A oposição ao governo Lula na Câmara vai cobrar oficialmente um posicionamento do presidente depois dos ataques terroristas em Israel desde sábado 7. Nesta semana, deputados prometem ir à tribuna e adotar uma postura mais dura em relação aos ataques do Hamas e criticar a postura da diplomacia brasileira até o momento.
Os parlamentares entendem que é necessário repudiar com mais veemência a atuação do Hamas e não relativizar o que aconteceu.
Em mensagem postada no X (antigo Twitter) neste sábado 7, Lula repudiou os ataques, mas relativizou a ação do grupo extremista ao escrever ser necessário trabalhar por um “Estado palestino economicamente viável” e “dentro de fronteiras seguras”.
Na mesma mensagem, Lula afirmou que o Brasil “poupará esforços para evitar a escalada do conflito”.
“O que a gente espera é que o governo brasileiro inclua o Hamas como grupo terrorista. Até agora não deixaram isso claro, como já acontece na União Europeia e nos Estados Unidos”, disse o ex-presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Israel, deputado Sóstenes Cavalcante.
“É preciso uma condenação expressa do Hamas.”
Grupo terrorista
Os deputados pretendem solicitar ao governo que o Hamas seja considerado oficialmente um grupo terrorista.
O deputado Abílio Brunini (PL-MT) apresentou um projeto de lei (PL) que criminaliza o apoio ao Hamas e ao Hezbollah. A proposta também pretende classificar os grupos como terroristas.
Dentre as medidas que estão sendo analisadas pela oposição, está a apresentação de um requerimento para convocar o chanceler brasileiro, Mauro Vieira.
O Brasil só considera como terrorista os grupos que tenham essa classificação pela Organização das Nações Unidas (ONU), o que não é o caso do Hamas.
Os deputados também apoiam que seja aprovada pela Câmara uma moção de repúdio ao Hamas pelos ataques a Israel.
A oposição quer aproveitar que o Brasil está no comando do Conselho de Segurança da ONU para requerer um posicionamento contrário ao Hamas.
Esse governo é composto de terroristas. Não podemos esperar nada
Se esse analfabeto bilingue apoia os trastes do MST como ira declarar alguma coisa contra
esses terroristas?
Somaria ao MST as facções de traficantes no Brasil.
Como ele pode condenar o que ele é.