A Revista Oeste voltou a ser vítima de uma notícia falsa. Desta vez, o responsável pela disseminação do boato é uma instituição pública de ensino superior. Produzido pelo Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o relatório tem como título “A guerra das plataformas contra o PL 2630”.
O documento cita Oeste no capítulo intitulado “Google indica fontes hiperpartidárias na primeira página de busca”. O teor do estudo foi vazado na segunda-feira 1º, pelo jornal Folha de S.Paulo, que pertence ao Grupo UOL — defensor da aprovação do Projeto de Lei (PL) da Censura. Nesta terça-feira, 2, o estudo serviu como base para o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, acionar a Polícia Federal contra as empresas Google e Meta.
“Em meio às recomendações de fontes da mídia de legado e sites oficiais, o Google também tem redirecionado usuários para sites nocivos e hiperpartidários na primeira página dos resultados de busca”, afirma um trecho do estudo, que, sem base alguma, acusa Oeste de “fonte considerada bolsonarista e acusada de disseminar desinformação”. Nesse trecho, o estudo mostra uma fake news publicada pelo site Congresso em Foco, também parceiro do UOL. Datado de 28 de abril de 2021, o texto do Congresso em Foco critica a vitória de Oeste na Justiça contra a agência de checagem Aos Fatos.
O trabalho de SEO da Revista Oeste
No mesmo capítulo, o estudo — que não é assinado — acusa o Google de exibir com destaque um conteúdo publicado em revistaoeste.com. “O colunista Flávio Morgenstern [articulista e editor de vídeo de Oeste], influenciador de direita e ex-funcionário da Brasil Paralelo, divulga o Placar do PL 2630, também elaborado pelo Boletim da Liberdade”, diz um trecho do material. O conteúdo citado pela universidade foi publicado em 24 de abril.
Diferentemente do que acusa a UFRJ, a boa colocação da reportagem de Oeste não se deve à preferência do Google, mas a um trabalho intenso do chamado “search engine optimization” — um conjunto de técnicas popularmente conhecido pela sigla SEO, que prioriza publicações que seguem determinadas regras de estrutura e que não têm nenhuma relação com o posicionamento ideológico de um texto sobre determinado assunto. O SEO beneficia qualquer publicação que siga essas regras.
ACUSE-OS DO QUE VOCE FAZ…o resto sabemos. Qualquer afirmação vinda da esquerda é, por princípio, mentira.
As universidades federais ao invés de ensinar o que precisam estão se tornando puxadinho de partido político. Pobre Brasil, triste mas verdade.
Sem falar dos estudantes que comparecem com roupas de sexo oposto, ostentando soutians sobre seus torax masculinos, quais veados ; meninas de sovaco cabeludo, se achando libertas..
Depois que os governos de esquerda aparelharam a UFRJ, ela é agora uma referência duvidosa. A credibilidade dos anos 70, 80 e 90 já não é mais a mesma. Os campus, todos pichados como se estivéssemos na cracolândia em São Paulo.
Daqui a pouco, irá parecer uma Cuba.
Perderam manés
Não amolem
Vão chorar 😭😭😭
Até quando
Chega de mimimi
Vamos todos chorar no futuro mané!
Umas das poucas coisas boas que saíram da UFRJ foi Flávio Gordon, o qual escreve na Revista Oeste. Um antro de maconheiros “progressistas” que passam o dobro do tempo para obter uma graduação de idiotas úteis.
UFRJ é outro anto de pseudos comunistas que ostentam as mesmas falácias de sempre e lavam o cérebro da maioria de seus estudantes. Tenho na família 2 cidadãos que foram idiotizados e embora vivam com todas as benesses e tecnologias continuam acreditando em Papai Noel, Duende e que o Ladrão imposto por uma fraude gigantesca no poder é o maior líder que o planeta Terra já conheceu em todos os tempos. Esperar o que dessa universidade ?
Esquerdista é analfabeto, não sabe o que é SEO. São como primatas.
Tem um indivíduo, claramente desprovido de capacidades mentais e intelectuais que escreveu baboseiras a respeito da Revista Oeste. Diz ele que a revista publica fakenews todos os dias. Queria ve-lo indicar quais são essas tantas reportagem que são falsas. Onde estão?
E UMA ANALOGIA A TAL LIBERDADE DE EXPRESSAO.MEU COMENTARIO DEVERIA SOFRER CENSURA.MAS A OESTE DEFENDE QUE EU POSTE ESSES ERROS.PRECISA SIM TER UM CONTROLE SOBRE AS POSTAGENS.
vc tem liberdade do opinar, embora seja bobagem.
Parecer encomendado(relatório, estudo), para criar situação sabemos para que, sugiro já estar com um de peso, na ponta da agulha, para não ser preso ou calado.
Marco Antônio, lamento sua cegueira em seu comentário, o pior cego é aquele que não quer ver.
Sim, somos a favor da liberdade, até da sua existência.
Mídia canalha.
será que esse pessoal da UFRJ andou fumando alguma coisa estragada. que desespero pela perda de relevância, alias UFRJ não é relevante em nada a não ser em festas raves com muita fumaça e pó, falta uma vassoura e exaustor
UFRJ tem que ser ignorada. Pura ideologia , simples assim.
É o fim do mundo se preocupar com esse tal de Laboratório de estudos de internet e mídias sociais da UFRJ. Não se deve perder tempo com isso.
Lutar contra o Despotismo e a Tirania é nossa história e parte da nossa identidade nacional, uma coisa que podemos ter um grande orgulho.
O segredo da Liberdade esta na educação das pessoas, por outro lado o segredo da tirania esta em manter o povo ignorante. Portanto a revista Oeste continua educando o povo sobre os perigos do Comunismo e as trapaças dos esquerdopatas petralhas que vivem de golpes fazendo uso do poder de polícia do governo.
MAS VCS SAO SIM
VCS POSTAM FAKE NEWS TODO DIA
ME LOGUEI PARA ACOMPANHAR AS MATERIAS DE VCS
TODAS COM TEOR BOLSONARISTA
VCS PERDERAM
MANES.KKKK
TEM QUE POSTAR ESSE COMENTARIO AFINAL VCS SAO CONTRA A CENSURA
ENTAO NAO PODEM CENSURAR MEU COMENTARIO
KKKKKKKKKKKKK
Vc tem o direito de escrever o que quiser.
Aqui não é a globolixo que censura tudo e todos que forem conservadores…
Os esquerdopatas sempre encontram um Bode Expiatório para fazer o proselitismo destinado a malferir o caráter de alguém.
Desta vez escolheram a revista Oeste. Agora que a proposta que visa circunscrever nossa liberdade de pensamento e expressão foi retirada de pauta, os ataques à revista se intensificarão.
Calúnia, difamação, dano moral, o que couber.
O despeito dos doutrinados é triste.