Parlamentares da oposição vão apresentar um novo pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, na próxima segunda-feira, 9, às 16h. A formalização da medida ocorrerá no Senado.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
De acordo com publicação do senador Eduardo Girão (Novo-CE), o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vai receber o documento em mãos, em reunião marcada às 16 horas.
Além de Girão, os deputados federais Coronel Meira (PL-PE), Gustavo Gayer (PL-GO) e Bia Kicis (PL-DF) são os principais líderes da iniciativa. No total, eles reúnem apoio de aproximadamente 150 congressistas, que acusam Moraes de abuso de poder e violação de direitos constitucionais.
Leia também: “Juízes de duas caras”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 233 da Revista Oeste
O principal argumento do grupo é que as decisões do ministro ameaçam a Constituição Federal e interferem indevidamente nos outros Poderes.
Impeachment de Moraes depende do Senado
O processo de impeachment de um ministro do STF tem início no Senado, por isso, depende de Pacheco, que deve pautá-lo.
“Nossa Constituição tem sido desrespeitada em diversas ocasiões por decisões do ministro Alexandre de Moraes”, disse Meira. “Precisamos preservar os direitos individuais e as garantias fundamentais dos cidadãos, assegurando o Estado Democrático de Direito”.
Leia mais: “Entrevista com o antigo Moraes”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 233 da Revista Oeste
A decisão de Moraes de bloquear o Twitter/X no Brasil é um dos pontos mais criticados pelos deputados. Neste sábado, 7, opositores participaram de um ato na Avenida Paulista, em São Paulo, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro. O movimento pediu a anistia dos presos políticos do 8 de janeiro e o impeachment de Moraes.
Além do bloqueio do X, os deputados listam outras ações de Moraes que consideram abusivas. Entre elas, estão o uso indevido de prisão preventiva, desrespeito a pareceres da Procuradoria-Geral da República, violação das prerrogativas dos advogados e negativa de prisão domiciliar para pessoas com problemas graves de saúde.
Há também a imposição de multas desproporcionais para o uso de VPNs e a solicitação de intervenção ao Congresso dos Estados Unidos em questões internas.
O PACHECO É MUITO COVARDE PARA ACATAR O PEDIDO. VAI ALEGAR QUALQUER COISA PARA NÃO LEVAR ADIANTE.
ISTO NÃO LHE INTERESSA POIS TEM “RABO PRESO” OU DEPENDE DE BENEFÍCIOS VINDO DO STF.
TRATA-SE DE UM POLÍTICO FRACO E MAL INTENCIONADO (TUDO QUE FAZ É EM PROVEITO PRÓPRIO)
FAZ DA SUA CADEIRA COMO PRESIDENTE DO SENADO …. O SEU ESCRITÓRIO PARTICULAR.
CHEGA A SER TOSCO.
POBRE E PODRE BRASIL
A franjinha mineira não vai fazer nada como sempre
Nosferatu
Essa corja toda mancomunadas a favor desse ditadorzinho e do sistema esquerdinha, e pouco apoio do Congresso para forçar o impeachment. Acho que não vai dar em nada. Já era galera… Somente mesmo, se mudar o sistema de voto, e com impressão do comprovante do voto, para possiveis audições,,,
Participei de todas as nanifestacoes. TODAS, inclusive diante do Comando Militar do Sudeste. Minha opinião: não vai dar em nada! Não se atrevam a me taxar de pessimista. Aos 70 anos, já vi muita coisa acontecendo. Hoje, porém, não vejo alternativa nenhuma, pois inexistente força coesa de pressão. Somos duzentos milhões… Quantos se nanifestaram? Quantos deputados e senadores de acorfo? Não se iludam.
Tinha que aproveitar e protocolar também o de Rodrigo Pacheco, cúmplice número um!!⚖️😡🤬🤮
Não adianta muito. O Picolé de Nabo se borra todo diante do Cabeça de Ovo.
O primeiro passo será o impeachment de Moraes e o segundo passo, será aprovar a anistia para todos os envolvidos no 8 de janeiro, com exceção daqueles que depredaram prédios públicos.
Um país não pode ter um presidente do TSE, que escolhe primeiro seus alvos para preparar provas contra eles e depois condená-los, ficou feio para um constitucionalista como Moraes.
Perdão! … criativos …
Nós também somos criativo, a d m (adeus ditador maligno).
150 paralamentares ao todo apoiando!? Não é possível, número baixíssimo!
Pacheco pode receber, porém não é confiável nos bastidores atuará p os senadores indecisos não assinarem.
cadeia pra esse cabeça de ovo
Por que às DEZESSEIS horas? Por que NO FIM DO DIA! Isso é mais uma evidência de que os parlamentares brasileiros simplesmente NÃO TRABALHAM, não gostam de trabalhar. Essa mera entrega do pedido de impeachment ao mero presidente do mero Senado deveria ser feita NAS PRIMEIRAS HORAS da segunda-feira. No Brasil, rigorosamente TUDO “fica para amanhã”, TUDO é adiado “para amanhã”. E todos os parlamentares, naturalmente, TÊM DE estar presentes no Congresso Nacional pelo menos a partir das OITO HORAS DA MANHÃ, porque foi para isso que NÓS, POVO e ELEITORES, os elegemos.