O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), disse que a população brasileira cansou dos discursos dos políticos. Ele é conhecido nacionalmente por divulgar projetos da cidade em vídeos de humor nas redes sociais. O chefe do Executivo sorocabano deu a declaração em entrevista ao Jornal da Oeste, nesta quinta-feira, 27.
“Sempre buscamos ter uma comunicação mais leve, desde o início do nosso mandato”, afirmou Manga. “A população cansou daquele discurso longo, daquele discurso técnico dos políticos, que a população não entende, que não consegue passar objetivo. Então, começamos a fazer as adaptações, entendendo a vocação das redes sociais e fomos a cada dia melhorando a comunicação.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Manga explicou que utiliza os vídeos como forma de atingir todos os moradores de Sorocaba, o que antes considerava mais difícil. Depois, as publicações começaram a repercutir em outras regiões do Estado e do Brasil.
“A população passou a saber das obras que aconteciam na cidade, das questões sociais”, disse. “Nem sempre a pessoa que mora na zona norte sabe da obra que está acontecendo na zona sul.”
Sorocaba aumenta arrecadação
O prefeito de Sorocaba ainda destacou os investimentos que recebeu na cidade. A prefeitura passou a oferecer incentivos fiscais e isenção de impostos para empresas que migrassem para o município. Manda disse que, depois das ações, o Orçamento do município passou de R$ 3 bilhões para R$ 5,7 bilhões.
“Sempre que fazemos essa comunicação de uma maneira leve, seja brincando no início, seja prendendo a atenção por uma curiosidade, sempre tem que haver a entrega”, disse. “Não fazemos o vídeo por fazer, estamos divulgando ações.”
Manga também comentou a intenção de concorrer ao governo de São Paulo. Ele disse que planeja disputar o cargo caso o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, concorra à Presidência.
Confira a entrevista completa do Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manda, ao Jornal da Oeste, no canal da Revista Oeste no YouTube. O programa é transmitido ao vivo, de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 16h.