Parlamentares da oposição criticaram a decisão do presidente Lula de criar mais um ministério — o 38º. Isso representa um aumento de 65% em relação às 23 pastas com as quais o ex-presidente Jair Bolsonaro encerrou o governo em 2022.
Lula fez o anúncio nesta terça-feira, 29, na live semanal. A criação do ministério tem objetivo de acomodar o centrão sem demitir aliados em outras pastas.
+ Lula vai criar mais um ministério para agradar ao centrão
Líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN) criticou “a forma espúria e antirrepublicana que o PT trabalha na construção de maioria”. Trata-se de um projeto de poder, que penaliza a população, disse o senador.
Lula está na vice-liderança dos presidentes que mais tiveram ministros. Ele só perde para Dilma Rousseff, que teve 39 pastas. “Um recorde vergonho”, nas palavras do deputado Luiz Lima (PL-RJ).
O deputado Maurício Marcon (Podemos-RS) destacou o dispêndio ainda maior do governo para abrigar aliados. “Serão mais cargos, e mais gastos desnecessários, tudo isso para comprar apoio de parlamentares”, escreveu, no X (antigo Twitter). “É triste ver partidos que se diziam de oposição aceitarem essas migalhas para fazer parte do governo.”
Novo ministério do governo Lula é destinado ao centrão
O anúncio do novo ministério vem em meio à discussão sobre uma possível reforma ministerial e à negociação com o centrão. O governo pretende dar cargos ao Republicanos e ao PP. Nos bastidores, é dado como certo que os deputados Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA) vão assumir ministérios no governo Lula, embora as pastas não estejam definidas.
+ A queda de braço entre Lula e Lira pela sucessão na Câmara
Ao anunciar a nova pasta, Lula não mencionou as tratativas com as duas legendas. Apesar do possível ingresso dos dois partidos no governo petista, os presidentes do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), classificam as legendas como de direita e afirmam que as siglas vão continuar independentes.
Leia também: “Os figurantes“, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 171 da Revista Oeste
Esse novo ministro nem sabe o vai fazer!!!
Gostaria de saber a estrutura de ministério!!!!
Será interessante saber quem faz o que pra quem!!!!
Esse é verdadeiramente um governo de LESAS PATRIA.
Será que o Congresso vai deixar isto passar ou está conivente ????
Um modo de abocanhar os recursos do SEBRAE e do Sistema S? Geridos por entes privados, os recursos seriam colocados sob a gestão do $i$tema?
Um bando de parasitas e sanguessugas
Não está preocupado com o povo, pois o povo não o elegeu …
Esse desgoverno já é uma vergonha geral, desmandos e gastança …
nOTA-SE QUE ELE NÃO ESTÁ PREOCUPADO COM SUA IMAGEM PARA OS ELEITORES, MESMO PORQUE ELE ESTÁ CRENTE QUE NÃO TERÁ ELEIÇÕES!!! cREIO INFELIZMENTE QUE ELE ESTÁ COM A RAZÃO!!!
aPODEROU-SE DO LEGISLATIVO E DO JUDICIÁRIO E COLOCOU AS 3 FORÇAS DE QUATRO E PEDINDO DESCULPAS POR ESTAR DE COSTAS!!!
Cada dia mais envergonhado de ser brasileiro , toma lá dá cá descarado , nenhuma responsabilidade e respeito com o pagador de impostos , passam o tempo todo torrando o dinheiro e tramando em como arrecadar mais e mais .. modelo imperial !