O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, aceitou o cargo de “presidente de honra” da China Hub Brasil, associação apoiada por gigantes empresariais chineses. O lançamento oficial, que não atrapalha sua continuidade na pasta do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrerá em 14 de março de 2025, em São Paulo.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A China Hub Brasil é patrocinada por empresas como Mindray, Tegma, Banco da China e Huawei. A associação visa a fortalecer as relações econômicas e culturais entre Brasil e China.
Padilha, que já confirmou sua presença no evento, consultou a Comissão de Ética Pública antes de aceitar o cargo. O órgão permitiu sua participação, mas não avaliou as empresas envolvidas.
Associação de Padilha quer ser ponte estratégica

A China Hub Brasil pretende ser uma ponte entre empresas brasileiras e chinesas, de modo a promover parcerias públicas e privadas. O empresário Youyang Jiang, fundador da associação e secretário-geral da Associação Chinesa do Brasil, já se reuniu com Padilha diversas vezes, inclusive em eventos importantes.
Jiang afirma que a associação não atuará como lobby, mas, sim, em conexões governamentais e empresariais. Ele destaca sua credibilidade de duas décadas no Brasil para atrair parcerias.
Leia mais: “Vacinação contra o otimismo”, artigo de Ubiratan Jorge Iorio publicado na Edição 259 da Revista Oeste
A Lei de Conflito de Interesses impede autoridades de influenciarem decisões públicas, mas a Comissão de Ética Pública considerou que o convite foi feito a Padilha como pessoa física.
Funções e financiamento da China Hub Brasil
O estatuto da China Hub Brasil não detalha as funções do “presidente de honra”. No entanto, a Comissão de Ética sugere que Padilha poderá participar de cerimônias e reuniões consultivas. A associação terá financiamento de serviços prestados aos associados, investimentos e venda de ativos.
Leia também: “O Brasil (só) precisa sobreviver a Lula”, artigo de Adalberto Piotto publicado na Edição 258 da Revista Oeste
Conforme a divulgação, o evento de lançamento marca uma nova fase nas relações Brasil−China, pois promove negócios e cooperação estratégica. Apesar de ainda não ter associados, a China Hub Brasil conta com apoio de empresas como o Bank of China, que oferece crédito no Brasil, e a Huawei, que promove a transformação digital na saúde.
Os PTralhas vão usar a pista toda nos próximos dois anos.
Vá mamar em outro lugar….bando
Convidado como pessoa fisica, que cara de pau! E pq a reportagem nada disse sobre quanto $$$$ o pessoa fisica vai ganhar com essa “presidencia de honra”?
Mais um comprado pelos chineses bem barato
“…a associação não atuará como lobby…” ahammm, me engana que eu gosto!