A deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), em uma das sessões da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos atos de 8 de janeiro na Câmara Legislativa do Distrito Federal, em discurso inflamado, falou sobre “verdades”.
“A verdade é que o atual presidente da República foi condenado em três instâncias e foi anulado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), essa é a verdade”. E prosseguiu: “A verdade é que eu tenho sim direito de falar ‘fora Lula’, a verdade é que o povo está esperando a picanha até hoje”.
A parlamentar costuma gerar polêmica pelos discursos corajosos no plenário. Ela está no primeiro mandato de deputada distrital, depois de atuar na Câmara dos Deputados por quatro anos. No legislativo federal, Paula foi uma das líderes da CPI do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que revelou desvios bilionários do banco nos governos de Lula e Dilma, de 2003 a 2015. Desta forma, avisou: “Eu sei o que o PT fez”.
5 perguntas para Paula Belmonte
Nesta semana, Oeste conversou com a deputada distrital Paula Belmonte. Confira, abaixo, os principais pontos da entrevista.
Leia também:
O que a senhora quis dizer na declaração: “Eu sei o que o PT fez?”
Essa declaração foi dada justamente pelo envolvimento encontrado nos relatórios da CPI [do BNDES] que demonstram uma orquestra organizada do Poder Executivo da ocasião. Foram liberados recursos volumosos para o exterior, dificultando, inclusive, uma investigação adequada totalmente protegida por contratos sigilosos. O interesse por esse grupo político era tão grande pelo dinheiro público que, além de usarem recursos do BNDES, eles pegaram de vários outros órgãos. Um exemplo disso, foi o FGTS, foram R$ 2, 5 bilhões, além de acesso a vários outros créditos com juros muito subsidiados, com condições escancaradamente benevolentes.
E todos possuíam uma característica peculiar: um monopólio do Brasil, quebrando várias empresas brasileiras. Colhemos inúmeros depoimentos de pequenas empresas que eram compradas e fechadas em seguida. Foi espantosa a alteração acelerada e injustificada da finalidade do banco que sempre objetivou o desenvolvimento do nosso país com geração de emprego. O descaramento foi tanto que eles modificaram essa diretriz e tornaram o BNDES, com participação de ação em empresa estrangeira, subtraindo empregos do Brasil. E isso tudo aconteceu em detrimento de uma decisão do banco tomada em 24 horas, beneficiando esse determinado grupo.
O relatório pediu o indiciamento de 50 pessoas, entre elas, Antônio Palocci e Guido Mantega. Algo concreto aconteceu?
A gente convive diariamente com a sensação de impunidade no Brasil. Na história recente do país, a corrupção tem sido frequentemente flagrada e exposta pelas autoridades policiais nos Três Poderes, alguns vão parar na cadeia, mas a imensa maioria, não. Muitos — quando vão — ficam pouco tempo, ou se aproveitam de uma leniência judicial-política-midiática para inverter os discursos e transformam-se em heróis.
Eu vejo que as causas da impunidade são muitas e complexas: entre elas, podem-se citar a politização judicial e uma legislação inadequada ou complacente, especialmente, com relação a crimes relacionados à má gestão da coisa pública. Também vejo uma força muito grande no corporativismo, o fato de uma categoria profissional proteger os membros dessa mesma categoria, caso eles sejam flagrados na prática de um crime. A impunidade significa a falta do cumprimento das leis para aqueles que as infringem. Um governante que se corrompe, por dinheiro ou “favores”, e não é punido, faz gerar um efeito dominó imenso. O que começa com a impunidade de um, termina com a maioria dos governantes (corruptos) impunes perante a lei.
“O questionamento que fica é: O crime no Brasil compensa?”
Paula Belmonte.
A polícia pouco ou nada pode fazer, diante das situações expostas por um sistema cheio de brechas, que, na verdade, só deixam os cidadãos e as cidadãs de bem, órfãos de uma de uma Justiça eficaz. E por princípio ético, esse deveria ser o maior interesse do poder público. Acho que o questionamento que fica é: O crime no Brasil compensa? O que deixaremos de legado e exemplo aos nossos filhos?
