O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, descobriu um “buraco” no coração durante um exame de rotina no último sábado, 15. Por conta disso, na tarde desta segunda-feira, 17, o parlamentar passou por uma cirurgia para implantar uma prótese de fechamento entre os átrios do músculo.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A equipe de comunicação de Pereira informou, em nota, que a cirurgia ocorreu sem complicações. “Marcos Pereira está bem, em recuperação, e em breve estará de volta às atividades do mandato”, diz a assessoria.
Segundo comunicado divulgado pelo deputado, a condição identificada no exame é chamada de FOP-Forame Oval Patente, uma anomalia relativamente frequente, que afeta cerca de 30% da população. Na maioria dos casos, o quadro não costuma representar riscos aos pacientes, conforme informa a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).
Entenda procedimento feito pelo líder do Republicanos
Os procedimentos de fechamento são indicados quando há risco de embolização cerebral, como no caso de um acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo.
A cirurgia à qual o deputado federal Marcos Pereira foi submetido consiste na inserção de uma prótese, guiada por cateter inicialmente pela veia femoral, até alcançar a veia pulmonar esquerda. No coração, a prótese é posicionada entre os átrios direito e esquerdo, para fechar o “buraco”.
Leia também: “Líder do Republicanos, Marcos Pereira vê Lula ‘desconexo’ de evangélicos para 2026”
O tempo de recuperação do procedimento costuma ser curto, mas exige de um a três dias de internação. Por isso, deve ser necessário alguns dias de repouso até que o parlamentar retorne às atividades.