A Polícia Federal concluiu que o deputado André Fernandes (PL-CE) incitou os atos do dia 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram e depredaram os prédios da Praça dos Três Poderes. No relatório, enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a PF se baseia unicamente em duas postagens feitas por Fernandes no Twitter.
No primeiro post, em 6 de janeiro, Fernandes escreveu: “Neste final de semana acontecerá na Praça dos Três Poderes primeiro ato contra governo Lula. Estaremos lá!”. A segunda postagem foi feita no dia 8 de janeiro, depois que a invasão já tinha ocorrido. O deputado publicou a imagem da porta do armário de togas do ministro Alexandre de Moraes, arrancado e levado pelos invasores, e escreveu: “Quem rir, vai preso”.
Para a PF, na primeira postagem “parece não ser explícita a incitação” aos atos de 8 de janeiro, mas na segunda “depreende-se que o deputado coadunou com a depredação do patrimônio público praticada pela turba que se encontrava na Praça dos Três Poderes”.
Outra conclusão da Polícia Federal é que o deputado “conferiu ainda mais publicidade” à depredação. “Restando, portanto, demonstrada sua real intenção com aquela primeira postagem, que era a de incitar a prática delituosa”, concluiu o relatório.
Embora tivesse sido concluído há alguns dias, o relatório chegou à imprensa e foi divulgado na quinta-feira 25, dia de instalação da CPMI. Autor do requerimento de abertura da comissão, Fernandes pleiteava ser relator da comissão (a relatora será Eliziane Gama, PSD-MA).
No discurso de abertura dos trabalhos, o parlamentar referiu-se brevemente ao inquérito da PF. “O Supremo Tribunal Federal me investiga porque eu fiz uma crítica ao ativismo judicial no dia 8 de janeiro.”
Na quarta-feira 24, Moraes determinou à Procuradoria-Geral da República que se manifeste, em 15 dias, sobre as conclusões da PF.
Autor da CPMI do 8 de janeiro se pronuncia
Em nota, o deputado André Fernandes se pronunciou a respeito do relatório da PF. “Se fazer uma crítica ao ativismo judicial for crime, então não existe mais democracia no Brasil”, afirmou o parlamentar. “Gostaria muito de depor na CPMI do 8 de janeiro, dessa vez publicamente, à luz do dia, para que o povo brasileiro veja o quão absurdo é essa investigação.”
Já não existe liberdade para se dizer o que se pensa.
A tendência é só piorar.
Daqui a pouco até quem fica calado vai ser preso.
Vai la na materia do Vinicius Jr.
Tudo farinha do mesmo saco !!!
Por que apagaram um dos meus comentários? Algum problema e me apontem qual foi?
Acabou a liberdade de expressão, só pode ser corrupto e chefe de quadrilha, brincar não!
Me lembro de um passado ñ tão distante assim estar na mesa de um bar com mais 1/2 dúzia de caras falando sobre o que havia restado de respeitável ainda neste país, e a conclusão foi: em 1° lugar o exército e em 2° lugar a PF. Será que estávamos completamente loucos na época ou essa gente estava escondida levando nosso dinheiro e se preparando para atacar???
Talvez as conclusões tenham sido tirados sob a influência de altos teores etílicos. Loucos talvez não.
Imagino você e a meia dúzia de amigos, já alterados pelo excessivo consumo de bebidas, deve ser um espetáculo pitoresco.
Pelo visto você chegou a conclusão que Alexandre de Moraes que é o infiltrado. Você enriquece essas páginas com sua mente brilhante
Você viaja bastante não é esquerdinha? É por conta de mentecaptos deste tipo que esse país está do jeito que está. Enfim, não me iludo mais com essa corja.
Eu nunca me iludi. Quanto as viagens, confesso que tenho viajado pouco.
Andre Fernandes, o deputado que entrou para o livro de anedotas de Flávio Dino. Um legislador analfabeto.
Igual o vagabundo do seu pai e a piranha da sua mãe.
O mocinho não gosta de contraposições. Meus pais são maravilhosos e tenho certeza que os seus também são, porém nem todos têm sucesso na educação dos filhos.
