Depois de deixar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) perdeu a relatoria do projeto de lei (PL) que anista os presos pelos atos de vandalismo que aconteceram em 8 de janeiro, contra os prédios dos Três Poderes em Brasília.
A Oeste, a equipe da parlamentar informou que o Psol tem uma política de revezamento para dar “oportunidade e visibilidade” a todos os deputados da legenda. Sâmia agora integra a cadeira de membro titular na Comissão de Educação, que é presidida pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
Segundo a equipe de Sâmia Bomfim, ao trocá-la de comissão, o partido sabia que ela perderia a relatoria da matéria. Contudo, que, apesar disso, eles já contavam com essa possibilidade, pois a nova presidente da CCJ é a deputada federal Caroline de Toni (PL-SC), opositora ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É prerrogativa do presidente da comissão manter ou redistribuir as relatorias dos projetos.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
O projeto em questão, PL 2858/2022, anistia os condenados por ilícitos cíveis eleitorais ou declarados inelegíveis a partir de outubro de 2022. Desde o ano passado, outros cinco projetos foram apensados na proposta, que está na CCJ.
Neste ano, a federação Psol-Rede vai ter uma nova composição na CCJ: com os deputados Chico Alencar (Psol-RJ), Célia Xakriabá (Psol-MG), Fernanda Melchionna (Psol-RS) e Túlio Gadelha (Rede-PE).
Pela CCJ passam os projetos protocolados na Casa. O colegiado tem o poder de barrar a tramitação de uma proposta se os deputados entenderem que ela é inconstitucional.
Há a previsão de que a vice-presidência do colegiado também fique com o PL, com a deputada federal Chris Tonietto (PL-RJ), porém, a escolha ainda não foi oficializada.
KKKKKKKKKKKKKK colocar a raposa para cuidar do galinheiro. É UM BOA PIADA.
Mulher ruim da porr* e covarde também. Mau caráter. O irmão morreu e ela não quer nem saber de punir os responsáveis. Se satisfez com a historinha de que os mandantes já executaram os assassinos por terem cometido um engano. Como ela e todo mundo já sabe que foram os traficantes que mataram o irmão dela, não tem como culpar Boslonaro. Agora, essa maldita, quer se empenhar em destruir a vida de gente que está sendo punida injustamente. Com penas absurdas, com imputação de crimes inexistentes. É ou não é uma maldita desgraçada um sujeita dessas? Burro foi que teve pena desse lixo humano, dessa maldita.
Com certeza essa Esquerdopata achou ótimo tirar o dela da reta, mas os Patriotas do Estado dela não podem esquece-la nas próximas eleições para não se reeleger novamente. PT, PSOL e Puxadinhos de Esquerda nunca mais!
Bom fim!
Até que enfim.