O ministro da Justiça, Flávio Dino, e o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se posicionaram sobre a manifestação que ocorre na tarde deste domingo, 8, em Brasília, no Distrito Federal (DF).
Dino chamou a manifestação de “absurda” e afirmou que o governo federal vai reforçar a reação aos atos contrários a Lula na capital.
Essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer. O Governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços. E as forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) January 8, 2023
Já Pacheco disse que “atos antidemocráticos devem sofrer o rigor da lei”. Ele também afirmou que está em contato com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, para controlar a ocupação do prédio.
De acordo com o senador, as forças de segurança do DF e a Polícia Legislativa do Congresso Nacional estão “empenhadas” para controlar a situação.
Conversei há pouco, por telefone, com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, com quem venho mantendo contato permanente. O governador me informou que está concentrando os esforços de todo o aparato policial no sentido de controlar a situação.
— Rodrigo Pacheco (@rodrigopacheco) January 8, 2023
Os manifestantes entraram no prédio do Congresso Nacional, no Supremo Tribunal Federal e no Palácio do Planalto.
O grupo chegou à sede do Poder Legislativo, depois de deixar o Quartel General do Exército e marchar pela Esplanada dos Ministérios. O acampamento dos manifestantes fica a 8 quilômetros da Praça dos Três Poderes, onde estão as sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário.
A polícia militar disparou bombas de gás para conter os manifestantes, que ocuparam o prédio.
A Esplanada amanheceu fechada e com policiamento reforçado neste domingo. Ao longo da última semana, manifestantes convocaram um ato na capital da República.
Contra Lula?
Em favor do Brasil. Agora ,sim.
Pachacota é um traidor do povo!!
Se afundou na lama .
NEM PACHECO, MUITO MENIS PACHECO.
MG EM LUTO ATÉ QUE PACHECO RENUNCIE, POR SER ESCRAVO DO SEU ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA.
GRANDISSÍSSIMO TRAIDOR DA PÁTRIA, DE TODOS OS MINEIROS.
VTCU PACHECO TRAIDOR DO MEU VOTO.
Pacheco ouça bem: O Brasil todo sabe quem vc é, e que você é o maior culpado por toda essa indignação do povo. Como Presidente da casa, porque não freou aquele imbecil, lá ainda em 2021 , poderia ter evitado tudo isso. Cada um colhe o que plantou…
Pacheco é a nossa Nancy Pelosi! Não sabe de nada coitado.
A resistência só está começando, agora o. ladrão e sua quadrilha tem que aguentar
Rodrigo Pacheco é motivo de vergonha para todos os mineiros !
Esse canalha é um dos principais responsáveis pela instabilidade institucional que vive o Brasil, ele se recusou a frear as barbáries cometidas pelo supremo e age como cupincha desses ditadores!
Parabéns a todos os patriotas em Brasília ! Que Deus os protejam
Parabéns aos patriotas que estão lutando por todos nós brasileiros ! Que Deus os protejam
Dois vagabundos trocando msg e se posicionando como direitinhos. Um ladrão do Maranhão e outro lambedor de saco do ex presidiário.
vai te lascar pacheco e dinossauro
O POVO TEM QUE CONFRONTAR O PACHEQUIN. ESSE BANDIDO TRAIDOR DA PATRIA.
Esses democratas e sua mania de lutar pela liberdade de escolha de seu presidente em eleições limpas e auditáveis…….onde vamos parar assim ?
Não há atos antidemocráticos em face de um estado de coisas em que o Supremo abusa do poder e desrespeita a Constituição. O que o Supremo faz, isto sim, são atos antidemocráticos e precisaria ser punido nas pessoas de seus ministros nos termos da Constituição Federal e das leis infra constitucionais.
Graças a sua covardia, Rodrigo Pacheco, que a situação está nesse ponto e pode piorar muito! Abra seus te faça o seu serviço!