O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) são os partidos políticos mais rejeitados do Brasil. É o que indica uma pesquisa realizada por cientistas políticos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (USP).
Entre os partidos, o PT lidera a rejeição, com 34%, seguido pelo Psol, com 27%. O Partido Social Liberal (PSL) e o Democratas (DEM), que formaram o União Brasil, também estão entre os mais rejeitados. O levantamento, porém, não captou a rejeição ao União Brasil, já que a fusão ocorreu quando o levantamento já estava em andamento.
A pesquisa sobre filiação partidária no Brasil revelou que o “engajamento pelo ódio” desempenha um papel significativo na participação política. Segundo o estudo, 36% dos entrevistados se tornam altamente engajados ao enfrentar a possibilidade de vitória do partido mais rejeitado.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Veja a lista dos partidos políticos mais rejeitados do Brasil
- Partido dos Trabalhadores (PT): 34,1%
- Partido Socialismo e Liberdade (Psol): 27,3%
- Partido Social Liberal (PSL): 25,1%
- Partido Comunista do Brasil (PCdoB): 24,8%
- Democratas (DEM): 20,8%
- Movimento Democrático Brasileiro (MDB): 20,7%
- Partido Progressistas (PP): 12,5%
- Partido Democrático Trabalhista (PDT): 8,3%
- Partido Socialista Brasileiro (PSB): 7,7%
O estudo, realizado pela UFSCar e pela USP, abrangeu os anos de 2020, 2022 e 2023 e envolveu 32 partidos políticos. Ao todo, foram enviados questionários com 52 perguntas a 3.266 filiados e dirigentes partidários, com uma margem de erro de 2% e grau de confiança de 95%.
É importante divulgar ao máximo essa rejeição. Com isso evitamos surpresas no resultado das urnas manipuladas eletrônicas.
Vamos aguardar as eleições municipais de 2024. Será uma derrotada galopante para essa turma socialista.
Parece que se deu à uma pesquisa honesta!
Alguma dúvida que ladrões e arroaceiros teriam esta crítica.
Deixem o brasileiros viver e sumam de nossa frente.