Na última quinta-feira, 14, a Prefeitura do Rio de Janeiro lançou o edital Linguagens, do programa Pró-Carioca, no valor de R$ 25 milhões.
O edital vai contemplar 162 projetos. Sob comando do prefeito Eduardo Paes, o Rio é a primeira cidade do país a lançar um edital com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Em agosto deste ano, veio à tona no noticiário nacional que a companhia Suave ganhou R$ 50 mil da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro para apresentar a dança “cavalo tarado” para as crianças do Centro Integrado de Educação Pública Luiz Carlos Prestes, na Cidade de Deus.
????AGORA: Apresentação de "Cavalo Tarado" para crianças dentro de uma escola municipal na Cidade de Deus leva prefeitura do Rio a abrir sindicância. pic.twitter.com/WXY5ljXyTr
— DIRETO DO MIOLO (@diretodomiolo) August 29, 2023
A performance foi realizada em 22 de agosto e viralizou nas redes sociais, deixando pais de todo o Brasil revoltados. “Vem mulher, vem galopando, que o cavalo tá chamando”, dizia a música. “Olha os cavalo (sic) voltando, os cavalo (sic) no cio. Cavalo taradão”. A música, de autoria de MC Cavalo, faz menção explícita ao ato sexual: “Galopa, galopa, galopa, depois senta e rebola. Faz a posição, vem de quatro pro negão, que o cavalo tá doidão.”
Novo edital de cultura da Prefeitura do Rio irá selecionar projetos de dez categorias
A Secretaria Municipal de Cultura do Rio irá selecionar projetos desenvolvidos em dez categorias: cultura urbana e arte pública; artes visuais; cultura e infância; cultura popular e patrimônio imaterial; dança; circo; literatura e publicações cariocas; música; teatro e mostras, festivais & multilinguagens.
“As propostas serão julgadas por uma comissão formada por representantes da Secretaria e da sociedade civil”, disse a prefeitura.
+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste
Os projetos culturais poderão concorrer nos seguintes formatos: formação e pesquisa (aperfeiçoamento e formação de saberes como oficinas, seminários e workshops) e produção e circulação (produção, circulação e realização de obra inédita ou não).
Pessoas físicas e jurídicas, incluindo microempreendedores individuais (MEIs) podem participar. As inscrições serão abertas a partir de 18h desta quinta-feira, 15, e seguem até 31 de janeiro de 2024 no mesmo horário.