O Paraná Pesquisas divulgou, nesta terça-feira, 22, levantamento de intenções de voto para a Prefeitura de Manaus. Os dois candidatos que seguem na briga estão em condição de empate técnico.
De acordo com o instituto, o prefeito David Almeida (Avante), que tenta se reeleger, tem 46%. O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) registra 45,5%. Ou seja, numericamente, a diferença é de 0,5 ponto porcentual.
O empate técnico ocorre em razão da margem de erro do levantamento. Conforme o Paraná Pesquisas, a margem é de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos nos resultados gerais.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Além disso, 4,6% dos entrevistados disseram que não vão escolher nenhum dos dois candidatos, vão votar em branco ou anular. Há, por fim, a informação de que 3,9% não souberam ou não quiseram responder.
Para mapear as intenções de voto para a Prefeitura de Manaus, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 800 pessoas, de 18 a 21 de outubro. Fora a já mencionada margem de erro, o grau de confiança é de 95%. O código AM-07288/202 serve como protocolo de acompanhamento do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral.
Primeiro turno na disputa pela Prefeitura de Manaus
Neste ano, sete políticos lançaram candidaturas à Prefeitura de Manaus. Almeida conquistou uma das vagas no segundo turno ao ser o mais bem votado na parte inicial da disputa, com 32,16% dos votos válidos. Neto ficou na vice-liderança, com 24,94%.
Amom Mandel (Cidadania), Roberto Cidade (União Brasil), Marcelo Ramos (PT), Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) foram os candidatos que ficaram pelo caminho. Conforme registros da Justiça Eleitoral, eles obtiveram 19,1%, 17,01%, 6,03%, 0,66% e 0,1% dos votos válidos, respectivamente.
Leia também: “A eleição futura”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 238 da Revista Oeste
Deus queira que Manaus consiga provar dos benefícios de ter um prefeito do PL.