O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) de São Paulo enviou uma representação ao Ministério Público Eleitoral do Estado contra a manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), marcada para o próximo domingo, 25 de fevereiro, na Avenida Paulista.
O PT paulista afirma que os atos podem resultar em ataques ao Estado Democrático de Direito, o que para o partido ocorreu em 8 de janeiro de 2023 e em outros protestos dos apoiadores de Bolsonaro.
O partido solicitou à Promotoria a adoção de medidas para prevenir e investigar eventuais crimes contra o Estado Democrático de Direito, de financiamento irregular da manifestação ou de propaganda eleitoral antecipada, segundo o jornal Folha de S.Paulo.
PT nega estar tentando impedir o “direito de livre manifestação”
Além disso, o Partido dos Trabalhadores de São Paulo negou antecipadamente que está fazendo um tipo de “censura prévia” aos manifestantes de oposição.
“Não se nega o direito de livre manifestação de pensamento e a possibilidade de realização de manifestações públicas”, disse o PT paulista na representação assinada pelo deputado federal Kiko Celeguim, presidente do diretório. “Tais direitos, todavia, não podem afrontar o Estado Democrático de Direito.”
+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste
Bolsonaro marcou o ato na Avenida Paulista para mostrar força aos apoiadores diante da investigação da Polícia Federal (PF), que apura uma suposta tentativa de golpe para mantê-lo na Presidência depois da derrota para Luiz Inácio Lula da Silva em 2022.
O partido de Lula ainda pediu a Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, para esclarecer quais protocolos serão empregados “para garantir que os atos convocados não se desvirtuem em um novo movimento de tentativa de ruptura democrática”. O mesmo foi pedido pelos petistas à Polícia Militar (PM).
A bancada de deputados estaduais do PT de São Paulo também se reuniu nesta terça-feira, 20, para definir a exploração política da presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e de Tarcísio no ato.
Não é estranho isso vindo do PT. Deveriam convocar o PT e seus apoiadores para recepcionar o Lula em uma movimento desses no ABC paulista. Casa política do atual presidente. Teria muito mais respeito dos outros.
Como sempre, o PT e seus diretórios se comportam como se espera de qualquer corja de canalhas.
O cara já está inelegível por 8 anos! Vão fazer o que? Só podem tentar mata-lo!
ESQUERDA = ESCÓRIA.
ESQUER = ESCÓRIA.
ESSA ESQUERDA TEM QUE SER CRIMINALIZADA.
Ora pois, parece que quem atenta contra a democracia é o próprio denunciante. A liberdade à livre manifestação é um direito constitucional e não pode ser tolhido preventivamente. Isso seria censura sim!
Junto com suas “fale news” O PARTIDO se torna “nonsense” mais e mais.
São burros. Deveriam ficar calados e deixar a manifestação rolar solta sem comentar nada para não chamar a atenção. Com essa ação mostram q estão super preocupados, pois tudo indica q a coisa vai ser monstruosa. Como sabem q Luladrão não enche nem um quarteirão da Paulista, e o PR deve encher os 18, querem melar a coisa no tapetão da justiça q eles tb inocularam com sua porca ideologia de esquerda. Vão ter q se animar, como se verdade fosse, com as avaliações da Folha, Estadão, Globo, CNN, UOL e Data Folha que irão dizer q na Paulista não tinha ninguém no Domingo 25/02. Vai cair um grande meteoro na terra antes dos petistas estarem realmente preocupados com democracia. Piada!
É o incomodo de constatar, que a eleição, foi roubada.
Aceitem, seus comunistas de bosta.
Se o PT não fosse o partido ditador e da ditadura vigente no país, eu diria que essa notícia era uma brincadeira. Inacreditável!
Se sujando de medo…
Medo!