A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, 14, quatro requerimentos com convite ao ministro da Secom, Paulo Pimenta, para prestar esclarecimentos quanto à investigação aberta na Polícia Federal (PF) sobre as “fake news” relacionadas às fortes enchentes que atingem o Rio Grande do Sul (RS).
Inicialmente, os requerimentos, que são de autoria de parlamentares de oposição, pediam a convocação de Paulo Pimenta. Contudo, por acordo, a convocação foi convertida em convite. A ideia é que o ministro venha ao colegiado em 28 de maio.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Havia na pauta ainda quatro requerimentos com pedido de convocação do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, pois Paulo Pimenta pediu ao ministro que a PF apure a disseminação de notícias falsas. Contudo, os deputados devem se reunir na quarta-feira 15 com Lewandowski na sede da pasta para tratar do assunto.
Caso o encontro não seja “satisfatório”, a CCJ deve apreciar um convite ao ministro. Os parlamentares da oposição falam em “tentativa de censura e perseguição de prefeitos e opositores” por meio do inquérito de fake news.
+ Tragédia no RS: oposição quer convocar ministros de Lula por inquérito sobre fake news
Um dos autores dos requerimentos, o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) afirmou que Paulo Pimenta e Lewandowski abriram o inquérito na PF com o objetivo de “perseguir opositores que denunciaram na internet falhas e abusos do governo federal sobre a tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul”.
“As ações do governo Lula e os áudios vazados do censor Paulo Pimenta demonstram claramente o crime de abuso de autoridade e uma tentativa de censura do cidadão e de parlamentares”, disse. “Ambos devem vir imediatamente à CCJ justificar os absurdos ocorridos.”
O dejeto de jumenta é somente sensor com s, sensor de berda e mosta.
Retiraram o ministro da justiça porque nem ele sabe o que está fazendo lá. Quanto a Paulo Pimenta, não creio que ele sofra alguma sanção, tudo cai no colo do STF, e lá ele será protegido.
Para a Secom ,o que importa é a popularidade do borracho … O povo que se fo…a
Acho que a Câmara se e que tem alguém com coragem deve Convocar e pronto! Muita blá-blá-blá e pouco resultado.