As postagens do dono do Twitter/X, Elon Musk, com citações ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), renderam 4,4, mil reportagens.
Além disso, desde o fim de semana passado, quando o empresário sul-africano fez a primeira menção ao ministro, o assunto foi abordado em 1,5 mil sites de língua inglesa. Os dados são da plataforma de Sistema Analítico Bites.
Saiba mais: “Os delírios de Alexandre de Moraes nas ações contra Elon Musk”
Elon Musk e as postagens que mencionaram Alexandre de Moraes já alcançaram 314 milhões de visualizações entre os seus 180 milhões de seguidores.
Apesar das 12 publicações sobre o ministro do Supremo, o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) é o brasileiro mais citado por Elon Musk em suas publicações. Na maioria das vezes, o empresário sul-africano sugere como o parlamentar deveria fazer para enfrentar a suposta censura do judiciário brasileiro.
Postagens de Elon Musk dão visibilidade
Como consequência das interações com o empresário, Van Hattem ganhou visibilidade e seguidores. Desde o fim de semana, foram 24 mil novos seguidores em suas redes sociais, incluindo Facebook, Instagram e Twitter/X.
Além de Van Hattem, outros sites e perfis alinhados ao empresário tiveram uma alta em suas audiências em sites e redes sociais.
O Partido Liberal (PL), por exemplo, do ex-presidente Jair Bolsonaro, fez 267 posts e alcançou 3,1 milhões de interações. Já o Partido dos Trabalhadores (PT) fez 170 publicações e teve 260 mil interações.
Menções negativas ao STF e positivas a Elon Musk
Conforme a pesquisa da Quaest, o índice de menções negativas a Alexandre de Moraes e ao STF nas redes sociais chegou à marca de 68%, quase sete de cada dez usuários. Os comentários críticos a Elon Musk, contudo, alcançaram apenas 32%.
Uma das menções diretas do empresário ao ministro afirma que, em breve, o Twitter/X vai publicar “tudo o que é exigido por Alexandre de Moraes, e como essas solicitações violam a legislação brasileira”.
Elon Musk acusa o ministro de “trair descaradamente e repetidamente” a Constituição Federal e o povo brasileiro. É neste momento que o empresário sul-africano pede a renúncia ou o impeachment de Moraes.
Fora do ambiente do Twitter/X, o panorama se manteve praticamente inalterado, com uma ligeira redução na avaliação negativa de Alexandre de Moraes (63%) e um crescimento do porcentual dos que criticam Elon Musk (37%).
Números
Elon Musk fez, em média, 62 postagens por dia. Desde janeiro, produziu 6,1 mil tuítes. A maior parte do seu conteúdo é em inglês, mas o sul-africano também publicou em outras 52 línguas. O empresário se expressou em português duas vezes, mas, por enquanto, suas perguntas e menções ao ministro Alexandre de Moraes têm sido em inglês.
Do começo do ano até aqui, a média do universo de Elon Musk é de 25,2 milhões de visualizações. A publicação sobre Moraes com mais visualizações está 2,2 vezes acima de sua média.
Leia também: “O universo Musk”, reportagem de Dagomir Marquezi e Vitor Marcolim, publicada na Edição 211 da Revista Oeste
Com 180 milhões de seguidores, Elon Musk está à frente do ex-presidente norte-americano Barack Obama (132 milhões), do cantor pop Justin Bieber (111 milhões) e do jogador de futebol Cristiano Ronaldo (110,9 milhões).
Repercussão no Google
A repercussão gerou o maior pico de atenção em relação ao nome do empresário no Brasil em buscas realizadas no Google desde 2004. Em média, cerca de 1 milhão de buscas são realizadas na empresa de buscas sobre Elon Musk.
+ Leia mais notícias da Política em Oeste
O Cabeça de Ovo vai virar OMELETE.
É a internet bombando.
Por isso querem acabar com a concorrência.
Talvez agora, a parte da imprensa que se fingia de morta passe a falar as verdades que o Brasil decente já conhece. Pare de passar pano para o arbítrio e respeite a inteligência do Brasil que trabalha. Em resumo: Tomem vergonha na cara!
Quero ver o circo pegar fogo!🔥🤭🤡
Alexandre de Moraes vai aprender que na escada da vida tem que subir com as suas próprias pernas, não em cima da desgraça de alguém. Que todos os presos políticos sejam libertados, que todos os exilados voltem para o país e que esse tirano seja julgado pelos seus crimes.
Justiça divina mão falha. A conta chegou para o tirano, que destruiu vidas.
E o nosso senado liderado por Rodrigo Pacheco continua cego, surdo e mudo !!!
E viva a republiqueta bananeira !!
esse tirano cabeça de ovo vai ter o que merece !! é um bandido na realidade, tem que ser preso!!