A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a ampliação do horário de funcionamento de bares, restaurantes, shopping centers e clubes sociais. A partir deste sábado, 11, os estabelecimentos poderão abrir as portas às 5 horas da manhã; antes, tinham de começar os trabalhos mais tarde, às 11 horas.
De acordo com a gestão municipal, a autorização baseia-se nos indicadores epidemiológicos e assistenciais. As novas diretrizes foram estabelecidas após monitoramento do impacto das últimas medidas de flexibilização.
O decreto com as novas regras foi publicado na edição deste sábado do Diário Oficial do município, juntamente com a portaria que ajusta os protocolos para o funcionamento do setor.
Leia mais: “O fracasso do lockdown“, reportagem de Branca Nunes e Paula Leal publicada na Edição 45 da Revista Oeste
A quantidade de pessoas por mesa foi ampliada para oito; antes, o limite era de seis. As mesas precisam ter, no mínimo, 1,40 metro de comprimento. As mesas devem ficar 1 metro de distância umas das outras; anteriormente, a distância estabelecida era de 2 metros.
O comércio de alimentos em veículos automotor e em veículos de tração humana, como carrinhos de pipoca e cachorro quente, também terá seu horário de funcionamento ampliado. Agora, os comerciantes poderão trabalhar das 5 horas da manhã às 23 horas.
Leia também: “Totalitarismo e lockdown”, artigo de Daniel Ben-Ami publicado na Edição 70 da Revista Oeste