Neste domingo, 6, dos 5.569 municípios que terão eleições municipais, 103 poderão ter segundo turno.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas cidades com mais de 200 mil eleitores podem ter uma nova etapa de votação, caso nenhum candidato vença por maioria absoluta na primeira fase.
Ainda de acordo com o TSE, as 103 cidades que poderão ter segundo turno somam, juntas, 60,5 milhões de eleitores, o equivalente a 38,8% do eleitorado nacional (155,9 milhões).
São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) lideram o ranking com o maior número de votantes, com 9,3 milhões e 5 milhões, respectivamente.
Líderes dos rankings de segundo turno
Considerando-se os Estados, São Paulo lidera o ranking com 30 localidades com mais de 200 mil de pessoas aptas a votar.
Em seguida, aparecem na lista Rio de Janeiro, com 11 cidades, e Minas Gerais, com oito municípios. Os cargos em disputa são de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Em caso de segundo turno, a data será 27 de outubro. Ao votar em Belo Horizonte, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, afirmou que as urnas eletrônicas são seguras e que a disputa eleitoral será tranquila.
Pronunciamento de Cármen Lúcia
Durante um pronunciamento em rede nacional, Cármen pediu uma disputa “sem hostilidades”.
“Do plural, fazemos a unidade cívica”, disse a ministra. “Vamos caminhar juntos, atentos, sem hostilidades nem desalentos insuperáveis.”
Leia também: “O aparato de vigilância do TSE”, reportagem publicada na Edição 215 da Revista Oeste
O discurso sempre o mesmo, mofado.
Cadê o voto impresso p dar maus segurança e transparência ao processo?
Até na ditadura da Venezuelana tem.