José Aprígio da Silva, então candidato à reeleição para a Prefeitura de Taboão da Serra (SP), foi alvo de um atentado a tiros no dia 18 de outubro de 2024. A Polícia Civil, no entanto, concluiu que o ataque foi forjado. As investigações revelam que o objetivo do suposto atentado era gerar visibilidade para o político. Isso favoreceria sua campanha e reeleição.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Na manhã desta segunda-feira, 17, a Polícia Civil e o Ministério Público realizaram uma operação para cumprir mandados judiciais relacionados ao caso. Durante a ação, duas pessoas foram presas temporariamente, inclusive, o irmão de Aprígio. Além disso, a polícia apreendeu R$ 320 mil em dinheiro, armas de fogo, munições e equipamentos eletrônicos. Dez mandados de busca e apreensão também foram cumpridos.
De acordo com a versão apresentada pela Prefeitura de Taboão da Serra, Aprígio realizava uma visita a bairros afetados por chuvas quando foi atingido por um disparo no ombro. O ataque ocorreu enquanto ele estava dentro de seu carro oficial blindado, um Jeep Renegade. Depois de ser ferido, Aprígio foi levado ao Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento.
Na disputa eleitoral, Aprígio enfrentava o candidato Engenheiro Daniel (União Brasil), que conquistou 48,98% dos votos válidos no primeiro turno. Aprígio obteve 25,93%. No segundo turno, Daniel venceu, com 66,27% dos votos. Vale lembrar que, em 2020, os dois também se enfrentaram no segundo turno. Naquela ocasião, Aprígio conquistou uma vitória apertada, com apenas 1,7 mil votos de diferença.
Durante a investigação do caso, a Polícia Civil localizou um carro carbonizado na região do Rodoanel
Durante a investigação, a Polícia Civil localizou um carro carbonizado na região do Rodoanel. Segundo as autoridades, esse veículo foi utilizado para encenar o falso ataque. Inicialmente, Aprígio recebeu atendimento na UPA Akira Tada, em Taboão da Serra. Depois, foi transferido para o Hospital Albert Einstein. Naquele mesmo dia, ele recebeu apoio de seu adversário político e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Aprígio permaneceu internado até o dia 26 de outubro. No dia seguinte, ele foi às urnas para votar no segundo turno, visivelmente emocionado. Empresário nascido no interior de Alagoas, Aprígio tem uma trajetória política que inclui mandatos como vereador e deputado estadual. Ele também fundou a Cooperativa Habitacional Vida Nova, com vários empreendimentos na área da construção civil.
Aprigio é do PSDB ?
Socialista de origem Alagoana ?
Sei…