O Ministério da Justiça informou ao ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que agora localizou uma solicitação de cooperação com a Suíça para o recebimento de provas de um dos sistemas usados pela Odebrecht para pagamento de propina.
O trâmite pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), vinculado ao Ministério da Justiça, é uma exigência legal para a validade do acordo entre a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a empreiteira.
A informação do Ministério da Justiça, enviada a Toffoli na terça-feira 12, vai na direção oposta à decisão do ministro, que na semana passada anulou todas as provas obtidas a partir do acordo com a Odebrecht, e confirma as informações da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) de que o acordo obedeceu aos trâmites legais.
+ Lava Jato: veja as provas anuladas por Toffoli
Toffoli, que também mandou investigar os procuradores da Lava Jato, fundamentou sua decisão com a alegação de que os membros do Ministério Público Federal (MPF) não seguiram o que está previsto na legislação para a formalização do acordo de cooperação jurídica internacional com a Odebrecht. Esses acordos devem ser firmados pelo DRCI.
Antes, o DRCI informou não ter encontrado informações sobre a cooperação. Agora, porém, no documento enviado na terça-feira a Toffoli, o departamento diz ter localizado um pedido de assistência em matéria penal para a obtenção da “cópia integral eletrônica dos dados relativos ao sistema Drousys”. Era com esse sistema que a Odebrecht controlava os pagamentos de propinas às autoridades.
+ Odebrecht confessou crimes que foram anulados por Toffoli
No ofício a Toffoli, o DRCI explica que existe um pedido formal de cooperação jurídica. “Desta maneira, em que pese o pedido de cooperação jurídica internacional não ter sido realizado no bojo da ação informada originariamente, informa-se que foi enviado pedido para obtenção dos sistemas às autoridades suíças em 03.06.2016. Na data de 28.09.2017 foi encaminhado o pendrive contendo as cópias dos referidos sistemas para PGR, com o envio das senhas de acesso para este órgão em 02.10.2017. Desta forma, considera-se que, a partir desta data (02.10.2017), as provas em comento foram efetivamente transmitidas às autoridades requerentes.”
Ministério da Justiça fez nova busca depois de nota da Associação dos Procuradores da República
No ofício, o DRCI diz que fez a nova busca depois de informações publicadas na mídia e citou especificamente a nota pública da ANPR na qual o número do ofício do RCI relatando o pedido de cooperação no caso da Odebrecht.
+ Associação de Procuradores da República contesta decisão de Toffoli
Em um recurso apresentado ao STF contra a decisão de Toffoli, a ANPR sustentou que o MPF solicitou à Suíça, “por meio de regular procedimento de cooperação jurídica internacional, cópia integral dos sistemas que haviam sido apreendidos em autônoma investigação suíça”. No recurso, a associação também lembra que essas supostas irregularidades citadas por Toffoli já foram investigadas e arquivadas pela Corregedoria do MPF.
Esse ofício do RCI enviado a Toffoli na terça-feira 12 está no processo em que o advogado Rodrigo Tacla Duran pede extensão dos efeitos da decisão que declarou nulas as provas obtidas a partir do acordo de leniência da Odebrecht, especialmente os sistemas Dousys e My Web Day B.
Os nomes de indivíduos como Moraes, Toffoli, Gilmar, Barroso, Dino, Lula, Fachin, Zanin e tantos outros, irão para o lixo da história, juntamente com os nomes de muitos oficiais generais das Farsas Armadas que montaram a palhaçada que o país está vivendo hoje. Mesmo sendo cristão, desejo de coração para todos eles e suas famílias os mesmos sofrimentos – físicos e morais – que os inocentes presos na Papuda e na Colmeia vem sofrendo há meses. Não perco tempo desejando os mesmos sofrimentos materiais porque tenho plena convicção de que dinheiro não tem sido problema para esses maléficos indivíduos…
1+1=3
Esse país está uma bagunça, misericórdia 😞😞
São todos seres nefastos, condenam inocentes e absolvem culpados.
Não há mais a quem recorrer, vivemos num estado de exceção.
Sacripantas!
STF, Flávio Dino, Lula, Rodrigo Pacheco, Lira…..todos (ou todes?) hipócritas. “Ai de vós, doutores da Lei e fariseus, hipócritas! Porque sois parecidos aos túmulos caiados: com bela aparência por fora, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e toda espécie de imundície! Assim também sois vós: exteriormente pareceis justos ao povo, mas vosso interior está repleto de falsidade e perversidade. …”
Pelo amor de Deus! O ministério da Justiça virou a casa da mãe Joana! Prestar informação falsa é crime!
Gordo vagabundo!
Trocando em miúdos: Terá que haver anulação da anulação, KKKKK
Aprendeu a mentir com o chefão da quadrilha, o vulgo cabeça baldia
A informação da OESTE está tão confusa para quem não é da área do direito ou da justiça. Aonde chegamos com essa informação ganhar like ou piorar a revolta com DINO dos ASSINANTES!?
E qual Papel ANPR, MPF.. !?!? REFORCAR OU ARREGAR!?
O MORO quer mil likes pra rever essa anarquia que se transformou a CONDENACAO DO LULA!?!?!? TÁ DIFICIL entender a LEI E A ORDEM. ENTAO SEGUE O JOGO
TA COM VERGONHA QUE TODOS SAIBAM QUE A COR PREFERIDAS DAS SUAS CALCINHAS É O VRRMELHO, EM HOMENAGEM A SEU IDOLO???
Kkkkkk
Dona Sandra, poderia então ajudar a Oeste e explanar sua verdade imaculada.
E porque não “acha” as imagens das cameras do dia 08/01 ?????
Agora achou? É um homem sério e probo esse ministro (contém ironia).
Esse b@ndid0 tinha que estar PRESO por tudo o q faz e fez no 8 de janeiro. É o c@nalha mais perigoso desse governo ilegal e ilegítimo.
É o autêntico comunista que destrói adversários, provas de crimes e faz da mentira sua arma letal.
E aí. Como vai ficar isso?
A sociedade vai ter que engolir a anulação das provas por parte do Toffoli?
Não vai rolar nem um impeachment?
Reportagem incompleta. De estagiário que saiu do Anta
Jose, poderia nos atualizar e completar a matéria , por favor ?
Os bandidos estão no controle. Mas o melhor controle da bandidagem é a LUZ da VERDADE!