As declarações do ministro Gilmar Mendes contra a Operação Lava Jato provocaram mal-estar entre políticos e autoridades. Na segunda-feira 8, durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o magistrado disse que Curitiba “gerou” o ex-presidente Jair Bolsonaro e “tem o germe do fascismo”.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, saiu em defesa da cidade. “Não confundam o bom povo curitibano e o grande nome da nossa amada Curitiba com qualquer briga política”, disse o político, sem mencionar o nome de Gilmar.
O governador do Paraná, Ratinho Junior, preferiu um tom mais alto. “O ministro Gilmar Mendes certamente vai esclarecer uma fala infeliz, que ataca gratuitamente Curitiba e os paranaenses”, afirmou. “O Paraná é terra de gente trabalhadora, que tem como norte o progresso, a lei e que repudia a corrupção e toda e qualquer forma de intolerância e preconceito.”
O ex-deputado federal Paulo Eduardo Martins qualificou as declarações de Gilmar como desastrosas. “Toda vez que um ministro do STF fala publicamente, o país é tomado por uma agitação desnecessária”, observou. “Chama a atenção que, desta vez, Mendes usa o termo fascista para definir um lado do espectro político e a Lava Jato. Como tenho dito, eles realmente acreditam estar em combate contra o fascismo, algo que representa o mal absoluto. Contra o mal absoluto, tudo é permitido.”
A vereadora mais votada de Curitiba, Indiana Barbosa, rechaçou os ataques do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). “É um absurdo fazer um comentário generalista sobre a cidade toda”, constatou. “Curitiba é acolhedora, recebe bem as pessoas. Não podemos permitir esse tipo de comentário. A Lava Jato fez um trabalho primoroso no combate à corrupção e prendeu muitos corruptos. Justamente essa operação foi desmontada pelo STF.”
Os ataques de Gilmar à Lava Jato
Ao ser interpelado sobre sua decisão de barrar a posse de Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil, em 2016, Gilmar disse que, naquele momento, tinha convicção de que havia um desvio de finalidade na nomeação da ex-presidente Dilma Rousseff. Na sequência, o magistrado criticou a Lava Jato. “Curitiba gerou Bolsonaro”, afirmou. “Curitiba tem o germe do fascismo. Inclusive, todas as práticas que desenvolvem. Investigações à sorrelfa [dissimulação silenciosa para enganar ou iludir] e atípicas. Não precisa dizer mais nada.”
Gilmar também acusou a Lava Jato de autoritária. “Não é por acaso que os procuradores dizem, por uma falta de cultura, que aplicaram o Código Processual Penal da Rússia”, disse. “Talvez quisessem dizer do soviético. Moro tem o Código Penal dele próprio.”
O senador Sergio Moro (União-PR), maior símbolo da Lava Jato, usou as redes sociais para rebater as declarações do magistrado. “Não tenho a mesma obsessão por Gilmar Mendes que ele tem por mim”, afirmou. “Combati a corrupção e prendi criminosos que saquearam a democracia. Não são muitos que podem dizer o mesmo neste país.”
Existe ratos de todos os tipos mas os piores são aqueles que vestem toga e falam difícil.
Quando esse senhor abre a caixa de Pandora dele, pode esperar coisas maléficas e odientas. É impressionante como esse sujeito é venenoso, asqueroso e nocivo nas suas palavras e sentimentos. Um horror (como já se referiu a ele, seu colega de toga – Luiz Roberto Barroso). É repugnante.
Deve ser enfaticamente notado que, além da ofensa gratuita, esse juiz do STF escreveu que Curitiba tem o “germe do FACISMO”(sic), o que denota, mais uma vez, a dificuldade que eles, juízes do STF, têm no trato com a Língua Portuguesa.
Estes políticos togados estão passando da conta Há muito tempo, desde a descondenação do ex presidiário que eles assumiram parece que para sempre, não como a princípio disseram lá em Portugal via o ministro Tóffoli, que seriam o poder moderador, mas assumiram mesmo foi o poder de legislar e prender de ofício, julgar e condenar em causas próprias de forma monocrática, rasgando a CF e assumindo suas próprias leis. Isto não é possivel em um país democrático, ou então deem logo mais uma canetada e fechem o Congresso Nacional, despachem os parlamentares pra suas casas em seus estados de origem e implantem de uma vez a ditadura, Como está é que não pode ficar pois não sabemos em qual regime político estamos.
