Diversos parlamentares da oposição criticaram a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes de anular todas as condenações do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) no âmbito da Operação Lava Jato.
Gilmar atendeu a pedido da defesa e estendeu ao petista os efeitos da decisão que declarou o ex-juiz Sergio Moro suspeito para atuar em processos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de quem Dirceu foi ministro.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Em postagem no Twitter/X, o deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) disse que chamar a decisão de “vergonha” seria um elogio. “Todas as provas e julgamentos foram nada”, escreveu. “Dizer que é vergonha é elogio. Quando a política invade os tribunais, a Justiça foge pela janela. A Justiça foi engolida por um buraco negro.”
O vereador Rubinho Nunes (União Brasil-SP) também falou sobre a decisão de Gilmar Mendes na rede social. “Gilmar Mendes anulou TODAS, repito, TODAS AS CONDENAÇÕES de José Dirceu na Lava Jato”, afirmou. “Agora Zé Dirceu é ‘ficha-limpa’ e provavelmente disputará as eleições de 2026. O Brasil não é para amadores!”
Na mesma linha, a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) também criticou a decisão. “Na Câmara estão tentando atrasar a anistia para presos políticos”, disse. “No STF Zé Dirceu é liberado de todas as condenações. O crime sem castigo leva ao castigo sem crime.”
O deputado estadual Márcio Gualberto (PL-RJ) disse que, aparentemente, “a tese estapafúrdia por trás dessa decisão absurda, é a de que José Dirceu foi injustamente retaliado por ser ligado ao Lula”.
“Coitadinho desse santo homem chamado São José Dirceu, padroeiro dos homens honestos”, escreveu Gualberto no Twitter/X.
Leia também: “Preso 4 vezes por corrupção, Zé Dirceu participa de cerimônia no Congresso”
O ex-ministro do Meio Ambiente e deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP) afirmou: “Dirceu ‘tá on’, e o Brasil, sifu”.
Quem também se manifestou sobre a deliberação do ministro Gilmar Mendes foi o deputado federal Mauricio Marcon (Podemos-RS) e comparou o caso de José Dirceu com a inelegibilidade de Bolsonaro.
“José Dirceu teve suas condenações por crimes contra o bolso do trabalhador brasileiro anuladas por Gilmar Mendes e voltou a ser elegível para uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026”, publicou. “Já o ex-presidente Bolsonaro, segue inelegível, por ter se reunido com embaixadores durante o exercício de seu mandato.”
“Essa é a ‘Justiça’ brasileira, temos realmente ‘tudo para dar certo’!”, acrescentou.
Gilmar Mendes anulou todas as condenações do petista
Com a decisão do ministro Gilmar Mendes, todas as decisões de Sergio Moro contra Dirceu na Operação Lava Jato estão anuladas, inclusive as duas condenações. O ex-ministro foi condenado por Moro em 2016 a 23 anos de prisão por corrupção passiva, recebimento de vantagem indevida e lavagem de dinheiro.
Em 2017, houve uma segunda condenação, a 11 anos e três meses de prisão, por corrupção e lavagem de dinheiro. Os casos envolvem participação de Dirceu em esquemas de corrupção na Petrobras.
A defesa do ex-ministro pediu a extensão da decisão do Supremo que considerou Moro parcial em casos que envolvem Lula também na Lava Jato. O processo está em segredo de Justiça.
O entendimento é que, com a decisão de Gilmar, José Dirceu recupera os direitos políticos e poderia voltar a se candidatar.
Leia também: “Antigo ‘faz-tudo’ de José Dirceu opera banco fictício de R$ 8,5 bilhões”
A reversão das condenações a José Dirceu se soma a uma série de decisões do STF para anular decisões da Lava Jato, especialmente as tomadas pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski e pelo ministro Dias Toffoli. A Corte praticamente isentou todos os réus do maior esquema de corrupção do Brasil.
Amigos por ande anda esse Inútil Senado que não fala nada , esses ministros parece que são donos do Brasil condenam inocentes e absolve Ladrões e Corruptos e ninguém sabe os motivos e olha que são corruptos que roubaram muitos e muitos Milhões dos pagadores de impostos , será que não vai ter um freio pra parar esses senhores que dizem que salvaram a Democracia
Qual será a próxima palestra desse canalha Gilmar Mendes?, falará sobre justiça?, estão brincando com o povo , será que um dia a cada desses canalhas não cairá e feio ?
