperando uma CPMI.Pessoalmnte acuada porque até o momento fazemos críticas, até quando? Temo!!!!
Grande Guzzo! Mais vale um Bolsonaro na mente do que dois moluscos na mídia vendida.
Se a eleição foi fraudada o BOLSONARO não se elegeria nunca.
Guzzo sempre brilhante. A velha midia e o PT querem a qq custo tirar o foco do desgoverno do Luladrão. Um desastre.
Boa, Mara. A velha mídia e simpatizantes querem colocar o Minto acima do Mito. Tarefa inglória.
São Bolsonaro
Até o Vaticano e seu papa comunista foram desnudados.
Faltam 18 meses para as próximas eleições. Ou se oficializa o regime comunista goela abaixo e uma GLO nacional prá ver o pau quebrar, ou o congresso define logo se a vontade das urnas continuará prevalecendo!
Guzzo sempre atento e preciso. A rede glóbulo, atual voz do Brasil, “adora” o Bolsonaro. A imprensa venal e conivente só faz bater e martelar o ex-presidente para esconder o ridículo do atual (des) governo. Realmente tentam tapar o sol com a peneira Acham que podem enganar o povo o tempo todo. Ledo engano!
Guzzo é preciso em poucas linhas . Será quem escreve comentário quase um projeto de tese acadêmica pensa ser lido,?.Bolsonaro tentou fazer o melhor e fez.A situação de aparelhar o Governo com militares certamente não foi estratégico. O mais trágico foi não avisar aos patriotas que corriam risco em permanecer nas ruas.Nao há no horizonte uma saída do buraco em que estamos metidos
Parabéns por tanta lucidez e coerência!
Uma vergonha ver e viver o que está acontecendo no Brasil!
Enquanto fazem as narrativas de sempre, mentiras e golpes na surdina, temos inocentes presos de forma absurdamente abusiva privados de sua liberdade e direito de defesa!
Até onde vai esse genocídeo???
Isso já foi denunciado para as autoridades de outros países???
Leio sempre os artigos de JRGuzzo, concordando com pelo menos 90% do que escreve.
A Revista Oeste poderia com seus comentaristas iniciar uma campanha pela modernização das urnas eletrônicas para incluir o voto impresso? Afinal já daqui um ano e meio já teremos eleições.
A interpretação aqui é muito simples: alçaram o ladrão a presidência mas sabem que o presidente amado pela grande maioria da população é outro. Daí a fúria e a ira deles, inclusive do mau-amado Nine, pois sabem que o Rei está longe de estar morto! Enfim, nada que um psicanalista iniciante não desvende na primeira sessão.
*O PORÃO*
Não, definitivamente não… não queríamos passar por isso, adiamos o quanto foi possível, até demais, mas quando soa o relógio sagrado do tempo das coisas, não há muito o que fazer. Chegou a hora da *faxina no porão*.
Descendo as escadas, ao se abrir a porta e deixar o primeiro raio de luz entrar, é assustador ver tanta poeira, teias de aranha, ratos e baratas fazendo a festa.
“Luz começando a invadir a sombra”: é exatamente este momento nacional que estamos vivendo. Analisando desta perspectiva constatamos que não teria o menor cabimento a reeleição do Bolsonaro. Também não faria sentido aplicar o Art. 136 ou 142 da CF, para evitar o desastre que a passos largos se aproxima.
Obedecendo à inexorável e perfeita cronologia do Universo e da Vida, teríamos sim que passar por tudo isso e um pouco mais. Precisaríamos descer ao porão da pátria amada, para que *TODOS* constatassem com seus próprios olhos a absoluta sujeira entranhada na turma que está, com afinco e rapidez, se esforçando para destruir a nossa nação.
É óbvio demais, mas todos, como São Tomé, precisaríamos *ver* (incapacidade, corrupção, conchavos, escárnio, censura e abuso) *para crer* que bandidos e criminosos não se regeneram com o passar do tempo, apenas ficam mais velhos… e mais nocivos.
Do ponto de vista de um processo de limpeza, tudo o que está ocorrendo de trágico está absolutamente correto. Provavelmente a imundície terá que ficar ainda mais visível e deverá produzir mais alergias, incômodos, doenças ou até óbitos.
