Parlamentares de direita que integram a Comissão de Segurança Pública criticaram o desfile da escola de samba Vai-Vai, nesta segunda-feira, 12.
“Lamentavelmente, vivemos em uma sociedade na qual a polícia é desvalorizada e humilhada diariamente”, observou o deputado federal Sargento Portugal (Podemos-RJ). “Em vez de fazerem um desfile mostrando os agentes de segurança pública como heróis, fazem esse escárnio com esses heróis anônimos da sociedade.”
No sábado, a Vai-Vai — apontada pela Polícia Civil como reduto do Primeiro Comando da Capital (PCC) — fez seu desfile em São Paulo e retratou agentes da Tropa de Choque da Polícia Militar (PM) como demônios. O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania do governo Lula, Silvio Almeida, participou do desfile.
Vai-Vai não brincou no Carnaval 2024! Fantasias de policiais com asas de demônio marcaram desfile crítico e impactante. A mensagem é clara: hip-hop é manifestação cultural e resistência nas ruas! ????????✨ #VaiVai #SambaEnredo #CarnavalSP pic.twitter.com/U4TRRSHbaa
— André Limart (@andrelimart) February 12, 2024
Já o deputado Coronel Telhada (PP-SP) disse que o desfile da Vai-Vai representou uma “inversão de valores”. “A Polícia Militar, que desempenha papel importante dentro da sociedade levando segurança, por vezes deixa sua família para servir e proteger a do próximo, e não pode ser retratada dessa maneira”, disse. “Um total desrespeito com a nossa polícia.”
O deputado federal Sargento Gonçalves (PL), do Rio Grande do Norte, declarou estar torcendo para que a escola de samba “seja rebaixada”. “Não há justificativa para fazerem tamanha imbecilidade contra os policiais, categoria que rala diariamente, sob condições precárias, para proteger aqueles que eles nem conhecem”, declarou Gonçalves.
Polícia Civil aponta Vai-Vai como reduto do PCC
Em dezembro do ano passado, veio a público que uma investigação da Polícia Civil revelou que a Vai-Vai se tornou um reduto do PCC, a maior organização criminosa do mundo em movimentação financeira.
A Vai-Vai é uma das escolas de samba mais tradicionais de São Paulo, vencedora de 15 títulos do Carnaval paulistano, e é alvo de um processo de lavagem de dinheiro que corre em segredo de Justiça.
+ Leia também: “Caso ‘Dama do Tráfico’: presidente da Comissão de Segurança aciona TCU contra Silvio Almeida”
Durante a concentração para o desfile da Vai-Vai, no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista, o ministro Silvio Almeida disse que sua participação no Carnaval “valoriza o governo”, e que se sentia “muito honrado”.
+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste
Depois ainda querem fazer crer que esse governo não tem ligação com o crime, o ministro da pasta que recebeu a dama do tráfico, com despesas pagas pelo contribuinte, sai como destaque na escola de samba que todos sabem é subsidiada pelo PCC, e faz um desfile demonizando a polícia, a ligação é flagrante.
Não percebi no desfile a presença do advogado do PCC, um careca, alguém viu ele ou estava em Brasília?
O ministro tem razão valoriza mesmo o governo da bandidolatria.
Silvio Almeida é a imagem fiel de um governo desqualificado.
Lamentável.
É ministro bandido, pilantra Silvio, vc tem que desfilar em escola de samba que tenha a sua índole MESMO: TODOS BANDIDOS.
Alexandre de Moraes não se manifesta? Isso não é um ato antidemocrático? Por que não fizeram da PF?. E o ministro da cultura desfilando e portanto apoiando.
Assim VAI VAI mal.
Depois de destruir a música, o teatro, o cinema e outras formas de cultura, agora a praga de gafanhotos comunistas está acabando com o carnaval.
Carnaval, Futebol. O que mais está na lista dos financiados pelo Trafico ?
Não temos espaço para escrever…
Na realidade grande parte do carnaval de rua e futebol amador é custeado por bicheiros e ou integrantes do tráfico.
Exaltam o crime e as vitimas aplaudem!
Exatamente, que bando de idiotas. É um completo contrassenso.
Temos inúmeras instituições dominadas pelo narcotráfico. Essa é uma!