O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), culpou nesta, segunda-feira, 21, o presidencialismo brasileiro pelas crises políticas no país. “As questões em aberto no Brasil têm a ver com essas negociações para manutenção do poder”, disse, em entrevista ao programa Broadcast Live.
Segundo o juiz do STF, presidentes brasileiros cumprem o mandato com medo de sofrer uma ação de impeachment. “Sobretudo em razão do poder que o presidente da Câmara tem, além do procurador-geral, que pode deflagrar uma ação, e o papel do Senado como tribunal do impeachment.”
“Muitas vezes, temos levado o impeachment para resolver um problema sério de governabilidade”, criticou Gilmar, ao mencionar Portugal como modelo de semipresidencialismo a ser considerado no Brasil. Gilmar afirmou ainda que o Parlamento “tem influência enorme”, mas baixo grau de responsabilidade.
Para o ministro, há uma oportunidade de rediscutir o sistema: “Como o governo é muito carente de base parlamentar, por que não avançar para eleger um primeiro-ministro, que vai cumprir as suas funções e terá um contrato de coligação, de coalizão e fará um governo seguindo essas premissas?”
Leia também: “O prepotente, o dissimulado e o ególatra”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 100 da Revista Oeste
Maldito !
Caro Excelência! O que gera crise jk BRASIL é o STF e principalmente essa composição de Ministros COMUNISTAS e junto com CLEPTOCRATAS DO Congresso Nacional. #StfDaVergonha
Gilmar Mendes está se associando a algumas bestas quadradas fora da lei. Quem atrapalha a democracia é o STF quando não cumpre a lei e vem com narrativas constitucionais. Prendem deputado e jornalista sem ser em flagrante e diz que foi, criam inquéritos ilegais, resolvem não tirar direitos políticos no caso de impeachment, acusam autoridades do executivo sem provas, enchem o saco da população, fazem lives com maconheiros e criminosos, e sabe se lá se não estão também a serviço de criminosos, pois descondenaram um condenado em 3 instâncias. Qualquer componente desse STF não merece respeito de nenhum cidadão brasileiro de bem.
Todas às vezes que um ministro do STF se manifestar eu faço questão de não querer saber. Tudo que vem do STF não me interessa eles não me representam
LAMENTÁVEL QUE UMA CRIATURA, INTEGRANTE DE UM PODER QUE NÃO REPRESENTA O POVO, UMA VEZ QUE NENHUM DE SEUS MEMBROS JAMAIS
RECEBEU SEQUER UM VOTO POPULAR, NÃO SE ENVERGONHE DE CRITICAR
A SITUAÇÃO POLÍTICA DO PAÍS! OU ACASO A LOMAM – LEI ORGÂNICA DA MAGISTRATURA JÁ FOI REVOGADA E UM JUIZ JÁ PODE SE ACHAR NO DIREITO
DE MANIFESTAÇÃO FORA DOS AUTOS?
Calem a boca seus FDP! Que merda de STF.
Sr. Editor da Revista Oeste. Dar espaço para que Ministros do STJ,deem opiniões sobre política no Brasil é um absurdo. Esse foi um dos motivos que cancelei minha assinatura. Para saber as opiniões estapafúrdias dessa gente, a gente lê os outros jornalecos. Pessoas de direita ou conservadores querem ler matérias e opiniões de gente séria. A opinião desse Ministro, deve ser lida como crítica e não valorizar o conteúdo.
Boca de latrina.
Pode nao. Deve!!!
Hoje em dia, o ÚNICO fator que gera crise política no Brasil é a juristocracia ilegal e inconstitucional perpetrada pelo STF. Nada mais.
Tudo que esse juiz “zé mané” for favorável, nós brasileiros autênticos temos de ser contra.
Juiz? kkkkk
Revista Oeste tem de parar de dar vitrine (com fotinho rejuvenescida ainda) para esses morcegos deletérios que estão derruindo a segurança jurídica do País. Vão trabalhar vagabundos, e parem de dar pitacos políticos, esse não é o seu papel.
O que gera crise em um país, é um STF incompetente, ineficaz e solidário com tudo que está errado!!!
Esses canalhas provocam uma anomalia artificial no funcionamento dessas instituições “republicanas” que de republicana nada tem, diga-se de passagem, para depois virem com essa conversa mole, entrameada de merda e com essa boca de caçapa a afirmar que o semipresidencialismo português serviria de modelo para o Brasil. Como se algo que viesse de Portugal servisse de modelo para alguém. Vá te catar, seu boçal! Vá para Portugal, como faz de costume.
