Um artigo inserido na última hora na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Reforma Tributária, aprovada na Câmara dos Deputados, vai beneficiar, com incentivos fiscais até 2032, a montadora chinesa BYD, que se comprometeu a assumir a fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, reduto eleitoral do PT.
A formalização do acordo ocorreu há pouco mais de uma semana, em 28 de junho, no Palácio do Planalto, quando o presidente Lula tirou foto ao lado da presidente da BYD para as Américas, Stella Li. O vice-presidente Geraldo Alckmin e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), também participaram do encontro.
A inclusão do disposto no texto da reforma foi um pedido direto do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao relator Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), informou o jornal O Estado de S. Paulo. O governador baiano também procurou parlamentares para defender a benesse à companhia chinesa.
A penúltima versão da reforma tributária, divulgada na quarta-feira 5, não previa a vantagem à montadora. O texto foi alterado, portanto, no dia da votação do texto — na quinta-feira 6.
O agrado à BYD consta do artigo 19 da PEC e prevê que projetos industriais aprovados até o fim deste ano podem usufruir benefícios tributários de PIS, Cofins e IPI até o fim de 2032. O benefício se aplica também a projetos que ampliem ou reiniciem a produção em plantas industriais inativas, aprovados até dezembro de 2025.
A vantagem só se aplica a empresas industriais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e fica condicionada a investimentos em inovação, “inclusive em engenharia automotiva”.
Observando a foto, nota-se que o cara até parece ser alguém, do lado da chinesa. Tem mais estatura, não política, mas física. Caso a foto tenha sido tomada para exibição ao povo brasileiro, noto também que os dedos levantados estão errados; ali ficaria melhor terem levantado os dedos médios, mantendo os demais fechados. Uma placa, atrás, “perdeu, Mané” ficaria bem como plano de fundo.
A entrega do país à China é parte do plano do cara em se tornar “alguém” na assim chamada “nova ordem mundial”, o globalismo. Ele crê na imortalidade, a dele. Ele deve acreditar que a China será a sede e operadora do poder mundial. Por busca de prestígio pessoal para ele e para a sua “cara metade” o cara venderia a alma ao diabo, se já não a tivesse vendido antes. Só nos resta esperar que o diabo cobre o preço do contrato.
Tenho a Certeza que esta fábrica Chinesa não vai durar. Eles vão encher o pátio com carros, venderão alguns de depois desmontam tudo e se retiram do Brasil.
Vai ser mais rápido do que a Ford.
Acho e pouco pro empresários da Fiesp que assinaram a carta pela democracia e outras mais de apoio ao Lula . E nao esquece o Tarcísio que ganhou um dinheirinho em emenda pra aprovar a reforma do PT . E o sul e sudeste vao perder mais com o conselhao do imposto.
So falta pintar a bandeira de vermelho. Sifu…kkkk
O que podemos esperar de um governo incompetente e corrupto? Meu irmão foi ver um dos dos carros fabricados por esta empresa e pasmem custa R$ 500.000,00. Deve ser o novo carro popular.
Só tem um problema…..quem vai comprar esses carros? Do jeito que as coisas estão indo não terão compradores.
Pelo histórico dessa gentalha, dá para pensar em qualquer coisa pra obtenção desse benefício.