A primeira aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Tel-Aviv, em Israel, às 14h12 (horário de Brasília), desta terça-feira, 10, para Brasília. Estão a bordo do avião 211 brasileiros repatriados depois dos ataques do grupo terrorista Hamas contra Israel.
O voo tem a duração prevista de 14 horas. Desse modo, os primeiros brasileiros resgatados devem chegar às 4 horas da manhã da quarta-feira 11.
Hoje, a guerra chega em seu quarto dia. Trata-se do maior conflito na região em cerca de 50 anos.
A aeronave KC-30 pousou nesta manhã em Tel-Aviv. Na segunda-feira 9, o governo do país permitiu que o Brasil repatrie cidadãos.
O segundo voo partiu de Brasília às 16 horas de ontem, e o terceiro vai decolar também às 16 horas de hoje.
A FAB informou que 900 brasileiros repatriados devem ser resgatados, por intermédio de avião, até sábado. Caso haja necessidade, a operação pode ser repetida na próxima semana.
A missão faz parte da Operação Voltando em Paz, que possui seis aeronaves para repatriar os brasileiros. Desses, quatro possuem a capacidade de transportar cerca de 210 passageiros. Já o quinto pode acomodar 60 pessoas.
+ Leia as últimas notícias sobre o terrorismo do Hamas
O Brasil ainda estuda meios de retirar brasileiros que estão em territórios palestinos, por meio do Egito, da Jordânia e do Líbano.
Conforme o Ministério das Relações Exteriores, existem 25 brasileiros na Faixa de Gaza, que entraram em contato com o Itamaraty para solicitar a repatriação.
Até o momento, foram confirmadas as mortes de dois brasileiros: o gaúcho Ranani Nidejelski Glazer, de 23 anos, e a carioca Bruna Valeanu, de 24.
+ O que você precisa saber sobre o ataque terrorista do Hamas
Conforme a pasta, a Embaixada em Israel recolheu, por meio de um formulário on-line, as informações de mais de 2 mil brasileiros que manifestaram interesse na repatriação. A maioria seria turista.