O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou que a Polícia Federal (PF) investiga com rapidez o caso das explosões de bombas registradas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na quarta-feira, 13. O episódio ocorreu em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) e no entorno do Congresso Nacional.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“As forças federais de segurança pública acompanham atentamente os acontecimentos ocorridos na capital do país, na noite de quarta-feira, e estão preparadas para assegurar o pleno funcionamento dos Poderes”, disse o ministro. “A Polícia Federal está trabalhando com rigor para elucidar, com celeridade, a motivação das explosões.”
Andamento das investigação das explosões em Brasília
As explosões na capital federal geraram uma resposta coordenada entre as autoridades locais e federais. O objetivo é assegurar a segurança e a continuidade das atividades governamentais e prevenir novos casos semelhantes.
As atividades na Câmara dos Deputados pararam temporariamente depois das explosões. A Polícia Federal iniciou um inquérito para apurar as circunstâncias e as motivações dos envolvidos, enquanto a Polícia Civil do Distrito Federal conduz investigações paralelas.
De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, a morte do homem foi causada por um “autoextermínio com explosivo”. Francisco Wanderley Luiz também foi identificado como o proprietário do veículo que explodiu no estacionamento entre o STF e o Anexo 4 da Câmara dos Deputados.
Resposta das autoridades
Durante as explosões, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava no Palácio da Alvorada, a cerca de 4 km do local dos incidentes. O Gabinete de Segurança Pública Institucional (GSI), sob a liderança do ministro Marcos Amaro, conduziu uma varredura nos arredores do Planalto.
“Está sendo completada a varredura, o Planalto está em segurança”, declarou Amaro, destacando que já implementou medidas adicionais de segurança.
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, reuniu-se com o presidente Lula no Palácio da Alvorada logo depois dos eventos. Os dois mantiveram contato telefônico com o presidente do STF, Luis Roberto Barroso, para discutir as próximas medidas.
Além disso, o ministro conversou com Celina Leão (Progressistas-DF), vice-governadora do Distrito Federal. Eles também trocaram mensagens com o governador Ibaneis Rocha (MDB-DF), que estava na Itália, para coordenar ações de segurança.
Leia também: “Autor de explosões em Brasília visitou Supremo Tribunal Federal em agosto”
ENTENDI. Então neste caso a PF VAI APURAR COM RIGOR? Quer dizer que normnalmente não usa rigor nas apurações? Ministro Paspalhão.
Mais uma para conta do Bolsonaro. Vão fazer um circo novamente.
Umas perguntinhas ao insigne ministro … COM O MESMO RIGOR COM QUE IDENTIFICARAM E PUNIRAM O MANDANTE DO ASSASSINATO DO BOLSONARO? com a mesma agilidade com que entregaram os vídeos do ministério da justiça no 8 de janeiro “apagados” por terceirizados? esta nem e Salomé de Passo Fundo engole, o hoje descondenado ZéDIRCEU publicamente declarou que tomariam o poder e numa afronta à nação e estado de direito o ministro chefe do TSE em inadvertida e óbvia bravata a seus puxa-sacos humilhou a todos com a célebre “eleição não se ganha … se toma” e o que foi feito? Nossas instituições jazem tristemente na podridão enquanto damos milho aos pombos e idiotas tentam com ações insanas reeditar o AI-5 .. duvidem não !!!
Estou achando estranho que ainda não culparam o ex-presidente
Estou achando estranho que ainda não culparam o ex-presidente
… Bolsonaro é carta fora do baralho já foi destruído pelo “Mecanismo” e a bola da vez que ameaça a ditadura se chama Tarcísio de Freitas mas se o atacarem podem iniciar uma guerra de secessão no país … lembro que PR, SC e RS há anos criaram sua República do Sul que pode incluir São Paulo e lá se vai o filé da nação com a ditadura enviada aos grotões miseráveis do Nordeste e graças a Zeus idoso tô cum pé na cova .. o perigo é imenso e brincam com fogo … JUÍZO senhores !!!
CorruPTista Lewandowiski, a KGB/PF, vai investigar com rigor igualmente a 08.01.23?
Não precisa, a explicação é simples: O POVO está cansado da sacanagens de vocês, VAGABUNDOS e LADRÕES!
Quem é levandoskis ?
Lá vem mais um espetáculo circense, agora liderado por quem já rasgou constituição ao vivo no plenário do Senado, juntamente com o cangaceiro das Alagoas.
O RL está louco para condenar o morto a uns 20 anos de prisão.