Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, anunciou as condições que o PT impôs para apoiar seu afilhado político, Hugo Motta (Republicanos-PB), na disputa pela presidência da Casa, em fevereiro.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O partido de Luiz Inácio Lula da Silva pediu para nomear um membro da sigla para o Tribunal de Contas da União (TCU). A negociação ocorre de forma antecipada, uma vez que a aposentadoria de dois ministros do tribunal ocorre até 2027.
“O PT solicitou a indicação da bancada deles e reclamou que politicamente nunca teve um representante no TCU”, disse Lira, em entrevista à Folha de S.Paulo. “[Há o compromisso] com o PT, sim, de eles indicarem a vaga”.
Ele também ressaltou que as negociações sobre a vaga no TCU são legítimas, embora a indicação ainda não tenha sido formalizada.
Negociações com PT e PL para eleger sucessor de Arthur Lira
Depois de o PT, de Lula, e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, declararem apoio ao seu candidato, Lira disse que buscou, para sua sucessão na Câmara, um nome que unificasse os interesses dos partidos.
O deputado afirmou que as duas legendas “estão no bloco majoritário” e vão ficar juntas no mesmo bloco agora da segunda mesa”. Segundo Lira, as negociações com os partidos são administrativas. “Espaços na mesa, nas comissões, as relatorias”, revelou.
Sobre a criação da comissão especial para analisar o PL da Anistia, Lira informou que “o projeto estava sendo inapropriadamente usado para eleição na Mesa”.
+ O acordo de Lira com a direita sobre o PL da Anistia
“Um tema sensível como esse, por tudo que aconteceu, por tudo que está acontecendo, estava sendo usado inapropriadamente”, disse o parlamentar. “Conversei tanto com um partido quanto com outro. Nós vamos dar a solução para isso dentro do meu mandato”.
Discussões sobre Orçamento e reforma ministerial
Além das negociações para o TCU, Lira falou ainda sobre Orçamento e a relação entre os Poderes, enfatizando a importância de manter o “equilíbrio institucional”. Ele também abordou a necessidade de espaço para partidos de centro em uma possível reforma ministerial.
Leia também: “Depois do PCdoB, Partido Verde fecha com Hugo Motta”
Neste “galinheiro” e nessa república de bananas, tudo é usado como moeda de troca pelas espertas “raposas” em beneficio próprio.
O PT é como um cancer em met´stase. Se ramifica pelo corpo todo.
O sistema se reorganizou rápido.
TUDO ARMADILHAS!
Não se faz acordos com um partido , uma ideologia, QUE FOI renegada nas urnas….Essa canalhada NÃO querem um técnico político no TCU…querem um “atrasa lado” , querem um criador de problemas sociais…querem um Sem Terra só para fazer problemas e vender soluções/acordos….fazem isso desde sempre…com arruaças, invasões, acordos com presos, traficantes…e GloboLixo….
Acordos com esse tipos de patifarias…não se cumpre!