A pior crise política está sendo provocada justamente pelo STF!
Porque esse beiço de CHANHA não se posicionou nos governos da CORRUPÇÃO LULARÁPÍO E DILMANTA?
Ser abjeto e antidemocrático.
Numa combinação sórdida já prenunciam que: em não sendo as eleições fraudadas, e como não teremos terceira via, e não tendo adeptos como o ladrão presidiário, que neste prazo curto que têm, possa promover uma arruaça….
Que se virem os “tornozeleiras” que habitam o senado federal
Esse Gilmar despreza as leis, ele esqueceu que já temos 9 primeiros ministros governando esse país
Andou fazendo uma daquelas “intervenções estéticas ” na beiçola?
Ficou mais esdrúxulo. Estampou de vez a essência do ser.
Precisa combinar com o povo que já disse “N Ã O” ao regime parlamentarista.É preciso elaborar uma nova constituição para restabelecer os poderes do PR.Isso sim.
Parlamentarismo igual ao Canadá é o sonho desse sapão. Já estão perseguindo quem pública notícias contra o interesse do ditador Trudeau. Com complacência do parlamento, grande mídia e ONU.
Esse comentário faz todo sentido vindo de um membro da oposição (ops, STF) no bojo de uma muito provável reeleição de Bolsonaro. Olhando longe, um segundo gov Bolsonaro sem pandemia e com a economia bombando pelo fronte dos investimentos catapultará a direita a fazer sucessores. É isso q incomoda o beiçudo representante do atual establishment.
#PorMimBitavaEssesVagabundosTodosNaCadeia
Ou o Brasil acaba com esses vagabundos ou esses vagabundos acabarão com o Brasil!
Mendes finge desconhecer um tal plebiscito, estabelecido pela Constituição Federal de 1988, realizado em 1993, que ratificou forma e sistema de governo em terras tupiniquins.
Salvo se a Corte Mais Suprema do Planeta julgue inconstitucional um ato estabelecido pela Constituição, homologado pelo povo brasileiro nas urnas.
O militantes do STF continuam ignorando a vontade dos brasileiros que já rejeitou o sistema parlamentarista.
O que o nosso Pais, mais Precisar que o nosso STF cumprar seu Papel de um Orgão Jurdicial , Guardião das Leis de acordo com nossa Constituição , e não Puxadinho de Partido Politico.
Como é que ainda mantemos esse crápula em sua cadeira?
O que gera crise política é o ativismo militante de esquerda do STF
Esse gilmar mentes já passou da hora de ser cassado por improbidades. O vagabundo não trabalha, os processos de congressistas canalhas estão parados.
O mentes soltou centenas de milhares de corruptos, canalhas, ladrões, assassinos, traficantes que estavam presos. Esse juizeco picareta voltou atrás e ficou 6×5 para os bandidos. Justamente quando os ex-governadores do psdb estavam presos: eduardo azeredo MG, beto richa paraná, marconi perilo goiás . E, o aécio néscio com as maletas de 500 mil cada, está onde?
Esse mentes está pagando a indicação pelo fhc até hoje
Esse balofo do gilmar mentes ficou com raivinha do Bolsonaro só porque o GENERAL LUNA que Bolsonaro colocou de presidente na ITAIPU meteu o coturno na bunda da ex deste juizeco de M.
Bolsonaro acabou com os milhões que ia para o instituto IDP do picareta gilmar mentes distribuir em palestras furadas de juizecos amigos de stf, stj e etc.
O picareta do temer que colocou a ex do mentes na itaipu. Foi um acordo para que temer não fosse cassado junto com dimanta.
País de juiz fd*
Desde quando o stf ( minúsculo mesmo) tem o poder de interferir em mudança de regime de governo, qualquer um que não tenha sido educado pelo método p. freire, sabe que é necessário consultar a população, sugira aos seus paus mandados do congresso um plebiscito, aí então……
Em Nárnia, um reino distante, me parece que a situação política de lá, com partidos políticos se “unindo” para se fortalecer, pode vir a ter alguma conspiração, para mudar o regime político. Talvez queiram uma monarquia,ou, a figura de um PRIMEIRO MINISTRO… Ainda não temos informações confiáveis…
Oi??? O ” judicialismo” também gera crise no país. E muito!!! Faça-me o favor….
Deveria o Brasil imitar os EUA, onde só juízes de formação ocupam a suprema corte, diferente daqui, onde bandidos iguais esse aí bagunçam o país.
Saudades dos inúmeros presos da lava jato….