O que a CPI do 8 de Janeiro, que não teve entrave para começar na Câmara Legislativa, produziu além da narrativa contra a direita?
Temos um cenário novo diante das últimas informações. Imagens que antes estavam sob sigilo, hoje retratam figuras suspeitas participando da ação. O [então] ministro-chefe do GSI [Gabinete de Segurança Institucional], general Gonçalves Dias, responsável pela segurança presidencial, se apresenta muito confortável entre os manifestantes. Vou trabalhar incessantemente na perspectiva de encontrar os verdadeiros culpados pelos acontecimentos do dia 8 de janeiro.
Entreguei para a comissão requerimento convocando a senhora Ana Priscila Azevedo, apontada como uma das organizadoras dos atos. É imprescindível a apuração criteriosa acerca do fácil acesso que esses manifestantes tiveram aos órgãos federais, especialmente no que se refere ao Palácio do Planalto. De modo que a Justiça puna os reais culpados pela desordem e desrespeito com as instituições públicas.
Como a senhora vê a situação de Anderson Torres, já com apelo de prisão que já extrapolou o limite da legalidade?
O próprio Ministério Público no dia 17 de abril defendeu a saída de Anderson Torres da prisão, com cumprimento de medidas cautelares, principalmente em face das condições de saúde física e mental que ele se encontra, segundo laudo médico. Sobre a manutenção de Anderson Torres na prisão, cabe ressaltar que trata-se de um delegado de Polícia Federal, e não posso acreditar que ele represente risco à sociedade. Poderia ser oferecido pelo juiz medidas cautelares diversas da prisão – prisão domiciliar, uso de tornozeleira eletrônica, entre outras.
“É importante que se tenha uma ampla transparência dos atos praticados pela administração pública”
Paula Belmonte.
Mas hoje, vejo nosso Judiciário politizado, e há uma necessidade de depuração para que possamos ser fiéis aos mandamentos definidos em nossa Constituição Federal, o que não estamos presenciando nos últimos três anos, principalmente em determinadas atuações do Supremo Tribunal Federal (STF). É importante que se tenha uma ampla transparência dos atos praticados pela administração pública, ainda mais quando se trata de dispêndio de recursos públicos, que impactam diretamente na sociedade e nos próprios serviços públicos ofertados. Sou uma defensora das liberdades individuais e coletivas, e a Constituição determina em seu artigo 5º que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.
O combate à corrupção é uma de suas bandeiras. De que forma, o seu trabalho, como deputada distrital, pode ajudar a desvendar irregularidades no governo federal?
Enquanto deputada federal, apresentei alguns projetos voltados às penalidades no mau uso de dinheiro público. Um, é o PL 1485/20, que aumenta as penas de vários tipos de crimes ligados ao desvio de recursos relacionados ao estado de calamidade pública. O projeto endurece penas para desvio de recursos públicos reservados à pandemia. Na Lei de Licitações, o texto determina a aplicação em dobro de várias penas previstas, relacionadas ao processo licitatório, se o crime envolver a compra ou contratação de insumos, bens ou serviços destinados ao enfrentamento de estado de calamidade pública. Essas penas de detenção variam de seis meses a seis anos.
“A insatisfação da sociedade está crescendo com a sensação de impunidade em casos que tratam do desvio de recursos públicos”
Paula Belmonte.
Outro é o projeto 4546/20, que acaba com a prescrição, ou seja, impede que um processo deixe de ser julgado pelo fim dos prazos judiciais, para crimes de corrupção. Porque na minha visão, a insatisfação da sociedade está crescendo com a sensação de impunidade em casos que tratam do desvio de recursos públicos, minando a confiança que a população deve depositar em seus representantes eleitos.
Eu também tive apensado um projeto que combate os supersalários de agentes públicos e políticos. São os PLS 449/2016 e 6.726/2016. Atualmente, o teto para os servidores federais é de quase R$ 40 mil, existindo escalonamentos constitucionais para o Distrito Federal, estados e municípios, cuja intenção do projeto é disciplinar o que pode e o que não pode ser contato no teto.
