A nova composição da mesa diretora da Câmara Municipal de São Paulo foi eleita nesta quarta-feira, 1º. Os 55 vereadores desta legislatura (2025 – 2028) elegeram como presidente Ricardo Teixeira (União), com 49 votos.
Seu concorrente à presidência da Casa, o vereador Celso Giannazi (Psol), teve seis votos. Teixeira é aliado do ex-presidente da Câmara, Milton Leite, seu colega de partido. No mesmo dia, também foram eleitos o 1º vice-presidente, o 2º vice-presidente, o 1° secretário, o 2° secretário, o 1° suplente e o 2° suplente da Casa, bem como o corregedor-geral.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Estou muito feliz de chegar aqui, é uma honra estar com vocês”, disse Ricardo Teixeira. “Espero que neste ano, possamos conduzir essa Casa. É a Casa das diferenças, a Casa que representa a cidade de São Paulo”.
Teixeira ainda agradeceu pela indicação à presidência da Câmara Municipal da maior cidade do país. “Tenho certeza que vamos fazer um ano de mandato na presidência, representando, em primeiro lugar os vereadores, mas que representam toda a cidade de São Paulo.”
Para a 1ª vice-presidência da Câmara, foi eleito João Jorge (MDB). Já Isac Félix (PL) foi o escolhido para ocupar a cadeira de 2° vice-presidente. O cargo de 1° secretário ficou com Hélio Rodrigues (PT). Já o novo 2° secretário será Dr. Milton Ferreira (Pode).
A 1ª suplência da Mesa Diretora do Legislativo paulistano será de Edir Sales (PSD), enquanto a 2ª suplência ficou com Major Palumbo (PP). Por fim, foi eleito para corregedor-geral da Câmara Municipal de São Paulo o vereador Rubinho Nunes (União), com 43 votos favoráveis.
Quem é Ricardo Teixeira
Ricardo Teixeira está no sétimo mandato na Câmara Municipal de São Paulo. Engenheiro nascido em Santos (SP), o vereador assume a presidência da Casa pela primeira vez. Ao longo dos mais de 20 anos como parlamentar, apresentou cerca de 500 propostas de lei.
Leia mais:
Neste período, Teixeira também foi secretário municipal, com passagens pelas pastas de Subprefeituras, Verde e Meio Ambiente e de Mobilidade e Trânsito, onde implantou a Faixa Azul — corredor exclusivo para motos.
O mais novo presidente da Câmara Municipal de São Paulo tem entre suas principais funções manter a ordem dos trabalhos legislativos, dar publicidade aos atos da Casa e zelar pelo cumprimento do Regimento Interno.
Também é de competência do presidente da Casa anunciar e convocar as sessões plenárias e as reuniões da mesa diretora, dar posse aos vereadores e suplentes, além de exercer a chefia do Executivo municipal, em casos específicos previstos na lei.
Leia também: “O xadrez do Centrão”, reportagem de Wilson Lima publicada na Edição 06 da Revista Oeste