*P.:* Quanto tempo levará essa bagunça?
*R.:* O tempo necessário para a maioria do povo entender que, de bandidos, só podemos esperar mentiras, crimes, roubos e assassinatos.
A visão do porão imundo e pestilento não poderia ficar restrita a alguns. Para evitar controvérsias, para atenuar a discórdia que tem separado familiares, amigos e irmãos, para que o povo possa alcançar a paz, seria imperioso acontecer o que está acontecendo, a sujeira precisaria ser esfregada na cara de *TODOS*.
Por ora, rendamos graças a *DEUS* que, no comando de todas as coisas, está proporcionando ao povo brasileiro a oportunidade abençoada de olhar a verdade nua e crua. É impossível começar uma faxina sem que primeiramente tenhamos a exata noção do que precisa ser limpo.
Desconheço a autoria.
A questão aqui é muito mais complexa do que esse artigo diz, a questão é algum futuro presidente que queira ser IMITADOR das coisas boas do governo Bolsonaro, e para querer evitar isso é que querem apagar a memoria das coisas boas que o governo Bolsonaro e inventar uma falsa memoria de coisas ruins. O governo Bolsonaro diminuiu em 30% os homicídios e a maioria dos crimes hediondos em 3 anos, fazendo coisas opostas ao que o politicamente correto que domina as redações dos principais jornais diz que é para fazer (mas SEM fazer atrocidades), ele aumentou as armas legais de 800.000 para 1.500.000 e diminuiu enormemente o dinheiro para certas ONGs loucas (que tudo indica que dão o dinheiro para os bandidos) e aumentou enormemente o dinheiro para a polícia e até mesmo diminuiu enormemente o dinheiro para o auxilio reclusão e isso não só não fez aumentar a criminalidade hedionda como até ao mesmo tempo que isso, a criminalidade hedionda DIMINUIU em 30%, o que nega totalmente o dogma politicamente correto de que é puxando o saco dos criminosos hediondos e de suas “famílias” que se faz a criminalidade hedionda diminuir, o seu governo diminuiu em 95% as ações do MST. O Bolsonaro passou a fazer uma política externa contra ditaduras terceiro-mundista e pró EUA Israel e na Europa pró – o grupo de Vasegrado (de Hungria, Polônia e partidos do tipo dos do governo de Hungria e Polônia) O Bolsonaro fez 55% da população abandonar a mídia maestream (incluindo telejornais) e isso continua até hoje e provavelmente vai continuar cada vez mais para o futuro, no seu governo as pessoas votaram no Partido Liberal e no Republicanos no legislativo para continuarem com esse programa, e esses dois partidos juntos têm uns 33% dos votos, e continuam com esse programa, ao assinarem a votar da CPMI por exemplo (e só UM do Partido Liberal retirou a assinatura, os outros 3 que retiraram são da União Brasil e do MDB enquanto que muitos outros ACRESCENTARAM a assinatura depois disso) e os governadores desses dois partidos são maioria nos estados do sul, sudeste, e centro-oeste. O Bolsonaro JÁ criou um movimento, que vai muito além dele pessoalmente se reeleger em 2026. O pessoal maestream não faria todo esse movimento por uma mosca que voa. E é preciso manter a memoria do seu governo e das coisas boas do seu governo para que , pelo menos, um eventual imitador, venha a repetir essas mesmas coisas em um governo futuro e para isso é necessário sim, enquanto ele estiver vivo, TAMBÉM defender a pessoa de Bolsonaro, isso está INTRINSECAMENTE ligado à possibilidade de pelo menos um imitador, poder imitar as coisas boas que o Bolsonaro fez, ainda mais que o que falam mal do presidente Bolsonaro, é em 99% calúnias, se é que não 99,999%.
Cadê a picanha e a cerveja?
Perfeito sr. Guzzo. Ele continua no Palácio, de onde nunca deveria ter saído!!!
Sei que devemos amar somente ao Senhor Deus. Contudo, a revista Oeste mudou minha vida!
Esse artigo retrata perfeitamente a realidade como sempre, esse desgoverno que está aí por conta do consórcio e do desejo das urnas eletrônicas, não tem nada de bom a oferecer, a não ser o mesmo de sempre, corrupção e incompetência