O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, reafirmou, nesta quinta-feira, 23, que a OAB defende as sustentações orais, depois de o ministro Alexandre de Moraes impedir um advogado de exercer essa prerrogativa constitucional, durante uma sessão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na sequência, o juiz do TSE desdenhou da Ordem ao afirmar que ela emitiria “mais uma nota” contra ele e citou “inimigos” nas redes sociais.
“A OAB vai lançar outra nota contra mim, vão falar que eu não gosto do direito de defesa, vai dar mais uns 4 mil tweets dos meus inimigos”, diz Alexandre de Moraes.
— Metrópoles (@Metropoles) November 23, 2023
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral fez afirmação ao negar sustentação oral de advogado em um agravo e… pic.twitter.com/CXyWtrgnjH
“A OAB busca, por meio de ações e do diálogo, o fim das violações de direitos dos cidadãos representados pela advocacia”, diz trecho do documento. Adiante, o posicionamento cobra “respeito às manifestações da OAB”.
Não é a primeira vez que a Ordem critica decisões ou falas de Moraes. No início do mês, Simonetti emitiu um posicionamento contrário a levar casos para o plenário virtual, onde os ministros apenas inserem seus votos. Dessa forma, os advogados não podem fazer a sustentação oral de maneira mais clara e efetiva, como ocorre no ambiente físico. Isso porque as defesas têm de incluir essa etapa em vídeo.
Íntegra da nota da OAB após fala de Moraes
“A OAB busca, por meio de ações e do diálogo, o fim das violações de direitos dos cidadãos representados pela advocacia. Inúmeras foram as conquistas legislativas alcançadas pela atual gestão da OAB Nacional, inclusive quanto à necessidade de sustentação oral. Infelizmente, as prerrogativas não têm sido adequadamente respeitadas, ocasionando a violação da ampla defesa em diversos casos com a supressão das manifestações verbais do profissional da advocacia.
A proteção da Constituição e da democracia deve ser feita por todos e de forma permanente, o que pressupõe a observação do devido processo legal. O regimento interno de um tribunal não vale mais do que a Constituição e as leis.
Queremos respeito às manifestações da OAB, que é a maior instituição civil do país, representa uma classe que cumpre função essencial à administração da Justiça e sempre se coloca ao lado do Estado Democrático de Direito. Essa é a visão da diretoria nacional da OAB, de todas as presidentes e de todos os presidentes de seccionais e das conselheiras e conselheiros federais da entidade.
Utilizar a palavra nos julgamentos reflete diretamente o direito e o clamor por justiça de mais de 200 milhões de brasileiros e brasileiras que ali se fazem representar por seus advogados e advogadas constituídos para que cumpram múnus da salvaguarda do cidadão.
A Ordem buscará a solução para essa situação, sempre por meio dos caminhos definidos pela Constituição”.
ESSA NOTA DA OAB TEM O MESMO VALOR DAQUELA CARTINHA DA USP. EM DEFESA DA DEMOCRACIA….PERDERAM A NOÇÃO DO RIDICULO
Caro Simonetti, respeito a gente conquista e não se pede, impõe e nem se espera principalmente de quem durante anos assistiu o silencio da OAB apesar do STF praticar atos que não são de sua alçada, prejudicando outros poderes constituídos. Desde o ato extra constituição praticado pelo Mn. Lewandowsky quando ele NÃO DECLAROU A ENTÃO PRESIDENTE DILMA INELEGÍVEL e não houve reação da OAB, os ministros foram tentando cada vez mais um pouco e cada vez mais, sempre em ação da OAB fez eles chegarem a esse estagio de desrespeito a tudo e a todos. Portanto, no meu entender, é hora da OAB mostrar o dentes para colocar o STF no devidos lugar para que deixe de atuar como o “moderador” principalmente por tomar o partido que está no governo e visivelmente está fazendo mal ao Brasil.
Essa oab (minúscula) é alguma entidade cômica? Pede respeito quando ela própria não se dá respeito. É omissa !!! Inútil!!! Nociva !!! Não convence mais ninguém, está falida. Os advogados ainda honestos (deve haver alguns) deveriam se juntar e formar outra representatividade, pois a oab se destruiu !!!
O que terá havido pra essa mudança repentina de atitude da OAB nacional, hein?! Estava hibernando? Esse atual presidente – nem falo do anterior -, não vale uma moeda furada!
