Socialista superou candidato do Patriota no segundo turno
O Psol conquistou o direito de administrar Belém. A partir de janeiro de 2021, a capital do Pará e segunda maior cidade da Região Norte, com população estimada em 1,5 milhão de habitantes, terá como prefeito Edmilson Rodrigues.
Leia mais: Nova força da esquerda? Partido só conquistou 4 prefeituras no 1º turno
No segundo turno realizado neste domingo, 29, o candidato do Psol venceu a disputa contra o Delegado Federal Eguchi (Patriota). Na contabilização dos votos válidos, Rodrigues soma 51,76%. O político derrotado tem 48,24%. Com 98,56% da apuração completada, o socialista não poderá mais ser ultrapassado.
Rodrigues vence a eleição em Belém com base na união de legendas mais à esquerda do espectro político brasileiro. Além do partido ao qual é filiado desde 2005, a chapa liderada por ele contou com apoio formal de PT, Rede, UP, PCdoB e PDT.
Retorno à prefeitura
Deputado federal desde 2015, Edmilson Rodrigues já foi prefeito de Belém de 1997 a 2004. Na ocasião, ele era filiado ao Partido dos Trabalhadores. Já pelo Psol, mas antes de assumir função no Congresso Nacional, foi deputado estadual de 2011 a 2014.
O professor Edilson Moura (PT) foi eleito vice-prefeito de Belém.
Tristeza para a Cidade!