Imagens de aglomeração de um shopping marcaram o início da reabertura do comércio da cidade, que tem 223 casos de coronavírus e nenhuma morte
Repercutiu muito a imagem de aglomeração em um shopping em Blumenau, Santa Catarina, que, no dia 22 de abril, reabriu as portas depois da flexibilização das regras de isolamento no estado.
Até então, a terceira maior cidade catarinense tinha 98 casos confirmados de coronavírus e nesta sexta-feira 1º registrou 223. Nenhuma morte foi registrada em decorrência da doença.
Em entrevista a Oeste, o prefeito do município, Mário Hildebrandt (Podemos), afirma que o shopping fez uma “abertura equivocada”.
Ele destaca, no entanto, que o maior número de casos da covid-19 está relacionado ao aumento da realização de testes e a reabertura do comércio.
O prefeito explica que, agora, todos os quadros de síndrome gripal suspeitos da covid-19 que chegam aos ambulatórios são testados.
Mário Hildebrandt também enfatiza que a reabertura segue as determinações do governo do estado.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância do isolamento social nos casos em que as pessoas podem se manter em casa.
Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara e a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel.