A Procuradoria-Geral da República (PGR) quer saber quem são os internautas que seguem o ex-presidente Jair Bolsonaro nas principais redes sociais. Ao Supremo Tribunal Federal (STF), o órgão pede o envio de arquivo com a identificação de todos os seguidores do político nas plataformas.
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste
O pedido por parte da PGR foi notícia nesta segunda-feira, 17, via colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles. O requerimento, de acordo com as informações, envolvem plataformas como Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube. Em geral, Bolsonaro conta com milhões de seguidores em cada uma dessas redes.
O subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos foi o responsábel por fazer a solicitação a Alexandre de Moraes, ministro do STF. Na PGR, Santos cuida de temas relacionados ao inquérito sobre as manifestações do 8 de janeiro.
Leia mais:
No pedido, o subprocurador afirma, conforme as informações do Metrópoles, que é preciso saber se Bolsonaro cometeu crime dois dias antes dos protestos na capital federal. Na ocasião, o ex-presidente postou vídeo com críticas ao processo eleitoral brasileiro. Posteriormente, o material foi excluído da internet.
Santos pede o envio da cópia do vídeo. Além disso, ele solicita uma lista de dados referentes à repercussão de tal conteúdo nas plataformas de redes sociais. Em geral, o subprocurador quer saber a quantidade de:
- visualizações;
- curtidas;
- compartilhamentos;
- reportagens;
- comentários; e
- demais métricas mensuráveis.
Ainda em nome da PGR, ele pediu que as redes sociais enviem todas as postagens feitas por Bolsonaro sobre eleições, urnas eletrônicas, Forças Armadas, STF e Tribunal Superior Eleitoral.
PGR quer dados dos seguidores de Bolsonaro nas redes, mas rechaça presença de especialista
A PGR, contudo, não acatou o pedido de indicar especialistas em comunicação política para analisar os conteúdos de Jair Bolsonaro e de seus seguidores nas redes sociais. De acordo com o subprocurador da República, há “extrema dificuldade” de encontrar especialistas no tema que realizem “um trabalho isento, sem nenhum viés ideológico nem partidário.”
Leia também: “O golpe que nunca foi dado”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 170 da Revista Oeste
Esse país vai ficar pior que a china.
Já está inelegível, agora certamente será a prisão perpétua. Aos liberais e conservadores a perseguição será severa com milhões de prisões. Ditadura comunista terrível. É inacreditável o que estamos vivendo.
Era só o que faltava. Agora devemos ter medo de seguirmos quem quisermos?
Perseguição aos apoiadores do ex-presidente Bolsonaro. É a democracia dessa quadrilha do Judiciário. A cada dia onde o ex- presidente aparece simplesmente é ovacionado, enquanto outros são xingados.
Essa é a turma do bem !!!
Gestapo em ação.
O movimento pro Bolsonaro tendenciosa mente ganhará força, tem gente com medo de quê mesmo?
Os comunistas disfarçados de democracia ameaçando o livre acesso do brasileiro e o direito de expressão, é ditadura!
Perseguição insana contra apoiadores amigos e familiares do Bolsonaro
Já passaram dos limites à tempos!!!!
Eles que devem nos temer , e não o contrário!!!
O povo deve ir pra cima!!!!
DIZ A SABEDORIA POPULAR QUE NÃO SE CHUTA CACHORRO MORTO! DIANTE DO QUE ESTAMOS ASSISTINDO, DÁ PARA SE VER CLARAMENTE QUE BOLSONARO JAMAIS MORREU !
Democracia relativa do ladrão.
Taí uma prova do que se fala faz tempo: eles ainda vão processar e prender milhões de brasileiros, incluindo quem posta comentários aqui na Oeste. Vão pegando o Bolonaro, seus ministros, deputados, senadores e depois passarão a perseguir eleitores. E depois sem nenhuma preocupação instalam a prisão perpétua e a pena de morte.
Vão prender metade da população brasileira? Tudo o que eles querem é nos amedrontar. Não caia nessa, Luiz.
As pessoas não podem ter MEDO de dar a sua opinião.
Se quase a metade do Brasil votou em Bolsonaro, eles não podem prender metade do Brasil.
O efeito deste mais um ato dislexico da Toga e do PGR comuna só irá aumentar o apreço pela direita no Brasil.
O que eles querem é que as pessoas tenham medo de seguir os perfis do bolsonaro, esvaziar os seguidores. Wuerem que bolsonaro fique sozinho para criarem uma nova narrativa falsa e enfraquecer a influencia dele na proxima eleição
Esse sub-procurador não tem nada mais importante a fazer? A ditadura foi oficializada. Esse senhor vai solicitar a prisão de todos os seguidores de Bolsonaro??? A petização da PGR está bem avançada.
Vão prender milhões? É isso que pretendem?
Tô passada com a voracidade da perseguição comunista pra cima de toda a diereita.
Será que vou ser preso pela Polícia Política do Lula e sua gangue por ser seguidor das redes sociais do Bolsonaro?
Será que teremos que pegar em armas para nos defendermos?
Será que este estado de exceção da nossa democracia relativa só finfará com o fim destes filhotes de ditadores?
Isso é o que eu chamo de não ter o que fazer. Milhôes de pessoas ou pelo menos metade do País que não compra o sistema político brasileiro como é. Eleições é só um detalhe do absurdo. Pergunta simples. Como o Brasil tem um enorme deficit do básico do saneamento básico e ao mesmo tempo tem uma eleição totalmente eletrônica e fechada ? o interesse em ser rápido e não público já explica muita coisa. Não precisa de Bolsonaro para isso.
Eu acho que esse promotor de justiça vai ter um pouquinho de trabalho.
Bem vindos a ditadura.
kkkkkk
O objetivo é claro: assustar as pessoas para que deixem de seguir Bolsonaro.
Vai ser ao contrário: quanto mais perseguirem, mais seguidores seremos! Até a Revolução! (só que agora, da Direita)
Às vezes, eu duvido da própria realidade e me questiono se eu não estou vivendo numa distopia. Será que sou um personagem de “1984”?
Pensar ficou perigoso. Quem dirá escrever. Afinal todos somos livres numa democracia pujante.
Será que é esse sujeito que é o preferido do criminoso para PGR visto que tem um aí que é perseguidor de Bolsonaro