A Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai apurar possíveis violações de direitos humanos no caso da morte de Cleriston Pereira da Cunha, conhecido como Clezão.
Leia mais: “Família de Clezão critica STF por descaso”
Ele estava detido no Complexo Penitenciário da Papuda, por ser suspeito de ter participado da invasão dos prédios dos Três Poderes, em 8 de janeiro último.
O pedido da diligência para a apuração foi feito pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti.
Ato em protesto
A prisão em flagrante, ocorrida no dia seguinte à invasão, mais tarde foi convertida em preventiva. Ele permaneceu desde então detido no complexo.
Na segunda-feira, por volta das 10 horas, Clezão sofreu um “mal súbito” no bloco de recolhimento da dessa penitenciária, segundo um ofício da Vara de Execuções Penais (VEP).
Leia mais: “PGR pediu soltura de Clezão, preso no 8 de janeiro, que morreu na Papuda”
“Conforme divulgado na imprensa, o fato suscita questionamentos sobre possíveis irregularidades e violações aos direitos humanos das pessoas detidas”, informou Simonetti no ofício enviado à Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB.
Dois advogados de detidos do 8 de janeiro divulgaram que vai haver, nesta quarta-feira 22, um ato em protesto pela morte de Clezão.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Um deles, Ezequiel Silveira anunciou que o protesto vai cobrar “justiça por Cleriston”.
Silveira informou que o início da manifestação está programado para as 14 horas. O advogado convida amigos e familiares de Clezão para o evento. Ele afirmou que alguns parlamentares já confirmaram presença.
Natural do distrito do Ramalho, na Bahia, Clezão morava no Distrito Federal havia mais de 20 anos. Ele era irmão do vereador de Feira da Mata, na Bahia, Cristiano Pereira da Cunha, conhecido como Cristiano do Ramalho.
Acho incrível como ninguém faz nada aos desmandos do STF, eles podem muito, mas não tudo! Será que ninguém pode dar um basta nisso, até quando suportaremos tamanha afronta? Porque tantas instituições se calam, qual o medo? Será que irão aguardar os tentáculos do STF alcançá-los?
como eu queria acreditar, tantos desmandos, OAB está omissa a tempos, ainda mais quando se refere ao STF
OAB tem agido com pequenez e ajudado a manchar e diminuir ainda mais a nobre classe dos advogados do nosso país.
Com certeza poucos ou quase nenhum advogado se sente representado por essa entidade, politica, cujos diretores e representantes, somente estão preocupados com seus proprios interesses.
OAB VTNC. Bando de safados e cretinos!!
A morte do negro Sr Clezão pode ser considerada assassinato ? Se sim, quem é o culpado pelo assassinato ? Se foi assassinato, de um negro isto foi um ato de racismo ? Será que algum ou alguns dos ministros do STF tiveram participação indireta na morte do Sr. Clesão ?
OAB???? Oque é OAB??????
Assassinato do bem, com muito amor e democracia. Essa é a justiça brasileira muito bem representada pelo STF .
OAB, kkkkkkkkkkkkkkkk
OAB vai investigar o assassinato? Isto é caso de polícia! A OAB vai somente fazer fita, o que nesses últimos tempos tem sido o seu ofício principal, ignorando todos os atos anticonstitucionais perpretadas pelo poder maior da nossa justiça.
Tem sido uma vergonha a postura da OAB de omissão e descaso ante as arbitrariedades do STF, numa postura submissa, incompatível com valores éticos e morais que deveriam nortear as ações da OAB em defesa da legalidade, da constituição. Muito bom que pretendam reagir, só esperamos que não seja mais um jogo de cena para continuar iludindo a sociedade. Os ministros do STF deveriam ser destituídos e julgados por crimes contra a humanidade.
A CDH da OAB vai apurar o que o Brasil inteiro já apurou e já sabe quem é o CULPADO ? E depois de “apurarem” vão fazer O QUÊ ?
E quanto aos demais ainda presos ilegalmente e os que foram julgados ilegal e injustamente ?
É muito pouco OAB. Estão devendo e muito para a sociedade.
Perfeito seu comentário, Fonseca.
Essa OAB não passa de uma espécie de cadáver. A instituição em si teria importância óbvia, inclusive conforme consta na Constituição. Mas há muito tempo foi tomada por pessoas absolutamente descompromissadas com os interesses superiores da nação brasileira, com a solidez jurídica de uma República que hoje apenas ostenta o “apelido” de Estado Democrático “de direito”.
Vai investigar a morte, e a vida dos que estão encarcerados sem um julgamento justo, vão fazer o que?
OAB sempre omissa com as as ações do governo…
OAB?????
Conta outra!
A OAB??? Kkkk… Só pode ser piada!
OAB está sob nova diretoria?
A OAB é aliada do governo e do STF. Vão enrolar e não vão apurar nada, da mesma forma que a PGR.
A apuração deveria ficar a cargo do congresso nacional e ser acompanhada por organismos internacionais.
Exato!