Tudo isso é culpa do Temer que colocou esse psicopata lá
Deve ter sido por “bons serviços prestados”.
Ah ta, a OAB vai buscar a solucao. Que otimo!!! Enquanto nao acham, ha centenas de cidadaos ainda presos ou simplesmente condenados sem o devido processo legal. Familias inteiras abaladas emocionalmente, pra nao dizer destruidas financeiramente, pela vontade de um homem que nao recebeu sequer um unico voto popular pra estar onde esta e se apossar do Brasil, fazendo o que bem quer. Que se punam rigorosamente os responsaveis pelo quebra-quebra (nao golpe, como a maioria da midia teima em chamar). Mas ate os culpados merecem o devido julgamento. O Brasil virou uma quintal de um Supremo que se auto-intitula todo poderoso.
Para a OAB cobrar respeito; em primeiro lugar, ela deve se dar ao respeito; coisa que a OAB nunca fez. As atitudes da OAB tem sido VERGONHOSAS! Ela NÃO REPRESENTA os advogados do Brasil!
Depois de tanto tempo, tanta coisa, tanta omissão e covardia, vai demorar para ter O MEU respeito, que pertenço a classe, imagina dos demais. Ta certo Xandão, paus e pedras …. mas “notinhas”, chama o POVO pra rua, pede o impeatcheament de todos os ministros e do presidente, alguma coisa fora do ar condicionado e do carpet.
Nos enganem que não são comunistas como o “falecido” Santa Cruz
Depois de tanto tempo omissos, vão exigir que respeito por parte de seu antigo parceiro? Façam-me o favor!…
E o sujo falando do mau lavado. As duas instituições que menos tem credibilidade na Nação. OABosta que deu deixar os Supremistas fazerem o que quer, como vão limpar isso?
Tecla SAP para a fala do Magnânimo Imperador: “Estou CAGANDO para a OAB, para os Advogados do Brasil, para a opinião pública e para o cidadão que paga o meu salario”
Exatamente! Nem aí para coisa nenhuma, ou alguma. Está empoleirado no poder. Agora, aturem.
O Fux disse recentemente “não precisamos dar satisfação a ninguem”.
Tarde demais a reação da OAB. O STF é, principalmente, o ladrão do planalto, têm o grupo prerrogativas fazendo militância a favor das inconstitucionalidades, da barbárie e da violência da corte, liderada pelo autoritário debochado e violento do Moraes.
O Direito foi tomado pela intelligentsia (geralmente fugidias de matemática, física, química, ciências naturais e lógica matemática), cuja perspectiva é a de obter seus sustento via o exercício de algum poder sobre os demais.
São dignos representantes do Efeito Dunning-Kruger; quanto mais desconhecem acerca de um assunto, mais se convencem que o conhecem a ponto de serem capaz de decidir sobre ele.
Não é apenas triste, é absolutamente delírio para toda e qualquer sociedade, já que, junto a Teoria Crítica do Direito, o que fez do Direito apenas mais uma das pernas das ciências sociais, dar, à limitados, quando amorais e prepotentes, a ponte necessária às práticas do Ativismo Judicial!
Já disse e repito , este cara tem que ser, internado num sanitário ou numa prisão.
Tem que se analisar as condições deste personagem.
Loucura ou Arrogância…
Criaram o monstro, agora aguentem.
Até onde vai a soberba do psicopata?
OAB com seu sono de urso!! ACORDARAM !!!???!!
kkkk. Tomara que o skinhead de toga mande prender todos os diretores da OAB
A OAB deveria saber e entender , que “respeito” não se exige, e não se cobra , , “se conquista”, simples assim.
Em se falando de “respeito” A OAB não fez e não está fazendo nada para merece-lo
Então, deveria parar de sonhar em ser “respeitada” pois não está demonstrando ter moral para merecer isso..
Uma carta, ou melhor “cartinha”, para quem está sendo desrespeitado inconstitucionalmente! A OAB, ainda não mostrou a que veio, será que se entregarão sem luta? Da forma que as coisas estão os Advogados apenas fazem parte de mobília do museu da história da democracia, totalmente desnecessários!
A OAB, com uma longa história de defesa das liberdades democráticas, parece acordar de um recente período em que foi visivelmente aparelhada pelos governos petistas. Alvíssaras!
Me parece jogo de cena.
A OAB ao longo dos anos ou foi capacho ou foi conivente com as arbitrariedades cometidas pelo STF.
Agora não adianta chorar o leite derramado.