O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse, nesta quinta-feira, 7, que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem “carinho, admiração e agradecimento” pelo trabalho da ministra do Esporte, Ana Moser, que foi demitida na noite da quarta-feira 6.
“Ela já plantou as sementes dos compromissos firmados pelo governo Lula com o esporte”, disse Padilha a jornalistas, durante o desfile do 7 de Setembro. “Mudamos o ministro, mas não os compromisso. A ministra pode continuar colaborando.”
O petista demitiu a ex-jogadora de vôlei para abrir caminho para o centrão na Esplanada dos Ministérios. No lugar dela, assume o deputado federal André Fufuca (PP-MA). Outra mudança feita por Lula foi no Ministério dos Portos e Aeroportos, que era administrado por Márcio França.
No lugar de França, entra o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). Contudo, França não foi demitido, mas realocado na pasta de Micro e Pequenas Empresas, criada por Lula recentemente para abrigar os aliados no governo.
Ana é a segunda ministra mulher a ser demitida pelo petista neste ano. A primeira foi a deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), que comandava o Ministério do Turismo.
Questionado sobre o motivo de o presidente não ter agradecido a ex-jogadora de vôlei publicamente, Padilha tentou jogar panos quentes e disse que o petista agradeceu Ana nas reuniões em que esteve com ela nos últimos dois dias.
“Incorporamos no governo os líderes de duas bancadas que já vinham ajudando o governo federal”, declarou o ministro. “Fizemos o desfecho desse diálogo que já acontecia desde junho.”
O PP é o partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL). Inicialmente, o partido recusou a oferta do chefe do Executivo, pois, segundo a sigla, a pasta não tem “orçamento”.
O governo, porém, garantiu que aumentaria a verba do ministério, caso o PP aceitasse a vaga e “turbinaria” a proposta entregando o comando da Caixa Econômica Federal. Padilha também não explicou quem vai assumir o comando da Caixa.
Já Silvio Costa deve pedir afastamento do partido para que o Republicanos não se “queime” com a base nas próximas eleições. A sigla é muito ligada a Igreja Universal.
O intuito de Lula é aumentar sua base de votos no Congresso Nacional. Desse modo, ele deve conseguir maior facilidade para aprovar projetos de interesse do governo. O Planalto ainda estuda alguma forma de realocar a ex-ministra do Esporte no governo.
Eles tem carinho e admiração pelo trabalho dela. Portanto, tendo em conta isso, dirija-se à porta da ra, ré, ri, ro, Rua!!!!
Foi jogada no lixo político.
“A luta continua”.
KKK
Humilhada, descartada, substituída, defenestrada, moeda de troca…
Faz o “L” !
Kkkkk