Chega de criticas aqui na mídia. Partam para o enfrentamento. Isto foi o resultado de “trabalhar nas quatro linhas” com bandidos!
Esse pseudo juiz ri na cara do povo e quem pode fazer alguma coisa da a bunda para essa turma
Isso é uma vergonha , ninguém acredita mais na nossa justiça , uma mãe é condenada a 15 anos de prisão por pintar uma estátua de banton e um dos maiores corruptos do pais está livre , leve e solto .
Povo nas ruas já! Protestos todos fins de semana!
Lendo uma matérias dessas, não sei vomito ou cago, ou faço os dois. É de dar nojo. Esse gilmar e os demias canalhas do stf merecem a morte. Enquanto isso inocentes apodrecem nas prisões, acusados injustamente e sem julgamento. A justiça tarda mas não falha. Esses canalhas F D P vão morrer apodrecendo.
Falta dignidade !!!! Como o povo pode respeitar essa Instituição repleta de imorais?
VERGONHA !!!! O STF é o câncer do país. Insegurança jurídica total, a volta dos bandidos a cena do crime. .
Faz alguns anos que esses personagens com toga arrobaram as portas da cadeia, começando a soltar o chefão, que se tornou presidente… mas, sob que meios? O vulcão da revolta popular, aos poucos, está dando sinais de sua atividade. Dia virá que entrará em erupção e expelirá todas as lavas reprimidas. Lavas espessas e outras expelindo magma fluido, com muitos gases explosivos, projetando materiais sólidos em grandes alturas. Essa metáfora descreve a ira popular contra os ocupantes que há mais de cinco anos a cada dia avançam mais em abusos.
Povo brasileiro do e de bem, vamos invadir Brasília, tocar fogo no STF, TSE, TCU e STJ. Só na bala e GUERRA CIVIL JÁ! TÔ DENTRO!
O tá comigo
esse gilmar não vale o ar que respira
Quanto mais reforçar a bandidagem é garantia que a Lava Jato não volta. E Gilmar Mendes estava para ser observado em sua conta na Suiça. Alguém faz ideia?
Os mesmos ministros que são contra anistia aos presos políticos são os que liberam os corruptos da lava jato e soltam os criminosos por lavagem de dinheiro, traficantes de drogas, e ainda querem respeito ao judiciário? Essa é a democracia que eles dizem combater?
A lavajato teve ecos no Peru e nos USA, pq a Odebrecht atuava também nesses países.
Lá os presos continuam presos ou mortos. No Peru, um ex-presidente está preso, condenado a 22 anos e outro (Alan Garcia) suicidou-se para não ser preso.
Aqui, onde tudo começou, ninguém está preso. E todos os corruptos, pelas regras, poderão ser presidentes da República, do Congresso ou da Corte Suprema.
“Hoje foi a vez de Zé Dirceu
ficar mais limpo do que eu”
Os atuais julgadores do STF de hoje só pegam os processos da corrupção para livrar da cadeia, com aguçada procura de falhas nos processos e NUNCA para examinar méritos e provas. O cinismo faz com que suas excelências até confessem essa bizarrice moral nos despachos: sem analisar qualquer prova, a frase mais ecoada é ‘provas foram obtidas ilegitimamente’, ou ‘por causa que o cep devia começar com o número 70’.
É irritante
SUPORTAR ESTES DESMANDOS …. ATÉ QUANDO ?
o gilmar não é maior que o brasil.
desrespeita as leis o tempo todo.
suas relações são questionáveis.
ATÉ QUANDO ?
puro escánio deste “sinistro”.
caçoada, uma zombaria.
para quem chorou pelo zanin, quem sabe ri agora pelo zé.
um bandido contumaz.
pobre e podre BRASIL.
Quando eu vejo e ouço a fala desse calhorda sobre a Lava Jato, apresentada há poucos anos passados, é impossível deixar de considerar duas possibilidades: levou um bocado de dinheiro ou está sob uma coação que poderia desmascarar todas seus possíveis trambiques. De qualquer forma, nunca prestou. É membro relevante e decano da corja do STF.
Quer dizer que com bandido houve parcialidade, mas para cassar os direitos políticos de Bolsonaro não, está na hora de Bolsonaro meter a mão no bolso.
O Bostil é a terra da insanidade total.
Como disse Olavo de Carvalho, Gilmar era um homem conservador,liberal, mas o sistema não quis,agora ele age pelo sistema. Simples assim.