Eleito prefeito de Orós, no interior do Ceará, Simão Pedro Alves Pequeno (PSD-CE) renunciou ao cargo no dia da posse, em 1º janeiro. Com o ato, o político deixou o comando da prefeitura para a mãe, Tereza Cristina Alves Pequeno.
A decisão de Simão foi anunciada em novembro de 2024. O prefeito renunciou para assumir a vaga de deputado estadual deixada por Gabriella Aguiar (PSD-CE), eleita vice-prefeita de Fortaleza na chapa com Evandro Leitão (PT).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Simão explicou que a renúncia era parte de um plano alternativo, caso Gabriella vencesse a eleição. “Isso já era o plano B, se a Gabriella ganhasse”, disse. “Ela venceu, vai surgir essa vaga, e não posso perder essa oportunidade.” Ele garantiu que essa possibilidade era conhecida por seus aliados e pela população local, destacando que ninguém foi enganado.
Resultados das eleições e coligações
Simão foi eleito prefeito em 6 de outubro, com 8.287 votos, que correspondem a 58,41% dos votos válidos, superando Luhanna Urya (PP-CE), sua única concorrente. Sua campanha foi apoiada por uma coligação que incluía PSB, PDT, PL e a federação PSDB/Cidadania, com custos de R$ 297.708,69.
O município de Orós, com 21 mil habitantes e localizado a 345 km de Fortaleza, tem uma tradição política familiar com os Pequenos. O pai de Simão, Luiz Moreira Pequeno, governou a cidade em duas ocasiões, e Tereza já foi prefeita, de 1993 a 1996. Nos últimos 12 anos, ela atuou como secretária de Desenvolvimento Social de Orós.
A família do prefeito que renunciou
Simão também administrou Orós em dois mandatos, de 2013 a 2020. Na gestão anterior, o município foi dirigido por Zé Rubens (PSD-CE), aliado político de Simão. Ele já havia mencionado que, mesmo se Gabriella perdesse a eleição em Fortaleza, pretendia renunciar para disputar a eleição legislativa estadual em 2026.
Com essa movimentação, Simão visa a ampliar sua atuação no cenário estadual, enquanto Tereza retoma o cargo de prefeita, trazendo experiência para continuar o trabalho administrativo na cidade.
Nepotismo
O Ceará está uma porcaria comesses jogos dos mau caráter
Jogada já pensada, só não avisou os eleitores. Desonesto
E um sujeito desse se reelege? Com certeza.
Qual é mesmo o sobrenome? Oeste saiu do ar aqui no meu smartphone, quando ia ler o nome do cidadão.
No futilbol, uma jogada ensaiada que a torcida não ensaiou …
Contaram a história desse podre que não tem compromisso com os seus eleitores, mas não contaram porque a mãe assumiu a vaga, ela foi eleita como vice dele?
?????????? a mãe era vice eleita?