Parlamentares da oposição celebraram a volta de Donald Trump para seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos. O republicano tomou posse nesta segunda-feira, 20, em uma cerimônia no Capitólio.
A vitória de Trump nas eleições e sua ascensão ao poder da maior potência mundial são vistas por deputados brasileiros como um momento de fortalecimento dos valores da liberdade, combate a regimes autoritários e promoção da paz mundial.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A deputada Silvia Waiãpi (PL-AP) afirma que a posse de Trump representa “muito mais do que um evento político”, mas um verdadeiro “marco da ascensão conservadora em todo o mundo”.
“Os povos estão reagindo contra a opressão de ideologias que destroem valores, e, em 2026, essa onda chegará com força ao Brasil, devolvendo o poder ao povo que defende a liberdade”, disse.
+ Trump fala sobre relação com o Brasil e perdoa 1,5 mil manifestantes do Capitólio
O deputado Rodrigo Valadares (União-SE) também acredita que a volta do republicano à Presidência dos Estados Unidos deve impactar diretamente no futuro político brasileiro.
“A vitória de Trump é um sinal claro de que o mundo está rejeitando governos frouxos e agendas autoritárias disfarçadas de progressismo”, declarou. “O Brasil, assim como os EUA, terá a oportunidade de reverter os erros de governos de esquerda em 2026, retomando os valores que fizeram nosso país grande.”
Para o deputado Sanderson (PL-RS) “Trump sempre representou a resistência contra o autoritarismo e a corrupção”. “Sua posse reforça que a direita está ganhando terreno no mundo todo. Não tenho dúvidas de que, em 2026, o Brasil estará alinhado com essa nova era de prosperidade e liberdade”, acrescentou.
Já o deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) destacou a liderança de Trump como essencial para a estabilidade internacional. “O mundo anseia por líderes que tenham coragem de defender a liberdade e a paz”, disse.
“Trump simboliza essa força, e seu retorno demonstra que o conservadorismo está mais vivo do que nunca, unindo nações contra regimes opressores”, analisou o parlamentar. “O Brasil será parte dessa virada em 2026.”
Donald Trump manda recado a Lula
Já nesta segunda-feira, o primeiro dia de mandato de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, o republicano aproveitou para enviar um recado direto a Luiz Inácio Lula da Silva.
Enquanto assinava os primeiros decretos de seu governo, Trump foi indagado por uma repórter da TV Globo sobre a relação com o Brasil e respondeu: “É ótima, ótima. Eles precisam de nós muito mais do que precisamos deles. Nós não precisamos deles, eles precisam de nós. Todo mundo precisa de nós.”
Lula não foi convidado para a posse do republicano. O convite foi enviado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não pôde comparecer ao evento, porque não teve seu passaporte devolvido, conforme decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
Com a posse, o petista fez um comunicado oficial sobre o novo presidente norte-americano. Ele desejou um “mandato exitoso” a Trump. “Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse”, disse Lula. “As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica.”