Nâo existe impeachment de ministros da Súcia de Trambiqueiros Fajutas? O que faz o nosso senado, baixa as calças e aceita a penetração da trola da Súcia?
O PAI GILMAR TEM CIÚMES DA LAVA JATO E NÃO É DE HOJE ELE ODEIA SERGIO MORO PORQUE É HONESTO E TODO TRF4 MERECERÁ SEMPRE NOSSO RESPEITO E NOSSO AGRADECIMENTO JUNTO COM O EX PRESIDENTE POIS TODO O SISTEMA TEVE QUE MOSTRAR A CARA E HOJE SABEMOS QUEM É PAI GILMAR E TODO STF,UMA QUADRILHA DE ADVOGADOS MILIONÁRIOS
Em qualquer país civilizado do mundo, não se permite que um ministro do supremos dê entrevistas na TV.
Já são um desastre nos autos dos processos, mas são muito piores quando abrem a boca.
Lugar de ministro do STF se manifestar é nos AUTOS.
Esse Gilmar Memes está da hora de ir para casa,esse ser desprezível deveria calar a boca ,eu acho que esse ser já está caducando.
As ações e declarações dos ministros do STF e dos ministros do governo são inequívocas ao apontar o rumo que está sendo tomado de transformar o país em uma nova Venezuela. A ninguém deverá surpreender se a qualquer momento o Congresso venha a ser fechado. Para isso, bastará que o projeto de censura não seja aprovado. O comunista Dino já declarou em alto e bom som.
Uma vez mais vergonhoso!
Nos rincões do no país, ainda existem os coronéis que se arvoram a qualificar pessoas, antes mesmo de olharem-se no espelho!
O fascismo é uma ideologia política abominável, caracterizada por poder ditatorial e repressão por via da força!
Há hoje no país, pessoas presas, preventivamente, por essa ideologia..
Bom que se diga que temos um povo honesto, trabalhador, pagador de impostos que ajuda a sustentar a alta classe política, o executivo e o judiciário. Respeitem-nos é o mínimo que exigimos!
Lamentável a ofensa aos paranaenses.
Frase mais famosa de Mussolini: “tudo dentro do estado; nada fora do estado; nada contra o estado”.
E quem é que defende a ideia do estado controlar tudo e todos? Controlar a economia, as redes sociais? Pois é! É o Lulitler e seus cúmplices petistas.
Mais: Mussolini era do Partido Socialista Italiano antes de fundar o Partido Fascista. Hitler foi eleito pelo Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.
Nazismo, fascismo, comunismo, petismo, chavismo, etc são todas variantes dessa religião estúpida e imoral chamada socialismo.
Chamar a direita de fascista demonstra uma ignorância e falta de caráter sem tamanho.
Mas como o pré-requisito para ser socialista é não ter caráter, esses criminosos genocidas começam a chamar os outros do que eles são; acusam os outros do que eles fazem!
E o Bolsonaro? Ora: ele prega a liberdade das pessoas, o que é o exato oposto do estado controlar tudo e todos. Bolsonaro é o exato oposto do fascismo. Foi o presidente mais anti-fascista que o Brasil já teve.
qual a moral e ética que o STF tem para criticar quem quer que seja, libertaram um condenado e o alçaram presidência de um país, será que realmente acreditam que são convincentes? e se acreditam, quais seriam os convencidos? provavelmente os eleitores do partido mais corruPTo da historia da humanidade, estes iluministros deveriam descer dos pedestais que auto se colocaram e cair na realidade.
Se fosse outro a proferir esse tipo de ofensa, seria chamado de xenófobo.
Gilmar Mendes é xenófobo.
Eu só quero que mostrem os códigos fontes para sabermos se são honestos mesmo.
O CERTO PARA ESSES INFELIZES É O QUE ELES PENSAM E NÃO O QUE É LEGAL.
sapo desclassificado!