No âmbito distrital, fiz questão de presidir a Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle, que tem a finalidade de acompanhar, fiscalizar e analisar as contas públicas do Distrito Federal. Dentre suas funções, tem a de realizar fiscalizações, vistorias, solicitar instauração de auditorias/inspeção ao Tribunal de Contas do Distrito Federal. Recentemente, na minha gestão, tive a felicidade de poder firmar acordo de cooperação técnica para compartilhamento de informações entre a comissão e o Ministério Público do Distrito Federal, o Tribunal de Contas do Distrito Federal e a Controladoria-Geral do Distrito Federal.
Existem 3 tipos de pessoas que votam no pt:
1 – as que roubam junto;
2 – as que querem roubar junto;
3 – os idiotas burros demais pra entender qq coisa.
Se vc é qualquer um desses, vc é um condenado.
O STF só tem um objetivo, a agenda 2030! Isso está muito claro, todos que atravessarem o seu caminho, vão pagar caro, não vai importar lei, constituição, faram o que tem que ser feito! A única coisa que poderá ser feito para impedi-los, será o impechiman feito pelo senado, como acho difícil isso acontecer, muita gente irá pagar caro!
Todos sabem o que o PT fez e continua fazendo. Não é novidade a história macabra dessa quadrilha classificada como partido político. Problema é que metade da população é de bem e honesta, a outra parte é bandida e de má índole.
Se o PT tem “lindinho” (Lindberg) mentiroso e bandido, eis que surge do lado correto uma deputada “lindinha” (literalmente), sem medo de falar a verdade e honesta. Parabéns Deputada.. alem de bela, correta.
Depois de tudo que a Deputada Paula Belmonte, corajosamente desnudou as fraudes e falcatruas cometidas pela Organização Criminosa (OCRIM), durante os governos dos PeTralhas, fico com vergonha do nosso congresso, na maioria homens, que mais parecem acovardados e assustados como frágeis coelhos, sem atitude de homem público e político patriota, em defesa dos seus cidadãos e eleitores !!
Senhores parlamentares, honrem o voto dos seus eleitores que o elegeram e tomem atitudes corajosas em defesa do Brasil e dos seus cidadãos !!
Basta de parasitas oportunistas no congresso !!
Os cidadãos honestos e trabalhadores não aceitam mais esse comportamento dos seus representantes no congresso (Câmara dos Deputados e Senado Federal).
Aqueles que acharem que não preenchem os requisitos da população, renunciem ao cargo e deixem que o substituto assuma para dar continuidade aos interesses da população !!
Basta de bichos preguiças no congresso !!!
Sr. Claudionor, parabéns e obrigado por escancarar toda a podridão dessa organização criminosa nos últimos vinte e tantos anos.
Quem sabe isso pode refrescar a memória dos desmiolados que até hoje esperam a picanha prometida na campanha eleitoral de 2022 pelo cachaceiro mentiroso !!!
Todos sabem o que o PT e seu chefe ladrão fizeram, só fingem ter esquecido e estão sendo muito bem pagos por isso. A deputada é muito mais corajosa, mais ‘macho’, do que a maioria dos frouxos covardes que estão envergonhado o congresso nacional. Precisa estar atenta e se cuidar pois logo será perseguida pelos adoradores de comunistas e pelo Imperador aloprado supremo dono do brazil.
Parabéns a deputada Paula, seus eleitores devem estar orgolhosas de serem bem representados. Nós hoje, só contamos com o congresso todo o resto foi comprado pelo ladrão.
“Quando você perceber que para produzir, precisa pedir licença a quem não produz coisa alguma; quando perceber que o dinheiro flui mais para quem negocia, não com bens, mas com favores; quando perceber que, mais do que pelo trabalho, muitos enriquecem com o suborno e tráfico de influência, quando perceber que as leis não nos protegem deles, mas, ao contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício, então poderá afirmar, sem temor algum de errar, que a sua sociedade está condenada”.
Ayn Rand, 1905 – 1982, escritora, dramaturga, roteirista e filósofa norte-americana de origem judaico-russa.
Gata e inteligente!
Paula Belmonte me representa. Seria ótimo ter uma parceria Arraigada com o Delagnol e o Sérgio Moro.
