Em mais uma ação para conter a impopularidade do governo federal, o Partido dos Trabalhadores (PT) contratou uma consultoria em comunicação para medir a “fidelidade digital” da base e identificar os parlamentares que mais apoiam o presidente Lula.
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a empresa também verifica quais são os congressistas da oposição que mais criticam o petista.
Conforme o relatório concluído em março, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), foi o deputado que mais citou Lula nas redes sociais: 58 menções em um intervalo de sete dias. Em segundo lugar, o senador Humberto Costa (PT-PE), com 49 publicações.
Saiba mais: “Folha e Estadão atribuem queda de popularidade de Lula à falta de ação consistente”
Do outro lado, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) registrou o maior volume de menções negativas a Lula. Foram 85 publicações, sete a mais que Evair Vieira de Melo (PP-ES), o segundo colocado.
O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), cobrou da bancada do PT mais menções às entregas do governo em suas redes sociais. A consultoria deve balizar os próximos passos da propaganda do governo.
Consultoria do PT avalia engajamento positivo e negativo a Lula
O relatório também avalia o engajamento nas postagens. Neste caso, os números mostram que Erika Hilton (Psol-SP), líder do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) na Câmara, está no topo das interações em postagens positivas que citam o presidente: 222 mil.
O número é cinco vezes maior que a média dos segundo e terceiro colocados, Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Janones (Avante-MG), que aparecem com pouco mais de 40 mil interações.
+ Leia mais notícias da Política em Oeste
Em contrapartida, na oposição, quem mais engajou com postagens negativas para Lula foi o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), presidente da Comissão de Educação da Câmara. Com oito publicações, ele teve mais de 2,6 milhões de interações em posts negativos para o mandatário, com média de 333 mil engajamentos por publicação.
Leia também: “O naufrágio de Lula”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 209 da Revista Oeste
Não tem melhorar nada , o país inteiro sabe-o que ele é
MAis um gasto público para provar que ele não tem nenhuma credibilidade.
É uma PEREBA na sociedade.
Lula não vai adiantar nada. Só vai gastar o nosso dinheiro mais uma vez. Você é um sujeito asqueroso, burro, mal intencionado, ladrão, oportunista. Some da vida do país e dos brasileiros. Vai gralhar em outra freguesia. Vai pra pqp.
Uai, a imprensa tem esses números e o governo não? Qualquer empresa privada importante acompanha as opiniões dos consumidores nas redes sociais. Diversos setores do governo já fazem esse acompanhamento. Parece mais desculpa para criar mais despesas. Outro tiro no pé.