O ex-ministro José Dirceu participou de uma cerimônia para celebrar a democracia, nesta terça-feira, 2, no Senado, depois de 19 anos fora do Congresso Nacional.
Dirceu se sentou na mesa diretora, ocupada por Rodrigo Pacheco e secretários que auxiliam o presidente do Parlamento. Na manhã de hoje, a sessão foi presidida por Randolfe Rodrigues, líder do governo.
Em 2005, a Câmara dos Deputados cassou o mandato de Dirceu, em meio ao escândalo do Mensalão. Portanto, Dirceu voltou à Casa do Povo após 19 anos fora dela. Especula-se que o petista vai disputar uma cadeira na Câmara em 2026.
Durante um jantar de comemoração de seu aniversário, em março deste ano, Dirceu ensaiou sua volta à política ao reunir diversas autoridades, entre elas, o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o vice-presidente Geraldo Alckmin.
Prisões de José Dirceu
Em maio de 2019, Dirceu voltou à cadeia, pela quarta vez, por corrupção. À época, a Justiça havia rejeitado um recurso do petista no âmbito da Lava Jato, na qual ele foi sentenciado a oito anos e dez meses de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro que envolveu a Petrobras.
A primeira vez que Dirceu acabou atrás das grades ocorreu em novembro de 2013, em virtude de ter sido condenado por corrupção ativa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no Mensalão. Em outubro do ano seguinte, o STF concedeu habeas corpus para que ele cumprisse o restante da pena em casa.
Em agosto de 2015, Dirceu se entregou mais uma vez, acusado de receber propina por meio de sua empresa, JD Consultoria e Assessoria Ltda., que faturou cerca de R$ 40 milhões entre 2006 e 2013. Em maio de 2017, porém, o STF concedeu liberdade a Dirceu, e ele voltou para a casa usando tornozeleira eletrônica.
Em maio de 2018, porém, Dirceu entregou de novo, desta vez condenado a quase 31 anos de prisão em segunda instância, pela corrupção envolvendo a JD Consultoria. Ficou cerca de um mês em reclusão, mas obteve liberdade após habeas corpus concedido pelo STF para que a prisão não se desse antes do esgotamento da análise de recursos, que questionam o tempo da pena e o momento de iniciar seu cumprimento.
Leia também: “A imagem do escárnio”, reportagem publicada na Edição 168 da Revista Oeste
Qualquer coisa que se diga será pouco diante de tamanha ignomínia.
Certamente foi um momento de extrema honra para a bandidagem da casa, haja visto pelos que o cercavam. É um representante de peso à maioria dos congressistas e uma homenagem ímpar ao nosso poder judiciário e um tremendo tapa na cara do povo honesto e trabalhador.
A presença deste “senhor”, rodeado de outros “ilustres” exemplificam de forma clara a “integridade” dos integrantes da talvez maior organização do país. Não que seja boa (a organização).
Quando olhei para a foto com Dirceu e a Gazela, lamentei que as flores nao fossem para enfeitar o caixão dos dois.
Mais um bandido voltando aos pouco…eita quadrilha
O Brasil deles não é Brasil dos brasileiros de bem. Este é um verdadeiro tapa na cara do povo honesto que trabalha e cumpre as leis. Jose Dirceu e os seus, representam a escoria de um Brasil usurpado, saqueado e destruído moralmente. Tudo isso hereditariamente falando!
bandidolatria, em pleno congresso
Como prometido o Brasil da corrupção voltou! Parabéns aos envolvidos!
Entre comparsas.
Para STF interpretar a constituição não basta.
Nesse País sem memória, os bandidos condenados, ficam livres e participam dos poderes institucionais, como se fossem homens de bem.
Na verdade não o são! Esse José Dirceu, deveria estar preso, juntamente com os ladrões condenados e comprovadamente bandidos, inclusive com o chefe maior, Lulla!
Enquanto perdurar um STF composto por esquerdistas comunistas, para a platéia, por que o que possuem não dividem com ninguém, aliás, somente sabem as contas de somar e multiplicar, esse País irá de mal a pior! Pobre Brasil varonil….
Os delinquentes voltaram com tudo. A quadrilha veio completa e estão debochando dos brasileiros decentes.
Difícil acreditar no pesadelo que estamos vivendo.
O multi criminoso está no lugar certo, o omisso, submisso, rendido e vendido Congresso Nacional abandonou o povo à sanha do bando ditador … que lixo !!!
Esse país está mesmo falido moralmente. Se vive hoje em um regime CLEPTOCRATA presidido por um meliante que foi condenado e preso por corrupção e lavagem de dinheiro, com provas SOBRADAS e agora o bandido maior da esquerda chamado ZÉ DIRCEU esta voltando com toda a força. Pobre Brasil! Pobre do brasileiro, HONESTO E DE BEMF!
Vergonhoso
O que liberta? Reincidência… Reticência… Renitência …
Lira e Pacheco, se havia alguma dúvida de serem corruPTistas e bandidos, hj vcs comprovaram com a presença do segundo maior corruPTista, ladrão, bandido, fdp do Brasil. Os primeiros são Luladrão, STF, STJ, TSE e TCU. TODOS VCS SÃO UMA CORJA-VERHONHA DO BRASIL .
Está no lugar certo.
Lira e Pacheco não vergonha na cara. Governo liderado por bandidos Dirceu um ladrão voltando à cena do crime para atuar com o chefe Luladrão.
Que vergonha para o país , onde o crime compensa.
Quanto mais corrupto mais protegido por esse governo. O Brasil no caminho do fim
Que absurdo viu. Dar um sentimento de impunidade . Nada que preste estamos vendo agora na política brasileira . Onde vamos chegar? Temos que parar esse país , ou vamos esperar chegar ao caos?
Estamos no pais em que o crime vale a pena. O lider do governo (arghhh) esta sentado ao lado. Sem comentarios!
como se candidatar em 2026? por acaso esse elemento tem ficha limpa? é verdade, nesse pais vale a pena ser desonesto,,,,,