O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), não fala em nome da direita — e muito menos da bancada do Partido Liberal (PL) na Câmara — em relação à reforma tributária. Quem afirma isso é o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP).
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste
Nesta quinta-feira, 6, Salles e Tarcísio marcaram presença no evento que reuniu o ex-presidente Jair Bolsonaro, além de parlamentares e lideranças do PL. Partidário da proposta de reforma tributária defendida pela equipe de Lula, o governador paulista foi alvo de críticas do parlamentar.
“Ninguém aqui outorgou ao Tarcísio o direito de falar em nome dos deputados do PL e negociar o que quer que seja”, disse Salles, conforme vídeo (íntegra abaixo) ao qual Oeste teve acesso. O deputado afirmou, ainda nesse sentido, que a bancada do PL na Câmara tende a se unir para votar pela rejeição do projeto de lei que prevê remodelação na cobrança de tributos em todo o Brasil. “Nós temos os nossos próprios votos.”
Leia mais:
Na sequência, Salles colocou em dúvida se o governador de São Paulo deve ser mesmo considerado um político de direita. “Se tem um lugar do Brasil hoje que não tem um governo de direita é o Estado de São Paulo”, acusou o congressista. “Então, não venha aqui colocar a faixa de representante da direita, porque não é”, prosseguiu o parlamentar.
“Não queremos e não seremos representados por alguém que venha aqui se dizer de direita e depois, na hora de governar o Estado para o qual foi designado pelo presidente [Jair Bolsonaro], não governa como alguém de direita”, seguiu Salles, com críticas diretas a Tarcísio. “Chega! Acabou essa brincadeira.”
Salles aprova reforma tributária, mas não a que Tarcísio promove
Ainda com a palavra na reunião da cúpula do PL, Ricardo Salles afirmou ter interesse em aprovar uma reforma tributária, mas não do jeito que a base do governo Lula defende. Proposta que nos últimos dias contou com apoio público do governador Tarcísio.
O deputado afirmou que o ideal é, por exemplo, ter mais tempo para analisar a proposta. Assim, acredita que a bancada do PL possa colaborar com sugestões em prol do projeto da reforma tributária. Nesse sentido, disse que a votação deveria ficar para agosto, depois do recesso parlamentar. Por fim, Salles avisou que, em vez de Tarcísio, quem pode falar em nome da bancada do PL sobre o tema reforma tributária é o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP).
Leia também: “Como a reforma tributária vai aumentar o preço da cerveja”
Esse discurso só favorece ao governo federal, pois só divide a direita
A reforma tributária é uma necessidade urgentíssima para o Brasil, não pode-se destruir as boas intenções dos parlamentares de direita desse país, o que observar-se é essa esquerda cletoclata brasileira defendendo o aumento de alíquotas na reforma tributária.
Sr Tarcisio de Freitas, resumo o seu comportamento em um proverbio: Diga-me com quem andas e te direi quem es. No primeiro embate serio o Sr tirou a mascara e revelou a sua verdadeira face. Nao sei quantos votos o Sr vai perder dos eleitores paulistanos; na minha familia o Sr ja perdeu cinco.
Seria Tarcísio de Freitas um novo João Calça Apertada Dórea?
Um monte do PL votou a favor. Qual o valor das emendas liberadas para esses canalhas?
Os deputados, inclusive muitos que foram eleitos devido ao apoio de Bolsonaro, concederam um CHEQUE EM BRANCO para o PT fazer o que bem entender com os recursos de nós, pagadores de impostos. A postura de Tarcísio foi um ultraje para os conservadores. Uma verdadeira traição aos seus eleitores. Hoje, o governador, que até o momento não disse a que veio, dá ouvidos mais a Kassab do que a Bolsonaro e aos conservadores. Não está fazendo NADA para a população mais pobre, especialmente da capital, jogando-a nos braços de Boulos. E não está fazendo absolutamente nada para avançar a agenda conservadora. Vide a TV Cultura, por exemplo, ainda dirigida pela esquerda. Poderia ser chamada de TV PT/PSDB. O que disse o governador sobre as prisões arbitrárias e perseguições realizadas pelo STF? N-A-D-A! Falta inteligência política ao governador, para se dizer o mínimo. Ou é ingênuo demais ou é somente mais um OPORTUNISTA que surfou na onda Bolsonaro. Só o tempo vai nos dizer, mas até o presente momento, fico com a segunda alternativa.
Governador Tarcísio de Freitas, a população confia no seu governo, por favor, não desaponte os paulistas !!
De traidores da pátria, a população já está farta !!
Não quero atribuir ao governador Tarcísio a pecha dele ser falso direita, pelo menos por enquanto, mas concordo com o deputado Ricardo Salles em querer mais tempo para analisar e debater a reforma para depois os deputados do PL decidirem. É para isso que foram eleitos. A propósito, hoje o ministro Gilmar Mendes deu uma decisão favorável ao Presidente da Câmara Lira. Coincidência?
Foi enviado ao STF dia 04.07.2023. Estranho?
Tarcísio….. traidor!!!
Tarcisio é o NOVO João Agripino Dória???!!!
Vera Magalhães AINDA esta da TV Cultura…
Tarcisio….estamos de OLHO viu…Depois que a PTralhada for pra cima de vocês…COMO FORAM PRA CIMA DE MORO e DALAGNOL…VAI FICAR SOZINHO VIU!! SÓ!!
Como Moro e Dalagnol…. TUCANALHAS NÃO PASSAM MAIS…quem cair no conto dos TUCANALHAS… VAI PERDER!
Senhor Governador: Porque a Vera Magalhães continua na TV Cultura. se fosse uma pessoa de direita já estaria no olho da rua.
Tarcísio é apenas um funcionário público eficiente, o que já é raridade. E é bom gestor. FIM. Não é nem nunca será político.
Está certo.
Fogo no parquinho. Eu acho que o Tarcísio negociou o apoio em troca da privatização do porto de Santos, só acho.
PARABÉNS SALES!!! Para mim o Tarcísio já era.
Você está certo.
Reforma Tributária do PT vai quebrar as empresas e os cidadãos – pessoas físicas. Um lixo que avança vorazmente no dinheiro dos cidadãos. Os deputados e senadores que votarem a favor estarão contra a nação. É preciso uma Reforma Tributária, mas decente, e não com interesses esquerdosos e contra cidadãos. Tarcísio não poderia ter opinião favorável a esse desastre que a esquerdalha quer empurrar goela abaixo dos brasileiros.
Tarcísio Gomes de Freitas é o governador do Estado de São Paulo. Estado líder inconteste, em todos aspectos e interfaces, da federação que constitui a República brasileira.
Também tem postura e exímia experiência em questões de Estado, além de ser e ter respeito.
A reforma tributária, aliás muito necessária, é questão de estado. Já mi-mi-mi, neste contexto nem chega a ser questionado como questão de governo, mas sim intriga e despeito.
Concordo plenamente com o Deputado . Não entendi essa do governador Tarcísio. Entrou pra conversar com Haddad e saiu dizendo que aprova esta reforma esdrúxula em 95%. Espero q ele não decepcione os paulistanos.