Eles iriam pegar TODOS…!
Parabéns a Deputada Paula.
Seria maravilhoso se todos congressistas se comportassem como esta mulher.
Infelizmente o Congresso Nacional está repleto de CORRUPTOS, a maioria com o RABO PRESO ao STF, que agindo na malandragem, engavetam, prorrogam, adiam os processos, investigações, sindicâncias, etc… Para ter esses corruptos, maus caráter, amorais, ladrões, etc… sobre seu julgo.
E agora… Uma pequena AMOSTRA dos Governos do Luladr#*.
1. Caso Pinheiro Landim
2. Caso Celso Daniel
3. Caso Toninho do PT
4. Escândalo dos Grampos Contra Políticos da Bahia
5. Escândalo do Proprinoduto (também conhecido como Caso Rodrigo Silveirinha )
6. CPI do Banestado
7. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MST (REPETECO)
8. Escândalo da Suposta Ligação do PT com a FARC
9. Privatização das Estatais no Primeiro Ano do Governo Lula
10. Escândalo dos Gastos Públicos dos Ministros
11. Irregularidades do Fome Zero
12. Escândalo do DNIT (envolvendo os ministros Anderson Adauto e Sérgio Pimentel)
13. Escândalo do Ministério do Trabalho
14. Licitação Para a Compra de Gêneros Básicos
15. Caso Agnelo Queiroz (O ministro recebeu diárias do COB para os Jogos Pan-americanos)
16. Escândalo do Ministério dos Esportes (Uso da estrutura do ministério para organizar a festa de aniversário do ministro Agnelo Queiroz)
17. Operação Anaconda
18. Escândalo dos Gafanhotos (ou Máfia dos Gafanhotos)
19. Caso José Eduardo Dutra
20. Escândalo dos Frangos (em Roraima)
21. Várias Aberturas de Licitações da Presidência da República Para a Compra de Artigos de Luxo (REPETECO)
22. Escândalo da Norospar (Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná)
23. Expulsão dos Políticos do PT
24. Escândalo dos Bingos (Primeira grave crise política do governo Lula) (ou Caso Waldomiro Diniz)
25. Lei de Responsabilidade Fiscal (Recuos do governo federal da LRF) (SE REPETINDO)
26. Escândalo da ONG Ágora
27. Escândalo dos Copos (Licitação do Governo Federal para a compra de 750 copos de cristal para vinho, champagne, licor e whisky)
28. Caso Henrique Meirelles
29. Caso Luiz Augusto Candiota (Diretor de Política Monetária do BC, é acusado de movimentar as contas no exterior e demitido por não explicar a movimentação)
30. Caso Cássio Caseb
31. Caso Kroll
32. Conselho Federal de Jornalismo
33. Escândalo dos Vampiros
34. Escândalo das Fotos de Herzog
35. Uso dos Ministros dos Assessores em Campanha Eleitoral de 2004
36. Escândalo do PTB (Oferecimento do PT para ter apoio do PTB em troca de cargos, material de campanha e R$ 150 mil reais a cada deputado) (AGORA USAM O ORÇAMENTO SECRETO)
37. Caso Antônio Celso Cipriani
38. Irregularidades na Bolsa-Escola
39. Caso Flamarion Portela
40. Irregularidades na Bolsa-Família
41. Escândalo de Cartões de Crédito Corporativos da Presidência (SE REPETINDO)
42. Irregularidades do Programa Restaurante Popular (Projeto de restaurantes populares beneficia prefeituras administradas pelo PT)
