Em Porto Velho, capital de Rondônia, o candidato Léo Moraes (Podemos) venceu Mariana Carvalho (União) no segundo turno das eleições municipais.
Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Moraes conquistou 56,18% dos votos, enquanto Mariana teve 43,82% do eleitorado. O número corresponde a 96,53% de urnas apuradas.
Pesquisas recentes indicavam uma diferença de dois a cinco pontos percentuais entre os dois candidatos.
A disputa foi acirrada desde o primeiro dia do pleito, realizado em 6 de outubro. No primeiro turno, Mariana Carvalho conquistou 44,3% dos votos válidos, enquanto Léo Moraes recebeu 25,89%.
Quem é Léo Moraes, novo prefeito de Porto Velho
Nascido em Foz do Iguaçu, Paraná, Léo Moraes tem 40 anos, é casado e pai. Ele se formou em Direito e começou sua carreira política como vereador em 2012, se tornando deputado estadual em 2014. Em 2016, concorreu pela primeira vez à prefeitura de Porto Velho, alcançando o segundo turno, mas não foi eleito.
Depois, foi eleito deputado federal em 2018. Em 2022, ele tentou o governo estadual, mas não teve sucesso. Recentemente, ocupou o cargo de diretor do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), antes de oficializar sua candidatura à prefeitura de Porto Velho para 2024.
Proximidade com a esquerda
Durante sua carreira, Léo Moraes já foi filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e ao Partido Social Democrático (PSD) antes de ingressar no Podemos, onde consolidou sua atuação nacional e estadual.
No contexto da Câmara dos Deputados, o político representou Rondônia e participou de diversas comissões, como a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) e a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Ele foi vice-líder de blocos partidários que incluíam partidos como PDT, Solidariedade e PCdoB.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste