O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) apresentou, nesta quarta-feira, 4, um requerimento para convocar o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), a prestar esclarecimentos à Comissão de Segurança Pública da Câmara acerca de sua suposta interferência na Direção-Geral da PF.
A PF apura o desvio de recursos na compra de respiradores durante a pandemia de covid-19 no Estado da Bahia.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
À época, Rui costa era o governador do Estado, além de presidente do Consórcio Nordeste.
Apontado em delação premiada pela empresária Cristiana Prestes Taddeo, dona da empresa Hempcare, o nome de Costa foi ligado a contratos irregulares no valor de R$ 48 mil, pagos adiantados para a compra de 300 respiradores da China, que nunca foram entregues.
Leia também: “PF vê indícios de participação de ministro de Lula na compra de fraudulenta de respiradores”
“É a corrupção que mata”, escreveu o deputado Sanderson em seu perfil no Twitter/X. “Por isso tenho asco de corruptos, que pra mim apodreceriam na cadeia”.
Em seu requerimento, Sanderson, que está em seu segundo mandato e fez carreira na Polícia Federal, baseou-se na denúncia do portal Metrópoles de que o ministro teria ficado irritado com o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, por não estar se esforçando com a Superintendência da corporação na Bahia contra o inquérito que o investiga.
“Entrei com um requerimento na Comissão de Segurança Pública convocando o ministro da Casa Civil, que estaria pressionando o diretor-geral da PF por conta da investigação sobre os respiradores”, confirmou Sanderson a Oeste.
A importância da Casa Civil
Por meio de sua assessoria, o ministro negou a interferência no alto-comando da Polícia Federal. “O ex-governador Rui Costa deseja que a investigação prossiga e que os responsáveis pelo desvio do dinheiro público sejam devidamente punidos”, disse a nota.
O ministro investigado por desvio de verbas, ex-governador da Bahia, hoje está a frente de uma das pastas mais importantes e estratégicas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atuando como um elo entre o presidente e os demais órgãos.
Uma hora o foro privilegiado acaba e para este assecla do descondenado e muitos outros estará aguardando uma cela bem fria… vamos encher esses presídios de colarinhos brancos, bandidagem que se esconde nos porões da nossa política que é uma vergonha… só a verdade e a justiça ficarão de pé… o bem nunca será vencido pelo mal. Não sei se eu vou ver nessa vida, mas ela vai chegar. Conta da vida chega para todos, sem exceção.
Follow the money…
E alguém acredita que isso vai dar em alguma coisa?
Para o Lulla ministro bom tem que ser corrupto…
Esse sujeito é um cangaceiro. Nem ingles sabe ler ou falar, tentando justificar sua ignorancia no desvio de milhões de reais na compra de respiradores que nunca foram entregues. Lembro bem de um reveillon no auge da pandemia em que toda a população estava trancada em casa, mas ele promoveu uma festa de arromba na Bahia com a presença de politicos, artistas e um buffet para ninguem botar defeito, tudo com certeza regado pelo dinheiro dos pagadores de impostos.