43. Abuso de Medidas Provisórias no Governo Lula entre 2003 e 2004 (mais de 300)
44. Escândalo dos Correios (Segunda grave crise política do governo Lula. Também conhecido como Caso Maurício Marinho)
45. Escândalo do IRB
46. Escândalo da Novadata
47. Escândalo da Usina de Itaipu
48. Escândalo das Furnas
49. Escândalo do Mensalão (Terceira grave crise política do governo. Também conhecido como Mensalão)
50. Escândalo do Leão & Leão (República de Ribeirão Preto ou Máfia do Lixo ou Caso Leão & Leão)
51. Escândalo da Secom
52. Esquema de Corrupção no Diretório Nacional do PT
53. Escândalo do Brasil Telecom (também conhecido como Escândalo do Portugal Telecom ou Escândalo da Itália Telecom)
54. Escândalo da CPEM
55. Escândalo da SEBRAE (ou Caso Paulo Okamotto)
56. Caso Marka/FonteCindam
57. Escândalo dos Dólares na Cueca (MEDEIROS AGORA É LIDER DO GOV.)
58. Escândalo do Banco Santos
59. Escândalo Daniel Dantas – Grupo Opportunity (ou Caso Daniel Dantas)
60. Escândalo da Interbrazil
61. Caso Toninho da Barcelona
62. Escândalo da Gamecorp-Telemar (ou Caso Lulinha)
63. Caso dos Dólares de Cuba
64. Doação de Roupas da Lu Alckmin
65. Doação de Terninhos de Marísa da Silva
66. Escândalo da Nossa Caixa
67. Escândalo da Quebra do Sigilo Bancário do Caseiro Francenildo (Quarta grave crise política do governo Lula. Também conhecido como Caso Francenildo Santos Costa)
68. Escândalo das Cartilhas do PT
69. Escândalo do Banco BMG (Empréstimos para aposentados)
70. Escândalo do Proer
71. Escândalo dos Fundos de Pensão
72. Escândalo dos Grampos na Abin
73. Escândalo do Foro de São Paulo
74. Esquema do Plano Safra Legal (Máfia dos Cupins)
75. Escândalo do Mensalinho
76. Escândalo das Vendas de Madeira da Amazônia (ou Escândalo Ministério do Meio Ambiente).
77. 69 CPIs Abafadas pelo Geraldo Alckmin ( em São Paulo )
78. Escândalo de Corrupção dos Ministros no Governo Lula
79. Crise da Varig
80. Escândalo das Sanguessugas (Quinta grave crise política do governo Lula. Inicialmente conhecida como Operação Sanguessuga e Escândalo das Ambulâncias)
81. Escândalo dos Gastos de Combustíveis dos Deputados
82. CPI da Imigração Ilegal
83. CPI do Tráfico de Armas
84. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o PCC (SE REPETINDO)
85. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MLST (SE REPETINDO)
86. Operação Confraria
87. Operação Dominó
88. Operação Saúva
89. Escândalo do Vazamento de Informações da Operação Mão-de-Obra
90. Escândalo dos Funcionários Federais Empregados que não Trabalhavam
91. Mensalinho nas Prefeituras do Estado de São Paulo
92. Escândalo dos Grampos no TSE
93. Escândalo do Dossiê (Sexta grave crise política do governo Lula)
94. ONG Unitrabalho
95. Escândalo da Renascer em Cristo
96. CPI das ONGs
97. Operação Testamento
98. CPI do Apagão Aéreo ( Câmara dos Deputados)
99. Operação Hurricane (também conhecida Operação Furacão )
100. Operação Navalha
101. Operação Xeque-Mate
102. Escândalo da Venda da Varig
Por enquanto é só. Pesquisem.
Escolham bem em quem votar em: 2024, 2026, 2028…
Uma bela e corajosa deputada distrital. Parabéns.
Boa!
Hoje mesmo ouvi uma discussão dessa combativa deputada Paula Belmonte com um indivíduo desclassificado chamado Chico Vigilante, um deputado distrital petista, oriundo do Maranhão, onde ele disse que a deputada deveria retirar a convocação daquele fotógrafo, que estava visivelmente a serviço daquela baderna do dia o8/01 em que esse tal Vigilante afirmou que o indivíduo não poderia ser convocado por se tratar de pessoa a serviço da imprensa. Isso só deve passar na cabeça esférica desse homúnculo nordestino, uma afirmação estapafúrdia como essa. O imbecil de tão analfabeto que é, nem conseguiu pronunciar a palavra Reuters, e nem deve saber do que se trata isso daí. Pronunciou Roitmans, o idiota…
Boa!
Vou transferir meu domicilio eleitoral para Brasília, só para votar nessa Deputada. Ela arrasa!!!
Boa!