É piada isso? Ou é pra chorar.
Que ridículo.
A PF aparelhada vai encontrar até pelo em ovo e cifre em cabeça de cavalo.
Os atos era do conhecimento de toda a cúpula governamental a pelo menos 3 dias antes do ocorrido.
É muita forçação de barra! Ridículo.
PF toda instrumentalizada e feita de polícia particular para pescaria jurídica.
PF comunista a serviço do Ogro satanista lulaEsgoto. o Brasil se tornou o país da Esbórnia e da Desordem. Não podemos confiar em nenhuma instituição, muito menos e mais grave a do Judiciário.
Beatriz, tire umas férias, o Nordeste tem praias maravilhosas e um poco acolhedor.
A PF hoje faz o quê determina o Dinossauro, é mais um instrumento que os comunistas utilizam pra tentar dar legalidade aos seus atos espúrios. Mas essa rataiada vai ser incinerada logo logo.
Surreal, agora vão prender quem deu opinião sobre o 8 de janeiro???????
A PF instituição que já foi de respeito, hoje ser uma instituição que se quer sabe interpretar posts e por isso só faz cagada. Agora, tem alguém do STF e do TSE querendo a cabeça desse deputado e do Van Hatten também.
INCITAR
verbo transitivo direto e bitransitivo
1.
– Estimular (alguém) [a]; instigar, encorajar.
“a curiosidade incitava-o (a constantes buscas)”
2.
transitivo direto e pronominal
– Causar ou ter uma reação; estimular(-se), excitar(-se).
“i. os sentimentos”
De acordo com o dicionário, desde quando o deputado incitou alguém ou a um grupo de desordeiros se o comentário dele foi após o ocorrido? Ou, se o fato já ocorreu, como então alguém poderia incitar os agentes desordeiros?
Podem responder isso daí, ou não conhecem a língua portuguesa?
As respostas não estão no dicionário e sim em posts anteriores ao fato. Dispense o dicionário e de uma passada nas redes sociais do mesmo, infelizmente alguns posts apagados. O deputado do Jus Brasil não cansa de passar vergonha.
“Neste final de semana acontecerá na Praça dos Três Poderes primeiro ato contra governo Lula. Estaremos lá!”
– Comentário: O deputado cearense André Fernandes é o mais novo vidente do Planalto, quem afirma isso é a grande equipe de competentes investigadores da Polícia Federal.
“Quem rir, vai preso”. isso aconteceu após o mesmo deputado difundir uma imagem da porta do gabinete do Xandão, arrancada por marginais arruaceiros. Mais uma vez, os agentes dos mais preparados do mundo, dão curso até para o FBI e a CIA, não estão nem aí para brincadeiras, não tem o mínimo senso de humor. Então não se pode nem mais fazer fazer uma piadinha inocente? O fato já havia ocorrido, como qualquer repórter cinegrafista, estaria em condições plenas para difundir ao público aquele evento lastimável. Ou isso também não pode? Onde está escrito isso?
Se tiver orações com Silas Malafaia estarei lá.
No final das contas, essa CPMI só vai servir para mais prisões e cassações de parlamentares da direita. O STF já está prontinho para dar as ordens baseando-se nesses achismos da PF e nas narrativas mentirosas dos parlamentares governistas. E a PF que já nos deu tanto orgulho um dia, hoje é o instrumento usado para vingança e perseguição política nas mãos de um criminoso psicopata e cruel.
Barbaridade. Conclusão? Somente ilações da PF. Subjetivismo ao extremo.
A PF parece cada vez menos com a PF. É tão absurda a relaçāo que é éstabelecida entre as postagens e os atos de vandalismo do dia 08/01/2023 que em um ambiente de Estado Democrático de Direito nāo seria nem considerada. Mas como vivemos em uma distopia, o Alexandraquistāo, tudo é possível.
GESTAPO
Gestapo é com Beatrix Von Storch.
Quando se trata de política não é sobre quem é corrupto é sobre quem foi pego, porque todos eles têm esqueletos no armário