O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso, retirou o projeto de lei que propunha alterações no sistema de eleição para o Senado. O parlamentar tomou a decisão depois de sofrer críticas.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Apresentada na semana passada, a proposta visava a evitar uma maioria conservadora no Senado depois das eleições de 2026.
Substituição do atual sistema de votação
O projeto sugeria substituir o sistema de votação dupla atual, na qual dois terços das vagas são disputadas a cada oito anos, por um modelo de voto único — ou seja, pela proposta, somente um senador seria eleito em 2026 no DF e em cada um dos 26 Estados brasileiros.
De acordo com o senador, o modelo vigente “concentra poder”. Ele também disse que a proposta traria “mais diversidade e equilíbrio”.
Estratégias políticas de Randolfe Rodrigues
Além disso, a intenção era enfraquecer a polarização e o avanço da direita no Parlamento em 2027. Paralelamente, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) busca formar alianças competitivas em diversos Estados. O objetivo é garantir uma maioria conservadora e eleger um presidente do Senado.
Com a retirada da proposta, poucos dias depois de sua apresentação e sem justificativa formal, os senadores acreditam que Randolfe tente incorporar essa mudança ao novo código eleitoral. Atualmente, essa proposta está em discussão na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, sob a relatoria do senador Marcelo Castro (MDB-PI).
esse senadorzinho escroto e 🦌, serve para nada, aliás, serve para atrapalhar o Bostil. Isso é um lambe-bolas do 🥚
O PT é um fato que prova como a corrupção pode ser avultar através de ações anti democráticas e totalitaristas. O raNHolfe é mais um da mesma m3rda.
Alguém poderia dar uma tríplice Pfizer BOA no braço do Saltitante?
Alguém poderia dar uma tríplice Pfizer BOA no braço do Saltitante?
EXATAMENTE
EXATAMENTE
Voto impresso com contagem pública, fim do fundo eleitoral e foro privilegiado acabariam com os ratos da política do submundo. Simples assim!
Alguém deve ter lhe assegurado: Fique “sussa” , a esquerda terá maioria sempre…no BR quem decide quem se elege somos nós”
Devemos cobrar imediatamente voto impresso com contagem pública, seres ignóbeis como esse sujeito, jamais estaria na vida pública. Aliás, muitos os que estão a sugar os recursos públicos seriam defenestrados sem dó e nem piedade. Voto impresso já!
Tudo funciona na base do casuísmo. Zero interesse público.