O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite (União Brasil), afirmou ao jornal Folha de S.Paulo que as denúncias contra o padre Júlio Lancellotti serão levadas ao Vaticano. Ele diz ter recebido acusações “de extrema gravidade”.
Lancellotti é alvo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs proposta pelo vereador Rubinho Nunes (União Brasil).
A comissão pode ser instalada a partir de fevereiro, segundo o jornal. Leite afirmou que irá aguardar o esclarecimento dos fatos para comentar a iniciativa.
Leia também: “Moraes avisa que vai intervir politicamente para ajudar padre Júlio Lancellotti”
“Peço um pouco de paciência”, afirmou o vereador à Folha. “Vou aguardar que a primeira denúncia contra o padre chegue ao Vaticano, que está sendo providenciada. Tanto lá quanto no Ministério Público de São Paulo e na Confederação Nacional dos Bispos do Brasil [CNBB].”
Na entrevista, Leite se mostrou impactado com as denúncias.”Quando as denúncias contra ele, que são de extrema gravidade, forem protocoladas, vou me manifestar”, observou o parlamentar. “Até lá, eu vou aguardar a reunião do colégio de líderes [que será realizada no retorno do recesso do Legislativo paulistano].”
Contatado pelo jornal, o padre Júlio enviou reportagem da revista Piauí, publicada em 2022. A matéria lembrada por ele, segundo a Folha, revelou que integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) usaram um perfil falso para forjar uma acusação de pedofilia contra o padre.
+ “Não vou recuar”, diz autor de CPI que tem padre Júlio Lancellotti como alvo
De acordo com a Folha, o objetivo era impulsionar a candidatura de Arthur Do Val, o Mamãe Falei, a prefeito, segundo relatos dados à Piauí. Do Val renunciou ao cargo de deputado estadual em 2022. O vereador Rubinho Nunes já foi integrante do MBL, do qual se desfiliou em outubro de 2022.
O vereador Nunes disse que recebeu novas acusações depois da repercussão do caso. “Recebi denúncias graves e solicitei a peritagem do material”, afirmou ao jornal. “Depois que eu tiver laudo de especialistas atestando a veracidade [do conteúdo] é que eu vou levar o caso às competências superiores.”
O autor da CPI não revelou o teor das acusações. “Do contrário, todo o material será destruído, para que ninguém tenha acesso”, ressaltou o parlamentar. “Não tenho interesse em prejudicar a imagem de ninguém, muito menos da Igreja Católica, pela qual tenho profundo respeito.”
Júlio Lancellotti, um dos alvos da CPI
O pedido de Nunes, pela abertura da CPI, foi protocolado em dezembro. Assinaram 24 vereadores.
Com a forte repercussão contra a comissão, a partir da última semana, pelo menos sete parlamentares retiraram o apoio. Eles se mostraram desconfortáveis com a inclusão do padre Júlio nas investigações. Para que seja instalada, a comissão ainda necessita que a proposta passes pela apreciação do colégio de líderes e pelo plenário.
O padre Júlio passou a contar com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O petista defendeu o pároco ao afirmar que, “graças a Deus, o país tem pessoas como o religioso.” Lula disse que o trabalho do padre e o da Diocese de São Paulo são “essenciais” para atender a população em situação de vulnerabilidade social.
+ Deputado do PT afirma que “bolsonarismo” mandaria “crucificar Jesus”
A Arquidiocese de São Paulo, conforme adiantou a Folha, disse na noite de quarta-feira 3 que essa iniciativa de implantar uma CPI está sendo observada “com perplexidade”.
O alvo de Rubinho Nunes na CPI é o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, conhecido como Bompar, e o coletivo Craco Resiste.
As instituições, assim como o padre Júlio, realizam trabalho junto à população em situação de rua e a dependentes químicos da área central da cidade, informou o jornal.
Leia também: “Padre Júlio Lancellotti vira alvo de CPI das ONGs na Câmara de São Paulo”
O padre Júlio, segundo a Folha, já foi conselheiro da Bompar, entidade filantrópica ligada à Igreja Católica. A atuação da Craco Resiste é voltada ao combate à violência policial na região da cracolândia.
O religioso havia dito à Folha, em dezembro, que não tem influência nas entidades, tampouco trabalha em projetos com elas. Em relação à Bombar, especificamente, ele afirma que ocupa uma posição sem remuneração no conselho deliberativo da instituição, da qual disse que se desligou do conselho há 17 anos.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Essa conversa mole de defender os pobres em condição de vulnerabilidade. É antiga, os padres que estão metidos nisso são todos criminosos comunistas, ninguém tá comendo nada
A cada 10 anos o MBL faz algo de útil ao país.
1 – CNBB é um clubinho de bispos esquerdistas. Não é um órgão oficial da igreja católica;
2 – Esse padre é uma mação podre dentro da igreja. Sou católico e não me sinto nenhum pouco atacado ao ver esse padre enquadrado;
Se o Brasil fosse um país sério este padreco já estaria mofando na cadeia a muito tempo .
Estas O.N.Gs são um antro de ladroagem mas , infelizmente, são acobertadas por políticos igualmente ladrões.
Será que vai ser mais uma CPI INÚLTIL que não vai dar em nada? Ou será mais uma Enganação ao povo Brasileiro . Só Acredito em CPI se aparecer as Imagens do dia 08 01 2023 , só por Curiosidade Onda Anda o General G Dias
A esquerda é mesmo xexelenta e vigarista. Denuncias contra pessoas de oposição ela é a maior defensora de apuração. Quando há denuncias de pessoas ligadas a esquerda eles são terminantemente contra que se apure. É só observar o caso do Nove Dedos. Foi acusado, julgado, condenado e preso por corrupção e lavagem de dinheiro. Já que ele se diz inocente, agora na presidência da república, não seria o caso dele mobilizar a máquina pública, de forma isenta, e procurar provar a sua dita inocência? A hipocrisia, a mentiria e a desfaçatez reina na esquerda.
É preciso união em torno dessa bandalheira que são ONGs visando dinheiro público . O Legilarivo tem papel fiscalizador e não pode recuar mesmo sob ameaça se Alexandre Moraes
Alguns já retiraram suas assinaturas, covardia ou…
Alguns telefonemas do super super ministreco, e do candidato a santo, tudo irá por água abaixo….
Aconselharia esse vereador não enviar essas denúncias ao vaticano pois pode arriscar esse “padreco” comunista, como seu colega o papa. também comunista, proclamá-lo santo dessa igreja do Satanás dos últimos dias.
CPI imediata. Pedofilia é muito grave. Tem que ser apurado.
Mas…cá entre nós: Escândalos daqui, escândalos dali…
Vai acontecer alguma coisa? Vai virar alguma coisa? Alguém que não seja de Direita vai ser punido?
Duvido muito! Estou de saco cheio dessa Sucursal do Inferno que chamam de Brasil!
Tá, mas… Afinal, quais são exatamente as denúncias que pesam sobre o sacerdote?!
Se forem verdade os fatos denunciados, será mais do mesmo dos que apoiam o meliante9dedos.