O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu um recado claro ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em seu primeiro dia de mandato, na segunda-feira 20.
Enquanto assinava os primeiros decretos de seu governo, Trump foi questionado sobre a relação com o Brasil e respondeu: “[A relação é] ótima, ótima. Eles precisam de nós muito mais do que precisamos deles. Nós não precisamos deles, eles precisam de nós. Todo mundo precisa de nós.”
Lula não é convidado para a posse de Trump
Crítico de Trump, Lula não foi convidado para a posse do republicano. O convite foi enviado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não pôde comparecer ao evento, porque não teve seu passaporte devolvido, conforme decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
Com a posse, o petista fez um comunicado oficial sobre o novo presidente norte-americano. Ele desejou um “mandato exitoso” a Trump. “Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse”, disse Lula. “As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica.”
Trump fala sobre taxação ao Brics
Na mesma entrevista coletiva na qual mandou o recado a Lula, Donald Trump também falou sobre o Brics, bloco de países antiamericanos liderados pela China do qual o Brasil faz parte.
“Acho que os Brics estavam tentando prejudicar os Estados Unidos”, afirmou durante a entrevista na Casa Branca, logo depois da posse. “Se fizerem isso, não ficarão felizes com o que vai acontecer.”
O republicano voltou a prometer taxação de 100% sobre produtos do Brics nos EUA, caso tentem adotar outra moeda e tirar o dólar do comércio internacional.
O Brics era composto originalmente de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em 2023, Irã, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos se juntaram formalmente ao grupo. Na ocasião, a entrada da Arábia Saudita também foi aprovada, mas o país não aceitou oficialmente o convite.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Em 17 de janeiro, o Brics acrescentou mais sete países: Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.
Bravo! Bravo! Viva o homem mais poderoso do globo.
E tu seu retardado, deveria ficar calado, já sabes que o PT está no seu ocaso, brevemente se existir será apenas com o resto dos vermes que sobrarem rastejando e chafurdando no lamaçal que, pelo teu comentário se depreende sejas um deles. E Bolsonaro não tem asseclas, tem eleitores conservadores, asseclas tem teu ladrão de estimação, egressos do sistema penal, que está presidente por obras do TSE e STF.
Retardado é você, seu imbecil! Você nem sabe do que está falando. Fique quieto!
Os idiotas e intelectualóides de plantão acreditam que o recado de Trump foi direcionado a Lula. Nada mais ingênuo. O recado foi endereçado ao Brasil como um todo. Bolsonaro e seus asseclas pensam que bajular Trump pode trazer benefícios ao país, mas o atual mandatário dos EUA não está nem aí para o Brasil. Dá pena ver tanta gente idolatrando um homem que nos despreza como Nação.
Senhor Trump, nós entendemos bem o que o senhor disse = TOME JEGUE LULA, QUE CHAMOU TRUMP DE NAZISTA!
Somos parte da nata do lixo.
Parabéns por ter mais uma oportunidade de GOVERNAR OS EUA, uma potência Mundial…Mas Governe com Discernimento e Sabedoria, Todos Nós Precisamos Uns dos Outros, não existe um GOVERNO que Governe SÓ ! Estamos TODOS INTERLIGADOS, pense bem !!!
querida Loriane: semana passada o Lula abonou a entrada de Cuba no Brics…. ontem o Trump colocou Cuba na lista de países terroristas. Dá pra ti imaginar o que está acontecendo? Lula abertamente está apoiando o país que forma terroristas. E o Panamá é o paraíso fiscal dos narcotraficantes e corruptos. Além disto, a China comprou o canal…
As ditaduras duram o suficiente para enriquecer as famílias dos tiranos. É só um business radical.
Esses países “”dominados”” por corruptos e ditadores nunca na história do mundo se deram “bem”. Não aprenderão nunca porque se acham muito espertos!
Não merecem a ajuda de quem trilha o caminho correto. Aguardemos…
A meu ver, uma “solução estilo Nicolae Ceausescu” seria bem vinda…
A Romênia está livre da esquerda até hoje!!
A disputa entre EUA X CHINA sem nenhuma dúvida ainda tem muito fogo a queimar e com Trump vai recrudescer pois está claro que o país protegerá seus interesses de forma mais radical como é próprio dos republicanos, a solução para o Brasil seria uma total reestruturação da economia focada da renda do trabalho totalmente desequilibrada algo que geraria um mercado interno forte menos dependente de EUA e China esta sim que tem maior interesse em nos submeter … só tem um problema FALTA UM LÍDER no país onde grassa a mediocridade de uma ditadura estúpida a massacrar a nação de forma inútil e tola onde a politicalha acolitada enche os bolsos e não vai poder gastar a grana surrupiada … e os manés somos nós !!!
É senhor Lula , bota a barba de molho que o barbeiro chegou , e a navalha está afiada.
Yeah!!
Tem soltar a porrada neste velhote esclerosado e ex presidiário
YEAH!